Biblioteca Digital do IBGE
Sobre a Biblioteca
Base de Dados
Busca Rápida
Sobre a Biblioteca Digital do IBGE.
A Biblioteca Central do IBGE tem sua origem com a publicação da Resolução nº 84, de 18 de julho de 1938, da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Estatística, que orienta providências para ampliação da biblioteca existente de modo que não só as obras clássicas, mas ainda, publicações técnicas estivessem disponíveis a vários ou a todos os serviços coordenados pela instituição. Nesse sentido, a Presidência do IBGE ficava autorizada a solicitar aos Ministérios a cessão das publicações encaminhadas às respectivas bibliotecas gerais ou pertencentes a serviços de estatística que pudessem ser úteis à Biblioteca Central do IBGE.
Com o desenvolvimento cada vez maior da biblioteca, sobretudo depois da incorporação da “Seção Mortara”1, é criada a Biblioteca Central do IBGE, como setor de serviço subordinada a Secretaria-Geral do IBGE, através da Resolução nº 78, de 01 de setembro de 1939. A Resolução nº 28, de 19 de julho de 1938, da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Geografia instala o Departamento Central de Coordenação Geográfica, onde estaria subordinada a Divisão de Documentação e Informações, da qual fazia parte o Serviço de Biblioteca.
Essas bibliotecas, ao longo dos anos, tiveram sua posição dentro da estrutura do IBGE alterada inúmeras vezes.
A biblioteca do Centro de Documentação e Disseminação de Informações – CDDI que conhecemos hoje foi criada em 1975 como Biblioteca Central – BICEN unindo o acervo das bibliotecas Waldemar Lopes, nome da biblioteca do Instituto Brasileiro de Estatística – IBE e da Biblioteca de Geografia do Instituto Brasileiro de Geografia – IBG.
O Instituto Durango Duarte (IDD), disponibiliza links úteis para pesquisa da Biblioteca Digital do IBGE.
Comentários: