A procura da borracha e a alta do preço

Em 4 de junho de 2016 às 08:00.

compartilhe

Os capitais a princípio se mostravam esquivos, mas ao acentuar-se a procura da borracha e a alta do preço, que em 1909 atinge, em Belém, 10$000 (dez mil réis) e, em abril de 1910, 14$900 (quatorze mil e novecentos réis), é dizer, cerca de um esterlino o quilo, afluíram em abundância, e proliferaram no Oriente as empresas grandes e pequenas, dedicadas ao plantio sistemático da borracha, abandonando-se o café e o fumo. Ao passo, pois, que o Brasil ia perdendo a liderança da borracha, conquistava a do café, em radical transmutação de posições (Cassio Fonseca).

Naquele período lavrou desenfreada especulação era torno da borracha e das plantações, negócio mirabolante a atrair toda espécie de capitais e de pessoas, na grande aventura que alguns anos depois, vencidas a borracha silvestre pela da plantação, iria igualmente destronar a esta da sua excepcional situação.

Muito embora, desde 1914, o preço demonstrasse fraqueza devido ao aumento da oferta, à imprevisível procura e à desorganização do mercado da borracha, que sempre foi presa dileta de especuladores, ainda assim se considerava produto remunerador. A plantação prosseguia.

Até 1920, era bastante duvidosa, na falta de estatísticas precisas, a distribuição das áreas plantadas no Oriente, mas a partir de 1919, os dados são mais exatos, principalmente com respeito às grandes culturas, os estates, permanecendo, contudo, incertezas quanto às plantações dos nativos.

Estes costumavam fornecer sempre dados inferiores à realidade quando se procedia a recenseamentos, temendo impostos. Depois a situação melhorou, as estatísticas se tornaram mais verdadeiras, desde que os nativos se esclareceram melhor sobre os objetivos dos inquéritos.

A alta do preço, no passado, estimulava novas plantações, que, uma vez empreendidas, seguiram seu curso para se não perderem os recursos nelas empregados, mesmo quando os preços declinaram, pois que o ciclo de crescimento da seringueira é de 5 a 6 anos.