Museu Fernando Ferreira da Cruz da Beneficente Portuguesa

Museu Fernando Ferreira da Cruz da Beneficente Portuguesa

Vista de algumas peças do museu

Inaugurado em 31 de outubro de 1997, o principal objetivo do Museu Fernando Ferreira da Cruz é o de assim preservar a história do Hospital da Sociedade Beneficente Portuguesa, o primeiro hospital do Amazonas – fundado em 1873 e que está em atividade até os dias de hoje.

O Museu, inicialmente, teve sua instalação em uma ala do hospital e sua denominação – Fernando Ferreira da Cruz – é uma homenagem a um dos sócios-fundadores da Beneficente Portuguesa. Reúne peças ligadas não só à história do hospital, mas também ao desenvolvimento da Medicina e aos fatos importantes registrados no Amazonas durante os mais de cem anos de existência dessa casa de saúde.

Em seu acervo, são encontradas a primeira cama de parto e o primeiro aparelho de Raios-X do hospital, a imagem de São João de Deus e o altar da antiga capela da Beneficente, além da então pedra fundamental do prédio da instituição, lançada em 16 de agosto de 1874.

O Museu Fernando Ferreira da Cruz mantido pela Sociedade Beneficente do Amazonas funciona no Centro Cultural Luso-Brasileiro, na rua Ferreira Pena, n. 37, Centro.

Fernando Ferreira da Cruz – 25.10.1909 a 8.3.1997.

O português Fernando Ferreira da Cruz era natural da freguesia de Nogueiró. Veio para Manaus em 5 de maio de 1928, onde participou da então formação da equipe de náutica esportiva. Foi um dos grandes colaboradores dos clubes Luso Sporting Club e União Esportiva Portuguesa.

Seu primeiro contato com a Sociedade Beneficente Portuguesa ocorreu em virtude da necessidade de o mesmo ser internado no então hospital da referida instituição. A partir desse episódio, integrou o quadro de sócios daquela Sociedade. Era membro do conselho fiscal quando faleceu em um acidente automobilístico, em Manaus.

Foto: Fabio Nutti.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , ,