48ª SEMANA – NOV/DEZ DE 1969

compartilhe

26 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

• Aniversário de 60 anos do Colégio Comercial Solon de Lucena, cujo diretor é o professor Bartolomeu Augusto de Vasconcelo Dias. “Festejando o acontecimento, haverá hoje, às 7 horas, missa festiva na Catedral Metropolitana, seguida de distribuição de um Nescau, oferta da Nestlé, e colaboração da Comarsa S.A. – Máquinas e Veículos que ofertou os copos de papel”. (Jornal do Comércio, de 26 de novembro de 1969, capa)

•  Aniversário dos radialistas Manuel Rosas e Clodoaldo Guerra, da Rádio Baré. (O Jornal, de 26 de novembro de 1969, p.3)

• Festa de encerramento do ano letivo do Colégio Dom Bosco, no Teatro Amazonas. (A Notícia, de 26 de novembro de 1969, p.6)

27 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA

• A firma Braga & Cia. lança em Manaus o modelo Opala 70, com inúmeras inovações técnicas e as chamadas cores metálicas. (Jornal do Comércio, de 27 de novembro de 1969, p.8)

• O Governo do Estado manda celebrar missa em comemoração ao Dia Nacional de Ação de Graças, na Catedral Metropolitana, oficiada pelo arcebispo de Manaus, Dom João de Souza Lima. (A Crítica, de 27 de novembro de 1969, capa)

• O Comando Militar da Amazônia/12ª Região Militar realiza missa no Estádio General Osório em celebração de mais um aniversário da intentona comunista de novembro de 1935. (O Jornal, de 27 de novembro de 1969, p.5)

• Reabertura do Santo Antônio Esporte Clube, no bairro de mesmo nome, com a participação do conjunto “Os Imperadores”. (O Jornal, de 27 de novembro de 1969, p.3)

28 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

• O cônego Walter Nogueira ingressa na Academia Amazonense de Letras (AAL). O discurso de saudação foi escrito pelo acadêmico André Araújo. O presidente da AAL é o senhor Djalma Batista. (Jornal do Comércio, de 26 de novembro de 1969, p.8)

• Formatura dos “Doutores do ABC”, do Jardim de Infância Adalberto Valle. (A Notícia, de 28 de novembro de 1969, p.6)

• Diário Oficial do Estado publica lei criando a Secretaria de Administração. (O Jornal, de 30 de novembro de 1969, p.5)

• O Diretório Acadêmico Regina Coeli, da Escola de Serviço Social André Araújo, da Universidade do Amazonas, realiza a “Festa dos Trovadores”, no Cheik Clube, com a entrega do prêmio do Concurso de Trovas: uma valiosa enciclopédia Delta Larousse. A atração musical ficou por conta do The Blue Birds. (A Notícia, de 9 de novembro de 1969, p.5 do 2º caderno)

29 DE NOVEMBRO – SÁBADO

• O comendador Agesilau Gonçalves de Araújo recebe o título de “Cidadão do Amazonas”, em solenidade especial de encerramento de atividades realizada pela Assembleia Legislativa do Estado para homenagear o Tricentenário de Manaus. (Jornal do Comércio, de 27 de novembro de 1969, p.8)

• A Assembleia Legislativa inaugura, no gabinete da presidência, o retrato de Ruy Araújo, ex-presidente da Casa, falecido quando no exercício do Governo do Estado. “Representando a família do ex-presidente do Legislativo amazonense, esteve presente o dr. Paulo Cidade de Araújo, filho do homenageado, que descerrou a bandeira amazonense que cobriu o retrato de seu querido pai”. (O Jornal, de 30 de novembro de 1969, p.2)

• José das Neves Rocha toma posse como presidente do Internacional Futebol Clube, do Boulevard Amazonas. (Jornal do Comércio, de 29 de novembro de 1969, p.3)

• A cronista Ana Maria Silva, do jornal A Crítica, é escolhida “Miss Imprensa 1969”, em reunião ocorrida no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas. (O Jornal, de 30 de novembro de 1969, p.5)

• Festa de encerramento do ano letivo do Centro Educacional Christus do Amazonas, no Teatro Amazonas. (A Notícia, de 27 de novembro de 1969, p.5)

