Conheça o IDD

Em 14 de abril de 2016 às 08:54.

compartilhe

Ninguém precisa ter cara de intelectual para querer saber ou gostar de ler. Mas convenhamos, ter um espaço pra lá de especial e nele poder mergulhar na maravilha do saber, é bom demais.

O IDD é assim, um ambiente moderno, uma casa que se propõe debater assuntos relativos a cidade de Manaus; resgatar sua cultura, sua memória e a história da nossa capital.

Uma instituição que tem projetos para mostrar e enseja por projetos para abraçar; que quer acolher doações literárias diversas e estabelecer parcerias culturais; que te oferece a opção de sair da frente da televisão e te convida a pesquisar; que te cativará e te renovará; que intentará responder sobre Manaus o que o Google te negará; que te receberá, igualmente, se chegares subindo degraus ou rampa.

O Instituto Durango Duarte -IDD não quer só ter a cara do manauara, que ser a Casa da cultura de Manaus.

Venha, orgulhe-se de ser daqui!

Conheça nossa história! Visite-nos! Seja parte de nós!

 

 

CONHEÇA O INSTITUTO

O Instituto Durango Duarte (IDD) é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins não econômicos. Inaugurada em 15 de abril de 2016, sua sede está localizada na rua Professor Samuel Benchimol, 477, Passeio do Mindu – Parque Dez de Novembro.

O IDD realiza, promove e patrocina reuniões, palestras e cursos; gerencia e sistematiza fontes secundárias de conteúdo político, histórico, social e econômico; lança produções literárias próprias ou de terceiros, e elabora e divulga editais, independentes ou em parceria com instituições congêneres, órgãos públicos e privados, sempre estimulando a produção literária.

Destinado ao público em geral, sejam residentes ou não na capital amazonense, o IDD disponibiliza para consulta uma unidade de informação especializada nas áreas de Ciência Política e de História contemporânea de Manaus, do Amazonas, do Brasil e dos países de língua portuguesa. Seu acervo é composto por livros, jornais digitalizados, diários oficiais, revistas, fotografias, cartografias, material audiovisual e acervos iconográfico e documental.

INFRAESTRUTURA

A sede do Instituto Durango Duarte tem mais de 700m² de área. São dezenove ambientes: sala de recepção com WC; sala de tecnologia da informação; sala da diretoria; sala de reunião; estação de trabalho e pesquisa com oito terminais de computador; auditório com capacidade para 91 pessoas; seis salas com acervos; sala com totens; ambiente para leitura e confraternização; banheiro coletivo masculino; banheiro coletivo feminino; sala de refeição; cozinha e despensa.

O imóvel dispõe de um motor gerador de 100Kva, estacionamento externo com capacidade para sete veículos e estacionamento interno para nove veículos. Trinta e seis placas solares o abastecem, parcialmente, com energia. As salas com prateleiras (salas de acervos) utilizam o efeito fotoelétrico. O Instituto dispõe de rampa de acesso exclusivo para pessoas com deficiência e oferece rede Wi-Fi para os visitantes. São quatorze totens interativos – dois de parede, três de mesa e nove verticais – para consultas a sites de história ou voltados para a área de pesquisa, visualização de jornais digitalizados, imagens da cidade e do estado.

Comentários: