Instituto Christus do Amazonas – CIEC

Instituto Christus do Amazonas - CIEC

Imagem restaurada do detalhe da fachada da primeira sede do Instituto Christus do Amazonas, na avenida Joaquim Nabuco. In: Revista do Ciec, 1994 (edição especial 40 anos da escola).

 

Criado em 30 de outubro de 1954, o Instituto Christus do Amazonas se originou assim da iniciativa do casal Orígenes e Berenice Martins com um grupo de professores. Suas atividades tiveram início no ano seguinte em um prédio alugado junto à Arquidiocese, localizado na avenida Joaquim Nabuco.

O nome Centro Educacional Christus do Amazonas foi assim adotado em 1974. No outro ano, teve inaugurada sua primeira sede própria, também na avenida Joaquim Nabuco – prédio que depois ocupado pela antiga Cosama.

Na década seguinte, em 1989, o Centro Integrado de Educação Christus – Ciec inaugurou um novo prédio, situado assim na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul, onde hoje está sendo construído o Atlantic Tower.

A partir dos anos 90, o Ciec diversificou suas atividades e inaugurou novas unidades. Atualmente, o único prédio do Ciec que está em funcionamento localiza-se na rua Urucará, n. 1.360, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul da Cidade.

Orígenes Martins

Nasceu em Manaus e estudou no então Grupo Escolar Marechal Hermes e no Seminário São José. Mudou-se para Fortaleza/CE, onde se formou em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Retornou à sua cidade natal e, antes de fundar o então Instituto Christus do Amazonas, atuou como professor em diversos estabelecimentos de ensino da Cidade, como o Instituto de Educação do Amazonas, a Escola de Enfermagem de Manaus e a Escola de Serviço André Araújo. Também foi professor da Universidade do Amazonas e é membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – Alcear.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,