Antiga Escola de Serviço Social

Antiga Escola de Serviço Social

Imagem da fachada principal da antiga Escola de Serviço Social de Manaus, que ficava na avenida 13 de Maio, atual Getúlio Vargas de esquina com a então rua Ramos Ferreira e que foi construída no ano de 1940.

Já no seu primeiro ano, a escola tinha mais de 100 alunos matriculados, entre homens e mulheres. No entanto, no dia 1º de julho de 1941, mais da metade já havia desistido do curso.

Além disso, o corpo docente da escola contava com Djalma Batista, Comte Teles, Maria de Miranda Leão, Zulmira Bittencourt e o padre Antônio Plácido de Souza entre outros grandes nomes.

Já a primeira turma de assistentes sociais da ESSM, colou grau no dia 02 de janeiro de 1942, na então Academia Amazonense de Letras.

Com o passar dos anos, a escola recebeu a instalação da Oficina de Serviço Social com a finalidade de ajudar nas atividades práticas para estágio.

Em 1970, o governo vinculou a antiga Escola de Serviço Social de Manaus à então Universidade do Amazonas, atualmente UFAM. E que, posteriormente, passou a integrar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o atual Instituto de Ciências Humanas e Letras, o ICHL.

Imagem e conteúdos retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

Acervo: João Bosco Araújo.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,