• Durango Duarte - Fachada do Tropical Hotel
    • Iconografia
    • Manaus
    • Manaus, entre o passado e o presente

    Fachada do Tropical Hotel

    Foto: Alex Pazuello.

    Localizado na avenida Coronel Teixeira, n. 1.320, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste, o Tropical Hotel Manaus é um hotel resort e pertence à rede Tropical Hotels & Resorts Brasil. A construtora responsável pela obra foi a Adolpho Lindenberg, por encomenda da Companhia Tropical de Hotéis, empresa do Grupo Varig. Com a presença de oitocentos convidados, inclusive o então presidente da República, Ernesto Geisel, esse hotel foi inaugurado no dia 26 de março de 1976.

    O Tropical Hotel, projetado pelo arquiteto Arnaldo Furquim, possuía, inicialmente, cerca de quarenta mil metros quadrados de área construída, em estilo colonial espanhol. Oferecia 358 Unidades Habitacionais distribuídas em quatro blocos – entre as quais, dezessete suítes de luxo e uma presidencial.

    Sua estrutura dispõe, até hoje, de um centro de convenções com sete salas de apoio e mais dois salões com capacidade para até 1.500 pessoas, além de um centro de compras, espaços  de lazer, área verde com quatrocentos mil metros quadrados  e o Zoológico Tropical, com mais de cem espécies da fauna amazônica, entre aves, mamíferos e répteis.

    Até 1990, o Tropical Hotel manaus passou por duas ampliações e recebeu mais dois blocos. Dispõe, atualmente, de 594 Unidades Habitacionais e oferece 1.200 leitos. Os apartamentos são distribuídos nas categorias standard, superior e luxo, além das suítes nobre, júnior, presidencial e dúplex.

    Em 2005, esse estabelecimento passou por um processo de revitalização: os apartamentos receberam, além da recuperação do piso, a instalação de fechaduras eletrônicas, acionadas por cartão magnético, e internet banda larga. Nesse mesmo ano, o Tropical foi classificado na categoria Luxo e tornou-se o primeiro da Região Norte a receber a placa de cinco estrelas.

    Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Fechar

Deixe uma resposta