Acervo composto de recortes da coluna Instantâneos Políticos do jornal A Gazeta e que continha informações sobre os acontecimentos políticos da cidade de Manaus de forma prática e dinâmica.

Dr. José Mendes conquistará apoio em Manaus

Veio do município de Itacoatiara, com uma votação notável e excelente orador, chegou a capital para continuar seu trabalho.
Visualizar

Pessôa Montenegro Declara que Gostaria de Deixar a Política

Diz o velho parlamentar, os meus adversários gostam de dizer que meu prestígio já acabou, daí porque estou decidido a disputar 1962, para receber o quinto diploma de Deputado Estadual.
Visualizar

Vereador João Braga responderá Rodolfo Vale

O Líder Rodolfo Vale verberando a ausência da bancada majoritária na sala de reuniões, foi indelicado com a mesma, ferindo frontalmente o Regimento da Casa.
Visualizar

Oposição Não Lança Candidato à Prefeitura de Boca do Acre

Acredita o Deputado Renato de Sousa Pinto, do Partido Trabalhista Brasileiro, que a vitória trabalhista na próxima eleição liquidará de vez os seus reduzidos adversários.
Visualizar

José Mendes Um dos Melhores Representantes do Povo

Todos os dias nas repartições públicas e em outros setores, cuida, cuida de assuntos ligados a Velha Serpa, ao mesmo tempo que se destaca na Assembleia Legislativa em defesa do povo.
Visualizar

Assis Peixoto Recebe Prefeitos do Interior no Palácio Rio Negro

No Palácio Rio Negro, as segundas, quartas e sextas feiras, o Dr. Assis Peixoto, assessor de assuntos municipais, recebe deputados, prefeitos, vereadores, líderes do interior.
Visualizar

Oséas Martins Mantém Contato com os Principais Líderes do Interior

Presentemente cuida da organização dos trabalhos que apresentará ao próximo Congresso Municipalista que será realizado em dezembro de 1959.
Visualizar

Arthur Virgílio Filho Vem Para Participar de Campanha Municipal

Acompanhado de seus correligionários, o Deputado Arthur Virgílio Filho viajará pelo interior do Amazonas para participar das campanhas municipais e estaduais.
Visualizar

Mandato Eletivo, Um Galho Para Ganhar Dinheiro Sem Dificuldade

O negócio é receber o título de vereador, por exemplo, passar quatro anos de sombra e água fresca e no fim do mandato usar qualquer processo para assegurar mais quatro anos.
Visualizar

Arlindo Porto visita interior do Amazonas

Renato Sousa Pinto assumirá a liderança da maioria após viagem de Arlindo Porto ao interior do Amazonas e em outros Estados.
Visualizar

Flagrante Inconstitucionalidade: 10 Mil Cruzeiros a Deputados

A Constituição é clara: os deputados receberão ajuda de custo, na abertura de cada sessão legislativa, e subsídios divididos em duas partes, uma fixa e a outra variável.
Visualizar

Excesso de Otimismo Fez Danilo Corrêa Perder as Eleições

Imaginava possuir dezenas de candidatos e o certo é que esses candidatos só quiseram as ordens para fotografia. Na verdade, ganhou o Amazonas e a sua representação no Palácio Tiradentes.
Visualizar

Jornais Noticiam Atividades de Gilberto Mestrinho no Rio

Os jornais estão divulgando as notícias das atividades do governador Gilberto Mestrinho, no Rio de Janeiro. Sucesso integral par a alegria dos brasileiros que vivem no Amazonas.
Visualizar

Haverá eleição nos novos municípios?

Questiona-se se haverá a realização de eleições nos novos municípios criados no Amazonas. Os candidatos estão aguardando uma decisão do TRE.
Visualizar

Desentendimentos entre prefeitos

O próprio titular da Comuna, falou ao Jornal que mantém as melhores relações com o senhor Ismael Benigno.
Visualizar

Gilberto Mestrinho nos Jornais do Distrito Federal

Os jornalistas seguirão seus passos e farão de tudo para ouvir sua opinião sobre a atualidade brasileira.
Visualizar

Deputado Anfremon Monteiro Assume a Assembleia

O líder trabalhista de Humaitá, Anfremon Monteiro assumiu a presidência da Assembleia por motivo de viagem do governador Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Prefeitos prestam homenagem no Palácio Rio Negro

Os prefeitos do interior do Estado, não trabalhistas, prestaram sua homenagem aos dois ilustres homens públicos, Josué Cláudio de Sousa e ao professor Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Candidatura do Marechal Teixeira Lott

Jornal do Brasil sobre a reunião que assegurou o apoio de líderes da política brasileira a candidatura do marechal Lott, foi lembrada em primeiro lugar pelo vice-presidente João Goulart.
Visualizar

