A generalização da enxertia

Em 7 de junho de 2016 às 08:00.

compartilhe

As plantações orientais, sob o aspecto botânico, dividem-se em culturas comuns e culturas enxertadas. Antes de 1920 se usavam, principalmente, as sementes de árvores de grande rendimento, mas como não se lhe conhecia o outro ancestral, obtinha-se rendimento comum, geralmente inferior ao das árvores originárias, o que ocasionava a eliminação cada vez mais acentuada das plantas mediocremente produtivas.

Em 1917 começaram experiências destinadas a elevar a capacidade produtiva das árvores mediante enxertos de seringueiras de alto rendimento em mudas de outra planta. Foi processo lento, visto que a árvore só pode ser sangrada 5 ou 6 anos depois.

Ao redor de 1923 já se tinha por certo que algumas plantas de alta produção podiam transmitir sua qualidade à nova árvore enxertada, fato que, todavia, parecia não suceder sempre. Algumas árvores enxertadas se revelaram, mesmo, de má qualidade, não resistindo às condições atmosféricas nem às doenças, apresentando baixo índice de renovação do córtex.

A generalização da enxertia ocorreu quando se tornou possível obter enxertos de plantas experimentadas, cujos descendentes conservavam as boas qualidades e não apresentavam características de degenerescência.

Posteriormente, novo processo se desenvolveu com a plantação de sementes clonais, ou seja, sementes cuja dupla ascendência provinha de árvores altamente produtivas.

O início de uma cultura é comumente contado a partir da data de plantação da semente, seja no viveiro ou no próprio terreno. A plantação de seringueira de enxertadura é contada a partir da data em que o cavalo enxertado é transferido do viveiro para o campo.

No caso de enxertia realizada no campo de cultura, a data de plantação se conta desde a plantação da semente e às vezes se fixa entre a semeadura e a enxertia.

O rendimento e custo de produção da borracha têm informações obscuras, devido às modificações que se vinham processando nos métodos de cultivo, de corte, de preparação, de administração comercial em geral. A isto se adicione o tratamento diverso que era dado às plantações naqueles anos todos, quer na parte de conservação do solo e das culturas, quer no concernente à intensidade da sangria, em função das violentas flutuações de preços da goma elástica.