Localização da Antiga Praça Paysandu

Localização da Antiga Praça Paysandu

Imagem mostra a localização da antiga Praça Paysandu ficava entre as atuais ruas Saldanha Marinho, Henrique Martins, Joaquim Sarmento e Eduardo Ribeiro, no Centro. Algumas delas recebiam outro nomes como Cinco de Setembro, Conceição, e Comendador Clementino.

Em 1880, a Assembleia Provincial autorizou o então presidente da província, José Clarindo de Queiroz a aterrar a área da extinta praça. A Assembleia Provincial autorizou o então presidente José Clarindo de Queiroz a aterrar essa área. Apesar de autorizado, as obras só começaram em 1881, sendo executada por Manuel Joaquim Pereira de Sá.

Já em 1883, ao escrever sua Mensagem Anual o então presidente provinciano no período, José Paranaguá sugeriu que o então futuro Teatro Provincial – atual Teatro Amazonas, fosse construído na área dessa Praça, o que não chegaria a ocorrer.

Ainda em 1883, em sessão da Câmara Municipal, de 17 de agosto, foi denominada Praça Cinco de Setembro – designação que, anos mais tarde, foi adotada pela praça da Saudade. A Localização da Praça Paysandu ficou apenas nos registro da história, já que seu seu terreno foi loteado e ela desapareceu ao longo dos anos.

Acervo: Biblioteca do Exército (RJ).

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,