Políticos Defendem Candidatura de Marechal Teixeira Lott

Continua a reportagem sobre os aspectos do Marechal Teixeira Lott apresentados pelo Jornal do Brasil.
Visualizar

Ministro da Guerra Marechal Teixeira Lott

Trata-se da opinião de um orgão da imprensa carioca simpatizante da candidatura do senhor Jânio Quadros, mas que não faz parte dos que só encontram méritos na banca de música da UDN.
Visualizar

Nome de Arthur Virgílio é o mais comentado no Rio de Janeiro

Na Câmara dos Deputados, além do Deputado Arthur Virgílio Filho, fazem parte os senhores Almino Afonso, João Veiga e Adalberto Vale.
Visualizar

Renato Sousa Pinto Tem Amigo Sincero na Política

Renato Sousa Pinto considera um amigo o deputado José Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa, de quem recebe aulas de habilidade política.
Visualizar

PTB teve 6 Prefeitos Eleitos no Interior

No Baixo Amazonas, as Prefeituras Municipais foram entregues a cidadãos pertencentes ao Partido Trabalhista Brasileiro.
Visualizar

A União dos Trabalhistas do Careiro

Já indicaram candidatos à Prefeitura e a Câmara de Vereadores do Careiro. A campanha está iniciada e marcha vitoriosamente.
Visualizar

Oposição na Assembleia não Contribui na Solução dos Problemas

"Trabalham em comum acordo os srs. Arlindo Porto e Sergio Pessoa Neto, salientando-se que o líder da maioria contra com o apoio do sr. Pessoa Neto."
Visualizar

Deputado José Cláudio de Souza Assume o Governo do Estado

Josué Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia, assumirá o governo do Estado do Amazonas durante a viagem do governador Gilberto Mestrinho, ao Rio de Janeiro e Estados Unidos.
Visualizar

Renovação da Diretoria do UDN

Vestiu roupa nova, arrancada do velho guarda roupa dos bons tempos e se apresentou ao público. Passou o seu tempo e não voltará mais.
Visualizar

Oposição com Esperança nas Eleições Suplementares

A Oposição com Esperança nas Eleições Suplementares, mas está sem rumo, mas, pretende viver um pouquinho mais nas eleições suplementares.
Visualizar

Deputado Simão Abinader Ingressa no PST

Perdeu com a atitude do senhor Simão Abinader a secção estadual da União Democrática Nacional, que só viverá mesmo nas conversas de canto de rua e na imaginação de inconformados.
Visualizar

Deputado Josué o Conselheiro dos Jovens Trabalhistas

Um bom conselheiro, ninguém duvida, pois Josué iniciou bem moço sua atividade política e continua vitorioso, quando os primeiros cabelos brancos começam a aparecer.
Visualizar

Prefeito Loris Cordovil não Disputará as Eleições

Prefeito Loris Cordovil não Disputará as Eleições. Mas participará ativamente da campanha eleitoral em Manaus, recomendando nomes para as vagas de vereadores.
Visualizar

Simão Abinader Ingressará no Partido Rural Trabalhista

Simão Abinader deixou a UDN e deverá ingressar no Partido Rural Trabalhista. "O deputado mais votado da 'eterna' tem razões para abandonar a agremiação."
Visualizar

Deputado Josué Cláudio de Sousa Busca Crescimento no Partido

Deputado Josué Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, está em atividade política no objetivo do crescimento do Partido Trabalhista.
Visualizar

Prefeito de Humaitá está Certo da Vitória de José Lôbo

Figuras expressivas que formaram oposição na última eleição, estão solidárias ao programa do governador do Amazonas Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Senadores Vem a Sessão Solene ao Senador Cunha Melo

Senadores de diversos partidos estão em Manaus e assistirão a Sessão Solene da Assembleia Legislativa, para a entrega do Título de Cidadão Benemérito do Amazonas.
Visualizar

Senador Cunha Melo Recebe Homenagens por sua Dedicação

Brasileiro ilustre, eficiente e brilhante no cumprimento de seu mandato, é o advogado sempre presente as questões que dizem respeito ao nosso Estado.
Visualizar

Isaac Sabbá Apoia Campanha de Orlando Marinho

Para incentivar o movimento pró eleição do sr. Orlando Marinho, o deputado Isaac Sabbá, nos próximos dias, viajará rumo ao município de Tefé.
Visualizar

Nova Olinda Receberá 500 Dose de Vacina Contra Varíola

Segundo informou o Deputado Tércio da Silva, do Partido Social Trabalhista-PST, Nova Olinda Receberá 500 Dose de Vacina Contra Varíola.
Visualizar

