Acervo do jornal do Commercio, o mais antigo jornal em circulação do estado do Amazonas. Encontre recortes sobre várias matérias retratando datas e fatos históricos já publicados no periódico.

Lançamento do Primeiro Barco à Álcool em Manaus

Lançamento do barco comercial Coari, o primeiro no mundo movido à álcool. O Barco faria parte da frota da Cobal, Companhia Brasileira de Alimentos e atenderia a população ribeirinha.
Visualizar

Os 60 Anos da Faculdade de Direito da UA.

Matéria sobre o prédio da Faculdade de Direito, conhecido como Velha Jaqueira, que comemora seus 60º anos de funcionamento, localizado na praça dos Remédios, centro de Manaus.
Visualizar

Apresentação dos Barcos Alemães da Fotocine na Ponta Negra

Matéria sobre os barcos alemães importados pela Fotocine, que comportam 8 pessoas e foram construídos com o mesmo material dos hovercraft, nylon e borracha.
Visualizar

Inauguração do Novo Berçário da Maternidade Ana Nery

Material destaca os quarenta berços do novo berçário da Maternidade Ana Nery, em Manaus. Construído, graças aos recursos angariados pela Sra. Violeta Areosa, primeira dama do Amazonas.
Visualizar

Escola Superior de Música da UA

O Reitor da Universidade do Amazonas Jauary Marinho e o governador Danilo Areosa assinam decreto que transfere para a UA os bens móveis e imóveis do Conservatório de Música Joaquim Franco.
Visualizar

Os primeiros prédios da Cidade Universitária

Em 1968 a UA lançou a pedra fundamental dos três primeiros prédios que fariam parte da Cidade Universitária. Os prédios da Faculdade de Engenharia, de Química e do Instituto de Física.
Visualizar

A Cidade Universitária da Universidade do Amazonas

Na imagem, se observa o início da estrada que daria acesso a Cidade Universitária da Universidade do Amazonas, à margem da Rodovia do Contorno com a Estrada do Aleixo.
Visualizar

O Moderno Mercado Plínio Ramos Coêlho

Lançamento em 1963 da pedra fundamental do Mercado Plínio Ramos Coelho no bairro da Cachoeirinha, nas proximidades da antiga estação dos bondes, no final da avenida Sete de Setembro.
Visualizar

Conservatório Amazonense de Música

Jauary Marinho, em reunião com Elson Farias, e o Profº José Lins, Secretário de Educação em exercício, decidiram que o Conservatório Amazonense de Música “Joaquim Franco” seria anexado à UA.
Visualizar

Entrega do Título de “Honoris Causa” para Arthur Reis

O Conselho Universitário do Amazonas concedeu ao ex-governador e Prof.º Dr. Arthur César Ferreira Reis, o título de Doutor "Honoris Causa", bem como a Medalha do Mérito Universitário.
Visualizar

Inauguração da Sede da Faculdade de Filosofia

Em comemoração ao aniversário de primeiro ano de mandato do governador, Arthur Reis, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UA ganhou sua primeira sede própria.
Visualizar

Jauary Guimarães: o Novo Reitor da UA

A eleição para reitor da UA foi 10 de julho de 1965, por unanimidade, o professor Jauary Marinho foi aclamado para ocupar o cargo mais alto da instituição de ensino superior, no Amazonas.
Visualizar

Instalação de novos cursos da FUA

Os novos cursos de Engenharia, Medicina, Farmácia e Odontologia foram instalados pelo Conselho Diretor da Fundação UA em solenidade na Faculdade de Direito, em 4 de dezembro de 1965.
Visualizar

Cassado o Título de Cidadão do Amazonas de Leonel Brizola

A Assembleia Legislativa do Amazonas revogou a Lei nº 53, de 28 de dezembro de 1961, que concedia ao deputado Leonel Brizola o Título de Cidadão do Amazonas.
Visualizar

Cassação do Mandato de Arlindo Porto

Matéria sobre a votação secreta na Assembleia Legislativa do Amazonas para a cassação do mandato de deputado de Arlindo Porto e que em seguida foi preso pelas autoridades federais.
Visualizar

Anfiteatro do Parque Dez

A inauguração do anfiteatro do Parque 10 foi ao som de Luis Bordon. O projeto é de Severiano Porto com capacidade para 4.000 pessoas.
Visualizar

Recurso contra diplomação do candidato Fábio Lucena

O Representante do Ministério Público entrou com recurso nas Zonas Eleitorais, pedindo anulação da diplomação de Fábio Lucena, do MDB.
Visualizar

A meia passagem em Manaus

Após muita luta entre os estudantes, prefeitura de Manaus e empresários, entrou em vigor na cidade a meia passagem para os estudantes.
Visualizar

Manaus já utiliza a Discagem Direta à Distância-DDD

"Através do Sistema de Discagem Direta á Distância (DDD), Manaus está ligada desde segunda-feira a 44 cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro. [...]".
Visualizar

Manaus já usa o DDD para falar com 44 cidades do Brasil

"A Embratel que há mais de um ano liberou a área 09 para Belém e São Luiz, segunda-feira abriu toda a área 02, que vai do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e mais 42 novas cidades."
Visualizar