• Durango Duarte - Grupo Escolar Carvalho Leal (2)
    • Iconografia
    • Manaus
    • Manaus, entre o passado e o presente

    Grupo Escolar Carvalho Leal (2)

    Fachada do prédio inaugurado em 1949. Década de 60. Acervo: Moacir Andrade.

    Instituição de ensino também criada pelo presidente do Estado do Amazonas, Ephigênio de Salles (Decreto 74, de 27 de dezembro de 1926), a Escola Estadual Carvalho Leal recebeu essa nomenclatura em homenagem ao republicano Domingos Theóphilo de Carvalho Leal.

    A inauguração desse Grupo Escolar ocorreu no dia 1º de janeiro de 1927, instalado na chácara Affonso de Carvalho – situada na rua Codajás, bairro Cachoeirinha –, que precisou ser reconstruída e adaptada pela administração estadual.

    Em 1928, essa mesma chácara recebeu a instalação da Creche Alice de Salles, dirigida por Maria de Miranda Leão. Fundada em abril desse ano, servia para abrigar os filhos de até cinco anos de idade dos portadores de hanseníase.

    A Creche Alice de Salles – que recebeu esse nome em homenagem à filha daquele ex-presidente do Estado – era subordinada ao Leprosário Belisário Penna, hospital destinado aos doentes do mal de Hansen, instalado no antigo prédio do Instituto Affonso Penna, na localidade de Paricatuba, hoje, distrito do município de Iranduba.

    A construção da atual sede da Escola Estadual Carvalho Leal – na rua Borba, também no bairro Cachoeirinha – foi iniciada em 1948 e inaugurada no ano seguinte, em 5 de setembro.

    O prédio dessa Escola é formado, atualmente, por um pavimento com quinze salas de aula e oferece Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

    Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Fechar

Deixe uma resposta