Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martins

Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martins

Criada para dar suporte à então Biblioteca Pública do Estado, a unidade de informação denominada Padre Agostinho Caballero Martin teve sua instalação no dia 27 de novembro de 2001 na então Casa da Cultura, situada na rua da Instalação, n. 70, Centro.

Possui uma galeria com uma exposição permanente e didática sobre a história da arte e atende a estudantes, professores e ao público em geral, com pesquisas bibliográficas nos níveis Médio e Suplementar.

O seu acervo é composto por, aproximadamente, dez mil títulos – entre livros didáticos, paradidáticos, obras de referência, folhetos, periódicos, artigos de jornais e revistas – que permitem assim a facilidade nas consultas diárias de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Para garantir um melhor aprendizado aos seus usuários, é assim disponibilizado um salão de pesquisas onde qualquer pessoa pode realizar estudos com seu próprio material.

AGOSTINHO CABALLERO MARTIN 28-8-1882 a 19-12-1962

Agostinho  Caballero  Martin nasceu na aldeia d’Ávila, na cidade de Salamanca, Espanha. Realizou seus primeiros estudos na sua cidade natal, mas formou-se em Teologia e Pedagogia na Argentina, onde ingressou na vida religiosa e entrou para a

Ordem de Dom Bosco, em 1910. Chegou a Manaus em julho de 1921 e foi um dos fundadores do então Colégio Dom Bosco. Recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Manaus, onde faleceu aos 80 anos. Está sepultado no cemitério São João Batista.

Foto: Durango Duarte.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,