Jornalista Hermengarda Junqueira doa livros para o IDD

Em 21 de abril de 2016 às 11:45.

compartilhe

Esta semana a jornalista Hermengarda Junqueira generosamente doou, para o Instituto Durango Duarte (IDD), mais de trezentas obras literárias. Gestos como o da jornalista enriquecem o nosso acervo, corroboram com as nossas expectativas e aceleram uma das visões do Instituto, que é atingir, em cinco anos, um acervo de quarenta mil volumes de livros. Muito obrigado, Hermengarda Junqueira!

Que outros doadores se espelhem e contribuam para a robustez do nosso acervo. Manauara ou morador da nossa cidade, agende uma visita e venha nos conhecer, o Instituto os aguarda.

CONHEÇA O INSTITUTO

O Instituto Durango Duarte (IDD) é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins não econômicos. Inaugurada em 15 de abril de 2016, sua sede está localizada na rua Professor Samuel Benchimol, 477, Passeio do Mindu – Parque Dez de Novembro.

O IDD realiza, promove e patrocina reuniões, palestras e cursos; gerencia e sistematiza fontes secundárias de conteúdo político, histórico, social e econômico; lança produções literárias próprias ou de terceiros, e elabora e divulga editais, independentes ou em parceria com instituições congêneres, órgãos públicos e privados, sempre estimulando a produção literária.

Destinado ao público em geral, sejam residentes ou não na capital amazonense, o IDD disponibiliza para consulta uma unidade de informação especializada nas áreas de Ciência Política e de História contemporânea de Manaus, do Amazonas, do Brasil e dos países de língua portuguesa. Seu acervo é composto por livros, jornais digitalizados, diários oficiais, revistas, fotografias, cartografias, material audiovisual e acervos iconográfico e documental.

MISSÃO

Sistematizar e disponibilizar conteúdo histórico da cidade de Manaus em meio físico e virtual;

Incentivar, por meio de editais, a produção literária e audiovisual, de forma independente ou em parceria com o setor público e privado;

Estimular a produção de novos conteúdos sobre a memória amazonense;

Promover o debate de temas de relevância regional e nacional;

Preservar o acervo físico documental.

VISÃO

Ser reconhecido como uma grande unidade de informação do país, tanto no nível físico quanto no virtual, atingindo, em cinco anos, um acervo de quarenta mil volumes de livros atualizados, sobretudo, nas áreas de História e de Ciências Políticas;Alcançar, em quinze anos, a condição de maior biblioteca virtual de integração das várias fontes de dados já existentes na Internet – nacional e internacional – do estado do Amazonas;Tornar-se um centro de apoio, um ambiente que promova e estimule a reunião da comunidade acadêmica para tratar dos temas que o IDD se propõe a oferecer, particularmente sobre Manaus, o Amazonas e a Amazônia;Ser referência, no estado do Amazonas, na promoção e incentivo da produção de dissertações, áudios e vídeos temáticos;Ser a Casa de Debates do Amazonas, acolhendo palestras, leituras, estudos, discussões, contendas sobre toda e qualquer temática de interesse nacional ou regional.

VALORES

Manter o compromisso com a democratização do acesso à informação, de forma equitativa, respeitando a ética e os valores humanos, estimulando, assim, a formação do pensamento amazônico por meio do conhecimento da história local.

Comentários: