Descubra os principais fatos acontecidos no ano de 1969

Inaugurações, lançamentos, aniversários de personalidades e de instituições, eventos esportivos e sociais, acontecimentos importantes e algumas frivolidades, tudo pontuado diariamente nas matérias jornalísticas e nas colunas sociais.

No projeto “Hoje em 1969”, o Instituto Durango Duarte (IDD) foi buscar nas folhas dos cinco principais jornais impressos de Manaus da época – A Crítica, O Jornal, Diário da Tarde, Jornal do Comércio e A Notícia –  o cotidiano dos manauaras do fim dos anos 1960.

Livro Hoje em 1969 - Os principais fatos acontecidos em 1969

PORQUE BAIXAR ESTE LIVRO?

Confira alguns fatos importantes da nossa história que ocorreram nesse ano

07 Fev - Sexta-Feira

Conselho de Segurança Nacional (CSN) cassa os mandatos e suspende por 10 anos os direitos políticos do senador Artur Virgílio Filho e do deputado federal José Bernardo Cabral, do Amazonas. (A Crítica, de 8 de fevereiro de 1969, capa)

21 Mai - Quarta- Feira

Um disco-voador de 15 metros de diâmetro sobrevoa os céus do Centro da cidade de Manaus, à noite. “Surgiu sobre o cine Gua- rani, deu duas piruetas, fez um volteio gracioso e desabalou na direção da avenida Getúlio Var- gas, desaparecendo no Alto de Nazaré”. As testemunhas oculares do fato foram alunos do curso de Administração e alguns professo- res, entre os quais Luís Humberto Rosas, Gonzaga e Feitosa Alencar. (A Crítica, de 23 de maio de 1969, capa)

18 Jan - Sábado

Inauguração da fábrica de meias de Manaus com a denominação Sociedade Industrial de Manaus (SIM), “que produzirá, inicialmente, 150 dúzias de meias, utilizando a mão de obra de 20 operários”. (Jornal do Comércio, de 19 de janeiro de 1969, p.8)