Altar Mor da Igreja de São Sebastião

Altar Mor da Igreja de São Sebastião

Imagem do altar da Igreja de São Sebastião que fica hoje na então rua 10 de julho, bem no centro de Manaus.

A primeira capela de São Sebastião era feita de madeira, coberta de palha e ficava nos fundos do terreno na atual Monsenhor Coutinho. O lugar também foi residência dos missionários franciscanos, da Irmandade de São Sebastião que chegaram em 1859. A referência mais antiga sobre a construção da igreja é de 1868, quando o então presidente provincial Leonardo Ferreira Marques, relatou em 26 de novembro daquele ano que contratou Leonardo Malcher para iniciar a obra da capela de São Sebastião.

Apesar disso, só em 1870, quando o frei Jesualdo Macchetti de Lucca chegou a cidade que as obras começaram. Aliás, o frei morreu em 11 de junho de 1902 e foi enterrado no cemitério São João Batista. Três décadas depois, em 27 de abril de 1933, os restos mortais estão na igreja que ele ajudou a construir. Para construir a nova igreja, o governo convidou Sebastião José Basílio Pyrrho, que projetou a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em 1877, o presidente da Província, Domingos Monteiro Peixoto, autorizou o uso de materiais das obras da atual Matriz.

Sete anos depois, o governo contratou Ambrósio Bruno Candis para construir o teto, das cimalhas, do estuque, dos forros das abóbadas e dos altares. Entretanto, em outubro de 1886, Candis saiu da cidade deixando a igreja inacabada.

 

A inauguração com uma torre só.

Apesar de tudo, a inauguração da igreja aconteceu no dia 7 de setembro de 1888 apenas com uma torre. Em 1890, tentaram construir a segunda, mas não aconteceu.

Em matéria para o jornal A Crítica, de 7 de julho de 1988, Frei Fulgêncio Monacelli afirmou que existem três hipóteses para explicar o fato de a igreja ter somente uma torre.

A primeira diz que os escravos frequentavam as igrejas com torres únicas, assim a torre serviria para distinguir os visitantes. Já a segunda, fala que o navio que trazia a peça da Europa para Manaus afundou. A última é a que o terreno oferecia pouca estabilidade e, por isso, os engenheiros da época acharam melhor por bem não aumentar o peso da edificação.

 

Elevação Canônica

A elevação canônica dessa Igreja à categoria de Paróquia ocorreu em 8 de setembro de 1912, dia que é celebrado o nascimento de Nossa Senhora. O primeiro vigário da igreja foi o então padre frei José Massi de Leonissa.

Cinco anos depois, os capuchinhos compraram o terreno situado atrás do templo para assim construir a residência dos padres e receber os missionários enfermos.

No dia 12 de abril de 1988, o prédio da capela de São Sebastião foi tombado como Monumento Histórico do Estado, entretanto, o dia para celebrar o santo é o dia 20 de janeiro, data em que são realizadas a tradicional procissão e a missa campal.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Altar da igreja de São Sebastião. Foto: Durango Duarte.

Tags: , , , , , , , , , , , ,