Neste acervo, você encontra diversos recortes de publicações da coluna “Você Sabia?”, do jornal A Gazeta e que eram escritos pelo professor e escritor Júlio Uchôa, que trazia informações e curiosidades da cidade de Manaus.

Poetisa Matilde Areosa escreve belo soneto

A Poetisa Matilde Areosa, esposa de Antônio Duarte de Matos Areosa, gravou na lápide de sua filha, acometida por febre amarela, um soneto. Tal homenagem mostra a imensa dor da perda.
Visualizar

Leis que Contribuíram para a Libertação Gradual dos Escravos

Foi, portanto a Província do Amazonas, uma das primeiras unidades políticas do Império a votar fundos nas suas Leis de orçamento, para emancipação dos escravos pela liberdade do ventre.
Visualizar

Sociedade Emancipadora Amazonense Realizou Diversos Festivais

A Sociedade Emancipadora Amazonense em 1870, seu ano de fundação e instalação, entregou cartas de libertação a escravos no Paço da Câmara Municipal de Manaus.
Visualizar

Polícia Militar Atacada em Seu Próprio Quartel

O 27º B.C ocupou a Sede do Governo fazendo com que Turiano Meira fugisse. Ao retornar, renunciou definitivamente às suas funções. Caindo a oligarquia Rego Monteiro, assume Ribeiro Júnior.
Visualizar

Festa de Fundação da Sociedade Emancipadora Amazonense

A festa se deu no Teatro Fenix. Após a sessão de Instalação, foram lidas quatro cartas de alforria em favor das meninas escravas Maria, Tomazia, Benedita e Florinda.
Visualizar

Empenho da Sociedade Emancipadora em Acabar com a Escravidão

Em 1840 foram computados, na Comarca do Alto Amazonas, 940 escravos; em 1850, 750; em 1860, 1.026, em 1869, 581 e em 1881, 1.716 escravos.
Visualizar

1ª Tentativa de Construção da Estrada de Ferro Manaus Boa Vista

Se no prazo de dois anos a partir da data de concessão, a Sociedade não tivesse dado início aos trabalhos, reserva-se-ia o governo o direito de anular a citada concessão.
Visualizar

A Libertação dos Escravos na Província do Amazonas

J.B. de Faria e Sousa, escreveu em sua monografia intitulada: Ao Amazonas cabe a glória dos primeiros movimentos abolicionistas.
Visualizar

Como se Consumou a Evasão de Sementes de Seringueira

Raul de Azevedo, sob pena de ser castigado por desobediência, teve de ceder e dois meses depois as sementes já seguiam em barricas, despachadas pela recebedoria.
Visualizar

Cinquentenário do Teatro Amazonas

Agnello Bittencourt escreve sobre a versão dada pelo Representante Consular Italiano, Giulio Roberti de que os quadros do Teatro Amazonas não são de De Angelis e sim do professor Capranesi.
Visualizar

Marco Inicial da Construção da Estrada Lábrea a Humaitá

A picada atingiu os campos de Pussiari e prosseguiu alcançando rios e igarapés, vencendo a expedição as dificuldades naturais e perigosas que acompanham empreendimentos chegando a Humaitá.
Visualizar

Governador Silvério Nery Extingue Secretarias

Governador Silvério Nery Extingue Secretarias. Após estudo, chegou a conclusão de que uma só secretaria poderia exercer o serviço público.
Visualizar

Inauguração do Liceu Provincial em setembro de 1886

O Liceu Provincial, construído na antiga Praça 28 de Setembro, atual Praça Heliodoro Balbi, foi inaugurado a 5 de setembro de 1886.
Visualizar

Primeira Constituição Política do Estado do Amazonas

Eduardo Gonçalves Ribeiro, como substituto de Augusto Ximeno de Villeroy, decretou a primeira Constituição Política do Estado do Amazonas a 13 de março de 1891.
Visualizar

Rua Municipal passa a ser Avenida 7 de Setembro

A Lei Municipal n. 21 de 7 de setembro de 1922 deu a rua Municipal, atual avenida 7 de setembro, sua denominação.
Visualizar

