Escola Estadual Antônio Bittencourt

Escola Estadual Antônio Bittencourt

Alunos e professoras em frente ao antigo Grupo Escolar Antônio Bittencourt, quando a escola funcionava no prédio da praça Santos Dumont.

O então Grupo Escolar Antônio Bittencourt foi criado pelo governador Jonathas Pedrosa por meio do Decreto 1.049, de 23 de janeiro de 1914. Instalou-se em um prédio onde havia funcionado uma escola denominada Públio Bittencourt, na esquina das ruas Leovegildo Coelho e Andradas, no então bairro dos Remédios – área, hoje, compreendida pelo Centro.

No início de suas atividades, o estabelecimento de ensino era assim composto por três escolas isoladas que foram agrupadas pelo Decreto 1.050, de 28 de janeiro daquele mesmo ano. Duas do 1º Grau e uma do 2º Grau.

Escola Estadual Antônio Bittencourt

Uma das escolas do 1º Grau – dirigida por Izabel Araújo da Silva – era mista e situava-se na rua Emílio Moreira. A outra do 1º Grau funcionava na então avenida Major Gabriel e era regida por Raimunda Frota Leite.

Quanto à do 2º Grau, localizava-se na avenida Joaquim Nabuco e sua então responsável era Juventina Pires da Costa Lamarão, que passou a ocupar o cargo de diretora desse Grupo Escolar.

No então governo de Pedro Bacellar, essa Escola mudou de endereço por duas vezes, ambas no bairro do Mocó, atual Adrianópolis. Nessa mesma época, incorporou outras duas escolas: a Barão de Ladário e a General Pinheiro Machado.

Na década de 1930, já encontrava-se instalada em um prédio situado na praça Santos Dumont. Ocupado, atualmente, pela sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

A Escola Estadual Antônio Bittencourt em 1948, sofreu nova mudança de endereço e passou a funcionar nas dependências do então Grupo Escolar Plácido Serrano, na avenida Ayrão – no trecho hoje denominado Waldemar Pedrosa –, onde permaneceu por nove anos.

Sua sede própria, localizada na rua Presidente Dutra, no bairro Glória, foi construída em 1956 pelo governador Plínio Coelho e inaugurada no ano seguinte, em 27 de março de 1957.

Possui um pavimento com onze salas de aula e oferece o Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o projeto Tempo de Acelerar.

Antônio Bittencourt

O manauense Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt era filho do tenente do Exército, José Ferreira Bittencourt, e de dona Damiana Filipa. Ainda novo, entrou para o serviço público como amanuense– o mesmo que escrivão – da Secretaria-Geral da Província.

Em mais de vinte anos de trabalho nessa instituição, passou por todos os cargos hierárquicos. Até alcançar o de oficial maior, quando se aposentou por volta da década de 1990 do século XIX.

Após sair do então funcionalismo público, ingressou na vida política. Sendo eleito vereador, depois, deputado do Congresso Estadual e governador do Estado, mandato exercido entre 1908 e 1910. Foi também intendente municipal e presidente da então Assembleia Legislativa. Faleceu em Manaus.

In: A instrucção pública no quadriennio do presidente Ephigênio de Salles 1926-1929.

 Acervo: Seduc-Am.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,