15 anos da Fundação do Jornal A Gazeta

15 anos da Fundação do Jornal A Gazeta

A GAZETA

Antes de mais nada, é sempre bom fazer aniversário. Com felicidade que também é alegria e satisfação de ter realizado aquilo que se deseja.Relembrando com orgulho o 24 de janeiro de 1949, quando Avelino Pereira fundou um jornal para servir ao povo.

Teve como companheiros de ideal Flávio de Castro, Jaty Pucu de Aguiar e Álvaro Bandeira de Melo, depois substituído por Ernani Barbosa. Um vespertino que nasceu grande, pois sabia de sua missão. Ocupando nestes 15 anos de relevo na vida de todo o Estado, com lutas e vitórias. E muitos sacrifícios. Vencendo-se e projetando-se. No centro, nos bairros, nos subúrbios. Indo ao mais longínquo lugar da hinterlândia. Simpático e querido.

Certamente, a sua A GAZETA, que também já teve como proprietários Arthur Virgílio Filho e Áugias Pinheiro Gadelha. Sendo vendida a Antônio Assmar, passando para Gilberto Mestrinho e dona Maria Auxiliadora Cruz Paes. Tendo como diretor responsável o jornalista João Marques Paes Filho.

Moderno edifício da Difusão

Agora integrando a Difusão (Emissoras e editoras) S.A. passou por várias direções, mas em nenhuma delas mudou seu itinerário, ou fraquejou na sua missão de bem servir à coletividade. De jornal “puxado a dedo” de 15 anos atrás, às modernas linotipos de hoje. Foram muitos seus redatores, repórteres, secretários. Um deles, Herculano de Castro e Costa, ainda vive com o seu jornal, embora afastado do dia a dia do batente duro. Nas oficinas, aquele mesmo espírito de profissionais competentes e zelosos, onde ainda permanece o linotipista Raimundo Nonato da Costa, que, na então fundação tinha o ofício de “distribuidor”. Em síntese, e aqui está a sua A GAZETA. Jornal completo, de feição moderna, combativo, sempre em defesa da coletividade, razão de sua própria existência. E prestes a iniciar vida nova, feição diferente, assim que se inaugurar o moderno edifício da Difusão, na avenida Eduardo Ribeiro, no local focalizado pelo clichê.

Coluna A Cidade em Foto do Jornal A Gazeta, 24 de janeiro de 1964.

Tags: , , , , , , , , , , , ,