Antiga Capela da Santa Casa de Misericórdia

Antiga Capela da Santa Casa de Misericórdia

Detalhe da fachada da capela da Santa Casa, hoje, desativada

A antiga Capela da Santa Casa de Misericórdia era um dos templos religiosos secundários, assim chamados, por desenvolverem um trabalho religioso voltado para públicos específicos. Um exemplo desse tipo de templo são as capelas e santuários em colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis e outros.

Em Manaus, entre todos estes templos, a capela da Santa Casa de Misericórdia é o mais antigo. Atualmente, ela está desativada, mas continua localizada na então rua Dez de Julho, no Centro. Inicialmente, o espaço era um necrotério inaugurado em 1º de março de 1903. O local sofreu assim adaptações estruturais na década de 1920 e passou a funcionar como templo religioso a partir de dezembro de 1922.

Entre as várias capelas existentes na Cidade, podem ser citadas a de Santa Paula Frassinetti, no então Colégio Santa Dorotéia. A do hospital da Sociedade Beneficente Portuguesa do Amazonas, a de Nossa Senhora Auxiliadora, situada na então escola homônima e a da Medalha Milagrosa, na Casa da Criança, além do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Patronato Santa Teresinha.

In: Revista Cá e Lá.

Foto: Durango Duarte.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,