Descubra os principais fatos acontecidos no ano de 1969

Inaugurações, lançamentos, aniversários de personalidades e de instituições, eventos esportivos e sociais, acontecimentos importantes e algumas frivolidades, tudo pontuado diariamente nas matérias jornalísticas e nas colunas sociais.

No projeto “Hoje em 1969”, o Instituto Durango Duarte (IDD) foi buscar nas folhas dos cinco principais jornais impressos de Manaus da época – A Crítica, O Jornal, Diário da Tarde, Jornal do Comércio e A Notícia –  o cotidiano dos manauaras do fim dos anos 1960.

Descubra os principais fatos acontecidos em 1969 Durango Duarte

PORQUE BAIXAR ESTE LIVRO?

Confira alguns fatos importantes da nossa história que ocorreram nesse ano

07 Fev - Sexta-Feira

Conselho de Segurança Nacional (CSN) cassa os mandatos e suspende por 10 anos os direitos políticos do senador Artur Virgílio Filho e do deputado federal José Bernardo Cabral, do Amazonas. (A Crítica, de 8 de fevereiro de 1969, capa)

21 Mai - Quarta- Feira

Um disco-voador de 15 metros de diâmetro sobrevoa os céus do Centro da cidade de Manaus, à noite. “Surgiu sobre o cine Gua- rani, deu duas piruetas, fez um volteio gracioso e desabalou na direção da avenida Getúlio Var- gas, desaparecendo no Alto de Nazaré”. As testemunhas oculares do fato foram alunos do curso de Administração e alguns professo- res, entre os quais Luís Humberto Rosas, Gonzaga e Feitosa Alencar. (A Crítica, de 23 de maio de 1969, capa)

18 Jan - Sábado

Inauguração da fábrica de meias de Manaus com a denominação Sociedade Industrial de Manaus (SIM), “que produzirá, inicialmente, 150 dúzias de meias, utilizando a mão de obra de 20 operários”. (Jornal do Comércio, de 19 de janeiro de 1969, p.8)