Vista aérea da Utam – na Avenida Darcy Vargas em Construção

Vista aérea da Utam - na Avenida Darcy Vargas em Construção

A instituição da Universidade do Estado do Amazonas, UEA foi então autorizada pela Lei 2.637, de 12 de janeiro de 2001 e concretizada no mesmo ano pelo Decreto 21.666, de 1º de fevereiro. Seus primeiros cursos foram Administração Pública, Ciências, Dança, Direito, Enfermagem, Estudos Sociais, Letras, Medicina, Música, Normal Superior, Odontologia e Turismo.

A UEA teve como primeiro reitor Lourenço dos Santos Pereira Braga, empossado em 1º de agosto daquele ano. Quando do início de suas atividades, a UEA absorveu “os bens, móveis e imóveis, e direitos de qualquer espécie, inclusive laboratórios” (Decreto Estadual 21.963, de 27 de junho de 2001) do antigo Instituto de Tecnologia da Amazônia. A Utam, passou então a se chamar Escola Superior de Tecnologia – EST.

Escola Superior de Artes e Turismo

Por não dispor de um campus universitário, a Universidade constitui-se de vários prédios, distribuídos pela Cidade. A então Reitoria e o Centro de Estudos Superiores dos Trópicos Úmidos estão localizados no edifício da avenida Djalma Batista. Nessa mesma avenida, funciona a Escola Normal Superior.

A Escola Superior de Artes e Turismo funciona no então Edifício Professor Samuel Benchimol, na avenida Leonardo Malcher, e a Escola Superior de Ciências da Saúde fica no Edifício Adriano Jorge, na avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha.

Quanto à Escola Superior de Ciências Sociais, foi então instalada na avenida Castelo Branco e a Escola Superior de Tecnologia está sediada no extinto Instituto de Tecnologia da Amazônia – Utam, na avenida Darcy Vargas.

Por meio dos Centros de Estudos, dos Núcleos de Ensino ou do Sistema Presencial Mediado – com aulas ao vivo, via satélite –, a então  Universidade do Estado do Amazonas está presente em todos os municípios do Interior. Oferece, atualmente, mais de trinta cursos de Graduação.

UTAM

Originada em razão da necessidade de técnicos para suprir a demanda das empresas do então Distrito Industrial. A então Universidade de Tecnologia da Amazônia – Utam teve sua criação autorizada pela Lei 1.060, de 14 de dezembro de 1972. Sua oficialização deu-se por meio do Decreto 2.450, de 18 de janeiro de 1973, assinado pelo governador João Walter.

Para o funcionamento de uma unidade dessa instituição, em 30 de agosto de 1973, por meio da Lei 1.065, a Prefeitura de Manaus transferiu para a posse da Utam o Centro Integrado de Educação, assim localizado na rua Darcy Vargas, bairro Parque Dez de Novembro, além dos seus terrenos adjacentes.

Seu primeiro vestibular ocorreu em abril de 1974. Os primeiros cursos oferecidos foram os de engenharias operacionais de Eletrônica, Mecânica de Máquinas e Motores, Civil de Obras Municipais e Indústria de Madeira.

Em 1977, devido à Lei 1.237, de 10 de dezembro, a então Universidade mudou sua nomenclatura para Instituto, porém, permaneceu com a mesma sigla: Utam. Quando o então MEC extinguiu, em nível nacional, os cursos de Engenharia Operacional, a Utam passou a oferecer cursos de Tecnologia de Nível Superior.

Instituto de Tecnologia da Amazônia

Os cursos de Engenharia Plena foram disponibilizados em 1986 e, em 1992, criou-se assim o de Processamento de Dados. No ano seguinte, o MEC reconheceu então todos os cursos desse Instituto. Os de Engenharia de Produção e da Computação datam de 1997.

No início dos anos 2000, em consequência da criação da UEA, o Instituto de Tecnologia da Amazônia entrou em um processo de anexação à nova Universidade. Sendo então incorporado definitivamente em 2005. Quando o Governo do Estado, por meio do Decreto 24.844, de 9 de março desse ano, o extinguiu.

Acervo: Arquivo Público Municipal.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Tags: , , , , , , , , , , ,