Enfática Atuação dos Representantes do Amazonas no Congresso

Sobre a atuação dos representantes do Amazonas no Congresso Nacional, as notícias são que estão seguindo as orientações do governador Mestrinho.
Visualizar

Políticos Dividem Opiniões Sobre Eleições nos Novos Municípios

As eleições nos municípios criados em dezembro de 1955, só poderá ocorrer quando o Tribunal Regional Eleitoral esclarecer as dúvidas.
Visualizar

Possível Vitória de Orlando Marinho a Prefeitura de Tefé

Dificilmente a oposição lançará candidato, isto porque reconhece a força eleitoral da coligação PTB-PST.
Visualizar

Suplente de Deputado não Deveria Receber Subsídios

O titular, licenciado, tem direito a parte fixa do subsídio, ninguem pode negar, mas o suplente convocado pedir licença é o cúmulo dos cúmulos.
Visualizar

PSD de Manaus Tem Dificuldade para Formar Chapa de Vereadores

Na esperança de alguma sobra do dinheiro dos passarinhos, estão os eternos candidatos de 50 e 60 votos que ficam em torno do Deputado Pereira da Silva.
Visualizar

Primeiro Contato Será Através de Uma Carta à jânio Quadros

Tão logo receba a resposta do deputado, o senhor Magalhães Pinto convocará o Diretório Nacional de seu partido, para discutir problemas de candidatura.
Visualizar

Cidades do Baixo Amazonas Perdem Sua Expressividade Política

As Cidades do Baixo Amazonas Perdem Sua Expressividade Política. Desapareceram no cenário político a UDN e o PDC, sobrevivem o PSD e o PSP.
Visualizar

Não Haverá Alistamento Eleitoral no Amazonas

As eleições municipais serão realizadas com os eleitores do ano passado, isto é, com os mesmos eleitores que votaram em Gilberto Mestrinho para governador do Amazonas.
Visualizar

Mestrinho Vai Inspecionar Obras no Interior do Estado

A Viagem programada do governador Gilberto Mestrinho, ao interior foi marcada com intuito de conhecer as reivindicações das populações mais humildes de alguns municípios amazonenses.
Visualizar

Solidariedade do PTB ao Candidato Ferreira Lins

Quando da visita ilustre do dr. Plínio Coelho ao Rio Solimões, o Partido Trabalhista Brasileiro teve uma reestruturação em Fonte Boa.
Visualizar

A Posse do Novo Prefeito de Nova Olinda do Norte

Apesar das molecagens do Deputado Roberto Jansen, da UDN, que usou um alto falante e de seu atrevimento e falta de educação ao tentar atrapalhar a posse do novo prefeito de Nova Olinda.
Visualizar

PTB perderá a Eleição em Lábrea

Sobre a situação política em Lábrea, interior do Amazonas, para as eleições naquele município em 1959, ao que tudo indicava o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) perderia a eleição.
Visualizar

João Valério busca candidato à Prefeitura de Itacoatiara

Comenta-se que o senhor Almir Menezes ex gerente do BCA, é o nome mais em evidência na oposição para disputar a Prefeitura de Itacoatiara.
Visualizar

Plínio Coelho Iniciou a Construção do Novo Amazonas

Agora o seu sucessor, professor Gilberto Mestrinho, prossegue no mesmo ritmo, revelando-se um cidadão inteiramente dedicado aos problemas de sua terra e de seu povo.
Visualizar

PTB Escolhe seu Candidato a Prefeitura de Barcelos

O jovem candidato falou ao redator da coluna Instantâneos Políticos, que viajará para o município para ativar sua candidatura.
Visualizar

Bancada UDN na Assembleia está “doente”

A bancada da UDN na Assembleia se licenciou para tratar da saúde e os três deputados foram substituídos pelos seus suplentes. Miranda Leão, Antenor Machado e Menandro Tapajós.
Visualizar

Prefeito Samuel Araújo da Silva assumirá Nova Olinda do Norte

Que o senhor Samuel Araújo da Silva, realize uma administração vitoriosa é o desejo de todos.
Visualizar

Movimento Nacionalista Pró-Lott no Amazonas

O Movimento Nacionalista Pró-Lott no Amazonas visa levar o atual ministro da Guerra ao Palácio do Catete nas próximas eleições.
Visualizar

Antonio Augusto Sá Nogueira Preso em Fortaleza

Preso em Fortaleza, o chantagista, Antonio Augusto Sá Nogueira que se dizia ser deputado estadual e proprietário de um jornal que nunca existiu.
Visualizar

