Josué Claudio de Souza foi um radialista, político e empresário catarinense que, aos 32 anos de idade, deixou o Rio de Janeiro e veio para Manaus, onde se radicou. Sua missão era a de contribuir na gestão do Jornal do Commercio, o jornal mais tradicional e mais antigo do Amazonas. Josué foi cronista do O Jornal, onde escrevia a coluna “Crônica de Manaus”.

Sua carreira política teve início em janeiro de 1947, quando se elegeu deputado estadual constituinte, tendo sido reeleito em 1950. Em 3 de outubro de 1954, se elegeu deputado federal. Foi deputado estadual e suplente de senador em 1958. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa e chegou a ocupar a cadeira de senador da República em 1959. Em 1962, se elegeu prefeito de Manaus. Em 1978, conquistou então uma vaga de deputado federal, tendo sido reeleito em 1982.

Josué Claudio de Souza, o Josué Pai, foi o fundador da Rádio Difusora do Amazonas, emissora onde, desde a sua inauguração em 24 de novembro de 1948, por 47 anos, pontualmente às 12h, fazia assim Manaus parar para ouvir a sua “Crônica do Dia”.

A publicação desse livro, com a coletânea das 61 crônicas iniciais, escritas por esse ilustre homem público e produzidas pelo Instituto Durango Duarte – IDD, perpassa pelo emblemático hiato de tempo – setenta anos – compreendido entre a data em que Josué inaugurou a sua presença na imprensa escrita de Manaus e o ano em que estamos.

Leia o livro nas sequintes plataformas

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Autor: Instituto Durango Duarte

Título: Crônica de Manaus: Josué Claudio de Souza

Páginas: 140

Ano: 2016

OUTRAS PUBLICAÇÕES