Planta Baixa do Projeto de Construção do Parque da Matriz

Planta Baixa do Projeto de Construção do Parque da Matriz

Projeto de Construção do Parque da Matriz

Planta baixa do projeto de construção do Parque da Matriz, 1897. A área ajardinada e arborizada existente em volta da então Catedral de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1897. Época em que sua conservação era responsabilidade do Governo do Estado. Três anos depois, em 10 de novembro de 1900, a administração passou para o Município.

Os jardins da Matriz, como eram chamados, teve a abertura ao público em 8 de outubro de 1901, dia do então aniversário do governador Silvério Nery. Porém, sua inauguração oficial ocorreu somente vinte dias depois, pelo superintendente municipal Arthur César Moreira de Araújo. Neles, plantaram árvores de diversas espécies. Construção de lagos, pontes, túneis, bancos, caramanchões. E, ainda, dois coretos, utilizados assim para apresentações musicais, um em cada lado da igreja, erguidos por Enrique Eduardo Weaver.

Algumas dessas obras eram de ferro ou modeladas com cimento, imitando assim troncos de árvores. No lado que dá para a avenida Eduardo Ribeiro, havia um lago, cortado por uma ponte cimentada, e um chalé de alvenaria, que já havia abrigado o então Observatório Meteorológico e, depois, serviu de residência para o jardineiro.

Acervo: IGHA – Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

Imagem retirada do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , ,