Antigo Prédio do Grande Hotel e seu Restaurante

Antigo Prédio do Grande Hotel e seu Restaurante

Grande Hotel

Imagens do antigo prédio do Grande Hotel e seu restaurante, que ficava na então rua Municipal, atual Sete de Setembro esquina com a Marechal Deodoro.

O prédio onde o restaurante funcionava tinha dois andares e era de propriedade do então italiano Antônio Borsa, que havia anunciado em 1907 uma reforma no antigo Grande Hotel.

Em 1912, aconteceu um leilão dos móveis e utensílios do Grande Hotel, porém, dois anos depois, uma nova reforma foi aconteceu e o hotel voltou a funcionar. Com a capacidade ampliada para, aproximadamente, cem apartamentos. Três décadas depois, em 1943, o então proprietário do hotel, Ramon Telles, vendeu-o para Craveiro Frota, que o reinaugurou em 10 de outubro daquele ano.

Durante a primeira metade do século XX, o Grande Hotel configurou-se como um dos principais hotéis de Manaus, mas perdeu essa condição com o surgimento do Hotel Amazonas, em 1951. Mesmo assim, continuaria funcionando até os primeiros anos da década de 1970, quando foi vendido. Atualmente, o prédio está ocupado por uma loja de departamentos.

Vista da fachada do prédio do Grande Hotel. In: Álbum Vistas de Manaus, [s. n.].

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,