Fábrica de Cerveja de Manaus ou Cervejaria Amazonense

A autorização de sua montagem foi feita pela Lei n. 595 de 6 de setembro de 1909. Em 1905 foi instalada a Fábrica de Gelo Cristal. A fábrica tem vista para a Baía do Rio Negro.
Visualizar

Soneto de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha

O Soneto em homenagem a Maria Bárbara, que foi assassinada por um indivíduo. A tragédia aconteceu no Caminho da Fonte do Marco, próximo da cidade de Belém.
Visualizar

Tese Sobre as Enchentes do Rio Amazonas

Depois de afirmar que o imenso volume de água tem origem nas chuvas e no degelo das cordilheiras, que atravessam o continente do norte ao sul, degele este que se inicia no equinócio.
Visualizar

Lançamento da Pedra Fundamental do Liceu Provincial

Benta a pedra fundamental pelo vigário geral padre Raimundo Amâncio de Miranda, lida a Ata pelo dr. Manoel Francisco Machado, último presidente da Província do Amazonas.
Visualizar

A Enchente do Rio Amazonas e Seus Afluentes

A marcha da enchente, ou vazante é, em média de 10 milhas em 24 horas. No porto de Manaus a subida das águas, de novembro a março, é devido ao represamento do Rio Negro pelo Amazonas.
Visualizar

Curiosidades Sobre a Construção do Hotel Amazonas

A colocação da pedra fundamental em 28 de abril de 1947, marca a construção do Hotel Amazonas que seria inaugurado em 7 de abril de 1951.
Visualizar

Relato Sobre a Gripe Espanhola

A 24 de outubro de 1918, foram diagnosticados os primeiros casos de Gripe Espanhola no Amazonas. 15 Praças da Força Política do Estado foram internados na Santa Casa de Misericórdia.
Visualizar

Contagem de Escravos na Província do Amazonas

Segundo a Lei Rio Branco ou Lei do Ventre Livre, existiam no Amazonas em 7 de outubro de 1881, 175 escravos do sexo masculino e 160 do sexo feminino, perfazendo um total de 335 escravos.
Visualizar

Criação da Alfândega de Serpa em 1874

A Alfândega de Serpa foi criada em 25 de janeiro de 1874, sendo seu primeiro Inspetor João Antonio da Silva Egues. Sendo o mesmo substituído após seu falecimento.
Visualizar

Atualização da Divisão Regional do Brasil

A área do Brasil foi atualizada e passou de 8.516.037 a 8.513.844 de quilômetros quadrados, ou seja o Brasil encolheu em 2.193 quilômetros quadrados.
Visualizar

As primeiras Comarcas do Alto Amazonas

Em 1873 foi criada a Comarca do Rio Negro depois a de Itacoatiara (1876), Rio Madeira (1878), Lábrea (1883) e do Alto Solimões (1884).
Visualizar

Quanto foi gasto na Construção do Teatro Amazonas?

Segundo Agnello Bittencourt em seu trabalho sobre os Cinquenta anos do Teatro Amazonas diz que foram gastos mais de CR$ 10.000.000,00.
Visualizar

Cadeira de Primeiras letras da Vila de Manaus

Joaquim Pereira da Mota prestou juramento para desempenhar as referidas funções, como era de praxe na época.
Visualizar

Gastos do Tesouro Público no Amazonas

Estão entre os 10 maiores gastos do Estado, o Teatro Amazonas, Palácio do Governo, Penitenciária, Palácio da Justiça Reservatório de água, Chefatura de Segurança, Ginásio Amazonense, etc.
Visualizar

Inauguração do Moinho Municipal de Manaus

O Moinho Municipal foi montado num barração de madeira, coberto de telha de zinco, no sítio Aracati, na Colônia Campos Sales, para auxiliar os agricultores ali estabelecidos.
Visualizar

Primeira Exportação da Borracha do Vale Amazônico

As estatísticas oficiais informam que a primeira exportação de borracha do Vale Amazônico, ocorreu em 1827, pela Província do Grão Pará, com uma pequena quantidade 31.365 kg.
Visualizar

