O deputado Cincinato Braga e as postulações do Sr. Mendes

Em 31 de janeiro de 2017 às 08:00.

compartilhe

Ainda na sua exposição o senhor Mendes evocou o deputado federal pelo estado de São Paulo, Cincinato Braga, que na tribuna, num discurso nacionalista, alertou a cobiça estrangeira pela Amazônia e seu distanciamento do resto do país, lembrou que Belém estava mais próximo dos Estados Unidos ou Europa e que Manaus, cujo desenvolvimento fora marcado à revelia da nação, lastreado num único produto comercial, estava fincada a 1.609,3 quilometro do mar. Pedia o deputado que o país dedicasse a mesma atenção que se dava ao nordeste. Advogava o parlamentar que a borracha da Amazônia não estava comprometida devido a sua qualidade, procura, aplicação, rapidez de consumo, deficiência da produção mundial e a hipótese da estagnação ou redução da produção das plantações do Oriente em face do Brown-bast – doença que acomete a seringueira destruindo o seu sistema vascular pela sangria drástica e exaustiva no corte. E complementava enaltecendo a qualidade da borracha amazônica, fator que lhe garantia cotação superior, após medidas de proteção e defesa que evitassem o monopólio do mercado exterior.

O senhor Mendes expunha ainda, que, desde 1909, proclamava o plantio racional da hevea, convicto de que sua plantação significaria solidez e duradoura permanência da borracha amazônica nos centros de consumo, especialmente por que a borracha asiática era inferior a amazônica. Se o capital e a teimosia dos ingleses resultaram no crescimento da produção asiática, por que não insistir aqui?

Das medidas imprescindíveis por ele postuladas destacavam-se: regularização das viagens, partindo do porto do Rio de Janeiro, do Lloyd até Manaus, sendo que, na hipótese de transito do Rio da Prata, fosse evitado o transbordo em Belém; equiparação dos fretes de Manaus para os portos da costa e Rio da Prata, aos que são cobrados de Belém para aqueles destinos; linha de navios cargueiros servindo nas mesmas condições as praças de Manaus e Belém, levando os produtos com regularidade para a Europa, e redução das tarifas telegráficas.