Governo moralizador de Plínio Coelho

Quatro meses e dias nos separam do pleito municipal de outubro. Na capital e no Interior os grêmios políticos arregimentam suas força numa tomada de posição.
Visualizar

Nega Maluca e Gonçalo Marreteiro são os Nomes da Chapa do PSD

Estes dois nomes estão assegurados na disputa pela vaga de vereador de Manaus pelo Partido Social Democrático.
Visualizar

Eleição de Manuel Lins à Prefeitura de Fonte Boa

A possível eleição de Manuel Lins à prefeitura do município de Fonte Boa, pelo PTB, está sendo bem recebido por seu seu irmão, o deputado Belarmino Lins.
Visualizar

Dorval Cruz o Novo Prefeito de Autazes

Esperamos que o novo prefeito saiba corresponder a confiança que foi depositada pelo governador do Amazonas.
Visualizar

Diretório do PST Será Instalado em Parintins

É mais uma força que se junta ao situacionista, para dar ao Amazonas e ao município de Parintins o progresso que merecem.
Visualizar

Política Itacoatiarense Perde Um dos Mais Influentes Líderes

O seu desaparecimento deixou profunda mágoa entre os correligionários e conterrâneos, entre os quais antes de ser considerado um líder, era um amigo dedicado.
Visualizar

Arlindo Porto e Renato Sousa Pinto Comandam na Assembleia

Arlindo Porto e Renato Sousa Pinto Comandam na Assembleia. Na oposição ainda não apareceu ninguém para compor a oposição.
Visualizar

Prefeito de Atalaia do Norte será Candidato em Benjamin Constant

Prefeito de Atalaia do Norte será Candidato em Benjamin Constant. O senhor Nelsonez Noronha já iniciou suas atividades.
Visualizar

PSD Apresentará Candidato a Prefeitura de Maués

Observadores credenciados, porém asseguram que é certo o sucesso de José Batista Michiles, nome respeitado para prefeitura da velha Mundurucânia.
Visualizar

Ney Rayol Presidente do PST é Candidato a Vereador em Manaus

Dizem os observadores que Ney Rayol, poderá concorrer ao cargo de Deputado Estadual e com grandes chances de vitória.
Visualizar

Gilberto Mestrinho Cumpre Amplo Programa de Trabalho

Mestrinho ainda não confirmou sua ida ao Rio de Janeiro. Continua à frente do Executivo e se for sair de Manaus, passará a chefia do Governo ao Deputado Josué Cláudio de Sousa.
Visualizar

Arlindo Porto Vai a Urucurituba Ajudar Seus Correligionários

Em visita ao município de Urucurituba, Arlindo Porto, levará apoio aos seus correligionários que participarão da eleição para prefeitura.
Visualizar

Movimento em Favor da Autonomia do Município de Manaus

Cresce o movimento em favor da autonomia do município de Manaus.
Visualizar

A atuação de Arlindo Porto

Mesmo sendo provocado Arlindo Porto não muda sua linha de conduta, permanecendo com serenidade no seu posto de líder da bancada trabalhista.
Visualizar

Pleito de Outubro Promete Animação com os Líderes

Os representantes do povo irão sair do Palácio Rui Barbosa rumo ao interior do Amazonas em busca da vitória nas urnas.
Visualizar

Autorização de Jânio Quadros para Legitimar Sua Candidatura

Jânio Quadros, que está em visita ao Japão, enviou telegrama ao sr. Quintanilha Ribeiro confirmando sua candidatura à presidente da República.
Visualizar

Arthur Virgílio Filho fez duras críticas a Ranieri Mazzili

O discurso do Deputado Federal Arthur Virgílio Filho, representante amazonense foi bem recebido entre os parlamentares de todos os partidos.
Visualizar

Núcleo Trabalhista na Ilha Afonso de Carvalho

O nome do município de Nhamundá deu-se pelo nome do rio que banha a cidade, o rio Nhamundá, que por sua vez foi originário da tribo dos índios Jamundás.
Visualizar

Diretório do PTB de Parintins é Reestruturado

Acaba de ser reestruturado, segundo comunicação recebida pelo redator da coluna, o Diretório do PTB de Parintins, que tem como presidente de honra o ex-deputado Sousa Filho.
Visualizar

Torcida do Nacional Presta Homenagem a Plínio Coelho

A grande torcida que compareceu ao Parque Amazonense para prestigiar o Nacional Futebol Clube, o mais querido, que venceu o Clube do Remo, prestou homenagem ao governador Plínio Coelho.
Visualizar

Djalma Passos e Raimundo Seixas Vão ao Município de Barreirinha

Acontece que esses partidos, PSD e UDN, em Barreirinha tradicionalmente lutam em campos opostos nas campanhas municipais.
Visualizar