Criação da Universidade de Manaus em 1909

Até a Criação da Universidade de Manaus em 1909, a Universidade passou por diversas denominações como Universidade de Manaus.
Visualizar

Superintendente Municipal de Manaus Agnello Bittencourt

Sólon Barbosa de Lucena, foi governador da Paraíba - 1920 a 1924 - foi o único que atendeu aos pedidos de ajuda as vítimas das cheias em 1921. Seu falecimento ocorreu em 5 de abril de 1926.
Visualizar

Curiosidades sobre o Relógio Municipal

O Relógio Municipal de Manaus tem na parte externa, em letras vermelhas, uma divisa ressaltando o valor e o bom emprego do tempo pelos homens.
Visualizar

Construção do jardim da Praça da Constituição

A Praça seria construída numa área de 6.600 quilômetros quadrados, com um pavilhão de ferro erguido sobre alvenaria de pedra. Sua inauguração foi em 23 de julho de 1907.
Visualizar

A Santa Casa de Misericórdia Tem Nova Entrada

A Santa Casa de Misericórdia Tem Nova Entrada. Efigenio de Sales, mudou a entrada da que ficava na rua José Clemente, para a rua 10 de Julho.
Visualizar

Canhoneira Norte-americana Wilmington aporta em Manaus

A subida da canhoneira norte-americana "Wilmington" no rio Amazonas, sem licença prévia, causou um tumulto e um grupo de anônimos atacaram o Consulado Americano na avenida Eduardo Ribeiro.
Visualizar

Local da Sede da Superintendência da Defesa da Borracha

Em publicação ao Diário Oficial de 6 de maio de 1913, que fariam parte seu quadro pessoal, os engenheiros civis e de minas e auxiliares técnicos.
Visualizar

Incêndio e Naufrágio do Navio a Vapor “Pais de Carvalho”

Conta um jornal da época que o Presidente Efigênio Sales visitou a viúva do senhor Alfredo Tapajós, que se achava em estado lamentável, pois perdeu o marido e quatro filhos no incêndio.
Visualizar

Álvaro Botelho Maia Nomeado Professor Catedrático

Para a vaga de professor catedrático de Instrução Moral e Cívica no Ginásio Amazonense Pedro II, foi nomeado Álvaro Botelho Maia.
Visualizar

Academia Amazonense de Letras recebe em definitivo seu prédio

Situado no flanco esquerdo do Instituto Benjamin Constant à Praça Antonio Bittencourt, canto da rua Tapajós.
Visualizar

Os Hotéis de Manaus em 1898

Alguns nomes dos hotéis que haviam em Manaus por volta de 1898. Internacional e do Porto, Duas Nações, Cassino, do Comércio, Familiar e de França, Cercle, Central, Cova da Onça entre outros.
Visualizar

Após Morte de Eduardo Ribeiro, Repórter Anota Nomes

Estiveram na Chácara do Pensador, após a informação sobre sua morte. Entre eles: Afonso de Carvalho, Raul Azevedo, coronel Leonardo Malcher, doutor Plácido Serrano entre outros.
Visualizar

Foi Construído em 1937 o Aviaquário Municipal

Na Administração do prefeito Antonio Botelho Maia, foi construído o Aviaquário Municipal, que na época foi destinado a coleta, classificação e manutenção de espécies amazônicas.
Visualizar

Voo Experimental do Hidroplano nº 41

Em 28 de fevereiro de 1913 o Jornal A Gazeta da Tarde, mostra a conquista da engenharia sobre a estabilidade transversal do aeroplano.
Visualizar

Primeiro Vigário Geral da Comarca do Rio Negro

O Padre dr. José Monteiro de Noronha, é autor do famoso Roteiro da Viagem da Cidade do Pará, até as últimas colônias do sertão da Província. Tal obra foi escrita na Vila de Barcelos em 1760.
Visualizar

Álvaro Maia Criou a Diretoria Regional da Defesa Passiva Anti-Aérea

A Nova Diretoria exerceria as atribuições em coordenação com o Serviço Nacional de Defesa Passiva Anti-Aérea com sede na capital da República.
Visualizar

