Lembrando ou relembrando para não esquecer!

Em 25 de fevereiro de 2019 às 10:39, por Amaury Veiga.

compartilhe

Lembrando ou relembrando. Na Idade do Gelo, + ou – nessa data, eu e o saudoso e querido Jorge Elias tomamos o 205 da Varig e nos mandamos para a Cidade Maravilhosa!

Tinha ganhado uma bolsa de pós graduação da COPPE, com complementação da Cappes, para mestrado e doutorado em Estruturas.

Levava uma carta de recomendação e pedido do Dr. Anderson Dutra, nosso reitor, para que me fosse garantida a vaga no ano seguinte, pois a Universidade tinha me contratado como Auxiliar de Ensino.

Claro, óbvio, evidente, que era Carnaval!

  • A Portela ainda ensaiava no Mourisco e as tangas estavam no auge! (O Jorge adorou a tanga do Gabeira- brincadeira!).
  • Pois bem, segue o andor, comu dicia o Jacaré, digo, Manoel Octávio, chegamos no Fundão e fomos recebidos pelo Prof. Lobo Carneiro! Ao ler a carta do reitor notei expressão de desagrado mas, chamou a secretária e disse para garantir minha vaga no ano seguinte. Conversamos sobre nossa terra, o Amazonas, e ele, gentilmente nos levou para conhecer o laboratório de ensaios. La estava um dos pesquisadores, um parente do Neto da Juta, o querido Acácio, chamado Yoshiaki Nagano ou coisa parecida, aparecida, comu dicia o Belchior!
  • O laboratório era todo fissuras! Nas peças que estavam sendo testadas, claro! E nós ficamos impressionados!
  • Após a visita o Prof. Lobo Carneiro dice: Olha, Amaury, a porcentagem dos alunos que não tira o mestrado após pedido de postergação do curso e de cerca 95%! Espero que voltes! O país precisa de professores!
  • Palavras proféticas! Não retornei!
  • Antes de sair da Universidade, recebi 2 grandes pesquisadores que iam proferir cursos/palestras na COPPE:
  • Vitor Monteiro português, autor do livro de Manual de Betão Armado, que nos, o Dr. Villar e Eu, levamos para comer um tambaqui assado!
  • E después, a glória: Adam Neville de Leeds autor do obrigatório Properties of Concrete onde menciona o ensaio de tração ou diametral proposto pelo Prof. Lobo Carneiro! Numa das edições, o Professor Neville fala da grandeza do nosso país e menciona textualmente, Manaus!
  • Ficamos asi! Fui!

Articulista Amaury Vieira 

Comentários:

sobre o autor

Articulista-Amaury-VeigaÉ o que quis ser desde criança: engenheiro civil. Especializou-se em estrutura, numa carreira que já completou quarenta e quatro anos. Tem mais de quatro mil projetos de sucesso. Só não contava que, ao longo de sua trajetória de vida, também se dedicasse ao tênis, jazz, cinema, comida japonesa e agora escrever artigos.