Monumento a Nossa Senhora da Conceição na Praça do Congresso

Monumento a Nossa Senhora da Conceição na Praça do Congresso

Monumento a Nossa Senhora da Conceição. Década de 1970.

 

Localizado na praça Antônio Bittencourt (do Congresso), o monumento em homenagem a Nossa Senhora da Conceição é composto por uma coluna de pedra sobre a qual está colocada uma imagem dessa Santa.A inauguração desse marco ocorreu em 3 de junho de 1942 por ocasião do então Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano de Manaus, realizado em comemoração aos cinquenta anos da criação do Bispado no Amazonas.

A base desse monumento a Nossa Senhora da Conceição possui quatro faces e, em duas delas, encontram-se inscrições comemorativas – uma em homenagem ao então Congresso Eucarístico e outra em celebração ao IV Centenário do Descobrimento do Rio Negro pelo navegador espanhol Francisco Orellana, em 1542.

Nas outras duas faces, estão assim gravados agradecimentos ao primeiro bispo de Manaus, Dom José Lourenço da Costa Aguiar, e ao Papa Leão XIII.

Congresso Eucarístico

O então Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano de Manaus aconteceu entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 1942. Foi considerado, à época, o então maior acontecimento religioso do Amazonas.

Sua organização teve assim a participação efetiva da população católica, sob a coordenação de Dom João da Mata de Andrade e Amaral, bispo de Manaus. E contou com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras.

Foto: Hamilton Salgado.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,