Inauguração dos Jardins da Igreja Matriz

Reunidos no Pavilhão Ocidental, uma grande quantidade de pessoas estiveram na Inauguração dos Jardins da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Visualizar

O Cinematógrafo em Manaus foi a Sensação da Cidade

O público que compareceu ao Teatro Amazonas viu a sensação da cidade, o cinematógrafo da empresa E. Hervet. Ao término da passagem de uma fita o público ovacionava.
Visualizar

Escudo de Armas do Estado do Amazonas

O Escudo de Armas do Estado do Amazonas foi instituído pelo decreto n. 204, de 21 de novembro de 1897. De conformidade com o desenho citado.
Visualizar

Laudo Cadavérico de Eduardo Ribeiro

"Circunstâncias um tanto misteriosas" assim foi mostrado o levantamento cadavérico realizado no corpo de Eduardo Gonçalves Ribeiro no dia de sua morte, em 14 de outubro de 1900.
Visualizar

Lançamento da Pedra Fundamental do Hotel Amazonas

O majestoso edifício consumiu na sua estrutura, o seguinte material: 650 toneladas de cimento, 120 toneladas de ferro, 450 mil palmos de madeira, 3.500 quilos de pregos e demais materiais.
Visualizar

Criação do Colégio Estadual Amazonense

O Colégio Estadual Amazonense recebeu a atual nomenclatura em 19 de abril de 1943 por ordem ao Decreto Lei Federal, 4.244 de 9 de abril de 1942.
Visualizar

Governo Paraense Dividiu a Província em Três Comarcas

Nesta época foram alterados os nomes de Lugar da Barra para Manaus, Ega para Tefé e Maués para Luséia. Para isto foi usado o Código de Processo Criminal.
Visualizar

Médico Baiano Chefiou a Primeira Missão em Terras Brasileiras

Alexandre Rodrigues Ferreira, conseguiu recolher material de inestimável valor, dados interessantes inéditos sobre antropologista, zoologia, botânica, geologia e etnografia.
Visualizar

Extinção do Museu Botânico do Amazonas

O Museu Botânico do Amazonas, fundado a 18 de junho de 1888, foi dirigido pelo notável cientista naturalista, engenheiro e botânico, João Barbosa Rodrigues.
Visualizar

Primeira Companhia Dramática Nacional no Teatro Amazonas

A primeira Companhia Dramática Nacional a trabalhar no Teatro Amazonas, em 1899, foi a do ator Braga Dias junto com a atriz Adelaide Coutinho, com magnífico repertório.
Visualizar

Jornal do Commércio foi incorporado ao Diários Associados

Fundado pelo dr. Rocha dos Santos em 02 de janeiro de 1904, o Jornal do Commércio, foi incorporado aos Diários Associados em 1943.
Visualizar

Álvaro Maia Recitou no Teatro Amazonas Canção Fé e Esperança

Álvaro Maia recitou, no ano de 1923, em comemoração a Centenária adesão do Amazonas à Independência sua famosa Canção de Fé e Esperança.
Visualizar

Manaus Caiu em Poder dos Cabanos

Os cabanos invadiram a cidade de Manaus em 6 de março de 1836, permanecendo até 31 de agosto. Seus lideres foram Apolinário Maparajuba e Bernardo de Sena.
Visualizar

A Primeira Constituição do Amazonas decretada em 1891

A Primeira Carta Política do Estado foi decretada a 13 de março de 1891 por Eduardo Gonçalves Ribeiro.
Visualizar

Surto de Febre Amarela no Amazonas em 1856

Em 1856, ocorreu um surto de febre amarela, transmitida por uma espécie de mosquito, em todo o Amazonas, atacando cerca de 70% da população.
Visualizar

Primeiras Exumações no Cemitério de São João Batista

Em novembro de 1903, 12 anos após sua inauguração, ocorreram as primeiras exumações no cemitério Municipal de São João Batista.
Visualizar

A Formação Territorial do Amazonas começou com Pedro Teixeira

A formação territorial do Amazonas começou depois da grande penetração do intrépido bandeirante Pedro Teixeira, ligando Belém a Quito.
Visualizar

