Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa

Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa

Espaço interno da Biblioteca do Inpa

 

A biblioteca do Inpa teve sua inauguração em 1º de novembro de 1954, quatro meses após a instalação do Instituto. Originou-se do acervo particular do botânico João Barbosa Rodrigues, fundador do então Museu Botânico do Amazonas.

Com mais de cinquenta anos de atividade, essa Biblioteca possui assim um amplo acervo sobre a flora e a fauna da região amazônica, além de obras de naturalistas como Darwin, Bates, Spix & Martius, Agassiz, Goeldi, entre outros.

Sua estrutura é composta por três pavilhões: no primeiro, são disponibilizadas salas para leitura – além de ser oferecido, gratuitamente, o serviço de internet.

No Pavilhão II, encontra-se a então Divisão de Publicações Seriadas, que reúne um acervo de, aproximadamente, 7.400 títulos de  publicações  periódicas  técnico-científicas,  além  de livros, teses, separatas, materiais especiais, como mapas, CD-ROM, DVD, microfilmes, fotografias e slides, entre outros documentos científicos.

A secretaria, o auditório e os setores de processamento técnico de material bibliográfico, de vendas e de intercâmbio funcionam no então Pavilhão III. Onde também se realiza a assinatura e a distribuição da então revista Acta Amazônica. Nesse pavilhão, disponibiliza-se, ainda, o Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, que permite a qualquer pessoa, por meio assim da interligação de várias bibliotecas em todo o País, a aquisição de cópias de documentos técnico-científicos, nacionais e  estrangeiros.

A sede do Inpa está localizada na avenida André Araújo – também conhecida como estrada do Aleixo –, n. 2.936, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul, e sua biblioteca dispõe, nos dias de hoje, de, aproximadamente, duzentos mil títulos.

Foto: Alex Pazuello.

Foto: Fabio Nutti .

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,