• Durango Duarte - Grupo Escolar Olavo Bilac
    • Iconografia
    • Manaus
    • Manaus, entre o passado e o presente

    Grupo Escolar Olavo Bilac

    Vista do edifício do antigo Grupo Escolar Olavo Bilac. À sua frente, corpo docente e discente da escola. Acervo: CCPA.

    A história da escola Olavo Bilac tem início em 1916 com a desativação do antigo mercadinho do bairro São Raimundo, construído na atual rua Cinco de Setembro – e que, posteriormente, passou a servir de residência ao professor Francisco Rebelo de Souza. No ano seguinte, esse educador sugeriu ao Governo do Estado que se aproveitassem aquelas dependências para atividades escolares.

    Em atendimento à solicitação do professor, ali se instalaram três escolas – duas diurnas e uma noturna –, cujos diretores eram, respectivamente, Joaquim Sarmento, Luizinha Nascimento e o próprio Francisco Rebelo. As aulas eram frequentadas por filhos de migrantes nordestinos que haviam se fixado no bairro São Raimundo.

    A junção dessas três escolas deu origem ao Grupo Escolar Olavo Bilac, criado em 11 de janeiro de 1924 pelo Decreto Estadual 1.472 e cuja nomenclatura homenageia a Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, jornalista e poeta brasileiro.

    Devido à precariedade do prédio – um galpão apenas com as paredes laterais, sem divisão interna alguma –, em 1928, o Governo decidiu reformá-lo a fim de dar-lhe as condições necessárias para o funcionamento de uma instituição de ensino. Toda em madeira, a nova escola foi inaugurada em 13 de maio daquele mesmo ano, e suas atividades foram retomadas no dia seguinte ao da inauguração.

    Em 1966, a construção de madeira foi demolida para dar lugar ao prédio atual – com dois pavimentos e apenas cinco salas de aulas, além de outras dependências. Situada na rua Cinco de Setembro, n. 82, bairro São Raimundo, essa Escola dispõe, atualmente, de nove salas de aula e oferece o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

    Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Fechar

Deixe uma resposta