O 1º Batalhão de Infantaria do Amazonas na Guerra de Canudos

Com o efetivo de 219 praças e 24 oficiais, retornaram a Manaus, após brilhante atuação, contra os fanáticos de Antônio Conselheiro.
Visualizar

O Primeiro Governador do Amazonas: Augusto Ximeno de Vileroy

Em 2 de novembro de 1890 Vileroy passa o cargo para o também tenente e engenheiro Eduardo Gonçalves Ribeiro, seu oficial de gabinete e diretor das Obras Públicas.
Visualizar

Município de Carauari já se chamou Xibauá

Foi na administração do governador Jonathas Pedrosa em 1913, que o município de Xibauá recebeu o nome de Carauari e também foi por ele autorizado a realização da demarcação dos limites.
Visualizar

Codajás e Coari Foram Elevadas a Categoria de Vilas

A lei nº 287, de 1 de maio de 1874, no governo de Domingos Monteiro Peixoto, elevou as freguesias de Codajás e Coari à categoria de vilas com as mesmas denominações.
Visualizar

Chefe Índio Ajuricaba Aprisionado pelos Portugueses em 1927

O chefe indígena Ajuricaba ou Aiuricáua, após ser aprisionado pelos portugueses, se atira acorrentado nas águas do rio Negro para fugir da prisão.
Visualizar

Padre Samuel Fritz o Apóstolo do Amazonas

Foi atribuído ao Padre Samuel Fritz, como o Apóstolo do Amazonas. Fritz foi superior das Missões de Maynas e dedicou 40 anos dos 71 de vida, dedicados as missões amazônicas.
Visualizar

Gratificação pela Captura da Escrava Angelina

Nuno Alves Pereira de Melo Cardoso, [...] prometia gratificar a quem capturasse sua escrava Angelina, de 25 anos presumíveis, que fugira, em estado de gravidez bem adiantado.
Visualizar

Amazonas Mandou 1500 Soldados à Guerra do Paraguai

Retornaram a Manaus em 25 de julho de 1870, 55 sobreviventes dos 1500 soldados amazonenses que foram enviados para a Guerra do Paraguai.
Visualizar

Vila Bela da Imperatriz é elevada a Categoria de Cidade

A antiga Vila Bela da Imperatriz, passou a se chamar Cidade de Parintins, na administração do Presidente da Província Sátyro de Oliveira Dias, em 30 de outubro de 1880.
Visualizar

Criação do Diário Oficial do Amazonas

Segundo o decreto nº 1, de 31 de agosto de 1892, foi criado a Imprensa Oficial, que recebeu o nome de Diário Oficial do Estado do Amazonas.
Visualizar

Imigração Japonesa no Amazonas

No Diário Oficial de 12 de março de 1927 foi publicado o contrato de opção para a introdução dos Imigrantes Japoneses no Amazonas.
Visualizar

Manaus foi Intensamente Bombardeada por Forças Federais

No governo de Antonio Clemente Ribeiro Bittencourt, a cidade de Manaus foi duramente bombardeada em 8 de outubro de 1910, por forças federais.
Visualizar

Palácio Rio Negro foi Comprado pelo Governador Pedro Bacellar

O Palácio Rio Negro, antiga residência de Waldemar Scholz, considerado o "barão da borracha", foi adquirido pelo governador Pedro de Alcântara Bacelar, por Cr$ 200.000,00.
Visualizar

“CINCO DE SETEMBRO” o Primeiro Jornal a Circular no Amazonas

O Cinco de Setembro foi o primeiro jornal impresso a circular em terras amazonenses. Criado em 3 de maio de 1851, logo após a Criação da Província, mudou de nome para Estrella do Amazonas.
Visualizar

Tenreiro Aranha foi o 1º Presidente da Província do Amazonas

Seu governo foi de 1 de janeiro de 1852 e a 27 de junho do mesmo ano.
Visualizar

Último Presidente da Província do Amazonas

O Barão do Solimões, Manoel Francisco Machado, que foi o Último Presidente da Província do Amazonas foi considerado um erudita.
Visualizar