Escola Estadual Machado de Assis

Criado pelo Decreto 1.472, de 11 de janeiro de 1924, o então Grupo Escolar Machado de Assis era composto por quatro turmas. Sua instalação ocorreu naquele mesmo ano, em um imóvel pequeno e sem condições de higiene, no bairro Constantinópolis, atual Educandos, Zona Sul da Cidade.

A mudança desse Grupo Escolar para o seu atual endereço – na rua Amâncio de Miranda, também no Educandos – foi providenciada em 1925. Nessa época, o seu prédio, que antes havia abrigado o então Estabelecimento dos Educandos Artífices, era de propriedade da Faculdade de Direito e foi alugado pelo interventor Alfredo Sá por um prazo de cinco anos.

Para que a Escola ficasse ali instalada definitivamente, em 1926, Ephigênio de Salles, substituiu o contrato de aluguel – firmado na administração anterior – por uma permuta de prédios.

Nessa troca, o Estado ficou com o prédio já ocupado pela Escola e deu àquela Faculdade o prédio estadual localizado na avenida Joaquim Nabuco, onde hoje se encontra a Escola Estadual Nilo Peçanha. Em 1º de agosto de 1934, inaugurou-se, anexo a esse Grupo Escolar, o então Jardim de Infância Bernardo Ramos.

Ao ser reformado em 1957, o edifício dessa instituição de ensino foi reconstruído e ampliado e ganhou assim um segundo pavimento. A partir de 1994, passou a oferecer, além do 1º grau, o 2º grau profissionalizante, com habilitação de Técnico em Administração. Em 1998, esse curso técnico foi extinto e a Escola iniciou o ensino médio regular.

Com 17 salas, a Escola disponibiliza, atualmente, o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o então projeto Tempo de Acelerar.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,