• O Olímpico Clube realiza o primeiro grito do carnaval de 70, com o “Baile do Hawaí”. A fantasia é havaiana, sarongue ou esporte, com show da orquestra Peter Pan. (A Notícia, de 15-16 de novembro de 1969, p.3)

• O Diretório Acadêmico da Escola de Enfermagem de Manaus realiza a “Festa do Sorriso Tricentão”, no Parque Aquático do Atlético Rio Negro Clube. (Jornal do Comércio, de 27 de novembro de 1969, p.8)

• Casamento de Oyama César Ituassú Filho e Charuffe Nasser. Os padrinhos do noivo foram o desembargador Lúcio (Maria) Resende; desembargador Benjamin (Neusa) Brandão; Stephenson (Luizete) Medeiros; Milton (Maria Edy) Cordeiro; Afonso (Ondite) Galvão; Francisco (Romana) Monteiro de Paula; Carlos (Dirce) Sousa; José Maria (Raquel) Bichara; Avelino (Elza) Pereira; Matheus (Aury) e Silva, e dr. Gerso (Ruth) Scroboth. Os padrinhos da noiva foram João (Áurea) Braga; Flávio (Lícia) Barros; Percy (Olenka) Meneses; Philipe (Helena) Abrahim; Malhi Malut e Baby de Castro e Costa; Clodoaldo (Yara) Lemos; Clínio (Maria José) Brandão; Erasmo (Ursulita) Alfaia; João (Dinah) Abujanra; Kaled (Sadia) Hauache; Praxiteles (Léa) Alencar, e Isaac (Santinha) Benzecry. (Jornal do Comércio, de 29 de novembro de 1969, p.3

30 DE NOVEMBRO – DOMINGO

• Aniversário da professora Émina Barbosa Mustafa, diretora da Divisão de Assistência Socioeducacional do Sesi. (Jornal do Comércio, de 6 de dezembro de 1969, p.8)

• Inauguração do Posto Sideral, nas esquinas das ruas Japurá e Emílio Moreira, na Praça 14 de Janeiro, próximo à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. O novo posto é de propriedade do sr. Armando Celso Santos e vende gasolina Sabbá e lubrificantes Mobiloil. (A Crítica, de 1º de dezembro de 1969, p.2)

• O Clube da Imprensa realiza passeio fluvial até o Careiro, a bordo do motor “Rio Grande”, cedido pelo deputado Dorval Vieira. A partida ocorreu do cais do porto e a viagem teve a participação do conjunto musical “Os Diplomatas”, além da presença dos familiares dos jornalistas, da Miss Amazonas, Suely Veras, e da Garota Biquíni 1969, Terezinha Corrêa. (O Jornal, de 2 de dezembro de 1969, p.7)

• A jovem Flora Georgina Brandão vence o concurso “Glamour Girl”, realizado pelo Atlético Rio Negro Clube. (A Notícia, de 3 de dezembro de 1969, p.6)

1º DE DEZEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

• A Paróquia de Santa Luzia, localizada no bairro de mesmo nome, inicia os festejos em honra à sua padroeira. (O Jornal, de 27 de novembro de 1969, p.3)

• O 1º Distrito Federal de Obras de Saneamento (1º DFOS) inicia serviço de dragagem nos igarapés do Crespo e do Japiim, na área que corresponde ao distrito industrial da Suframa. (A Notícia, de 27 de novembro de 1969, p.5)

02 DE DEZEMBRO – TERÇA-FEIRA

• Comemoração dos 100 anos de fundação do Colégio Estadual do Amazonas (CEA), “muito embora o aniversário propriamente dito só se efetue a 14 de março. Uma determinação do Conselho de Educação, no entanto, fixou no dia do aniversário do Imperador Pedro II todas as comemorações que desse modo serão realizadas, conforme nos disse o diretor do CEA, professor Bartolomeu Augusto de Vasconcelos Dias”. (O Jornal, de 2 de dezembro de 1969, p.7)

• O professor Manuel Chaves Netto assume como novo diretor do Colégio Estadual do Amazonas, em substituição a Bartolomeu Augusto de Vasconcelos Dias que estava no cargo interinamente. (A Crítica, de 3 de dezembro de 1969, p.5)

• Aniversário de 20 anos da Escola de Enfermagem, dirigida pela professora Iraildes Ferreira. (O Jornal, de 4 de dezembro de 1969, p.8)