45ª SEMANA – NOVEMBRO DE 1969

compartilhe

05 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

• O produtor e diretor do filme “Macunaíma”, Joaquim Pedro de Andrade, recebe o prêmio de melhor ator do “I Festival Norte de Cinema Brasileiro”, representando o ator Paulo José. A entrega foi realizada pelo sr. José Roberto de Melo Barreto, diretor de Operações da Amazon-Lar. (O Jornal, de 6 de novembro de 1969, p.3)

06 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA

• Instalação do Departamento Feminino da Arena (DFA), em Manaus, tendo como presidente de honra o governador Danilo Areosa. A diretoria do DFA tinha a seguinte formação administrativa: Presidente – Maria Marques Carvalho; Vice – Alice Ferraz Rodrigues; 2ª Vice – Vanilda de Siqueira da Silva; 1ª Secretária – Graça Maria Ferraz Rodrigues; 2º Secretário – Sidney Sampaio da Silva; Tesoureira – Rita de Cássia Ferreira dos Santos; Adjunta de Tesoureira – Maria Mirtes B. dos Reis; e Oradora Oficial – Warnê Pinheiro Navegante. (O Jornal, de 7 de novembro de 1969, p.5).

• O secretário de educação e cultura, Vinícius Câmara, assina portaria criando o “Arquivo da Palavra”, da Biblioteca Pública, com as seguintes atribuições; a) documentar todas as conferências e seminários realizados no Auditório Alberto Rangel; b) registrar, através de entrevistas, depoimentos de personalidades em trânsito por Manaus, especialmente daquelas vinculadas ao terreno da criação artística e literária e da pesquisa científica; c) colher depoimentos de intelectuais e técnicos amazonenses, sobre o trabalho e sobre a vida da cidade. (O Jornal, de 7 de novembro de 1969, p.5)

• O sambista Jair Rodrigues volta a Manaus e se apresenta no Parque “Manaus 300 Anos”, na Praça 14 de Janeiro, festa de cunho filantrópico promovida pela primeira dama do estado, Violeta Areosa, em favor do Natal dos internos da Colônia Antônio Aleixo. (O Jornal, de 6 de novembro de 1969, p.5)

07 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

• O industriário Joaquim Pereira Martins, do Curtume Canadense, é escolhido o “Operário Padrão do Amazonas de 1969”, evento promovido pelo Sesi no salão de reuniões do Senai, na Cachoeirinha, sob a presidência do industrial Antônio de Andrade Simões. “Joaquim recebeu, logo após sua eleição, palavras elogiosas do sr. Antônio Simões, um cheque de 300 cruzeiros novos e mais uma passagem aérea Manaus-Rio-Manaus, para concorrer, na Guanabara, ao título de Operário Padrão Nacional 1969”. (O Jornal, de 9 de novembro de 1969, capa)

• Criação do Serviço de Cinema, na Fundação Cultural do Amazonas, portaria do secretário de educação e cultura, Vinícius Câmara. O indicado para dirigir o novo serviço é o crítico de cinema José Gaspar. (O Jornal, de 8 de novembro de 1969, p.5)

• A Fundação Cultural realiza no Teatro Amazonas o espetáculo “Noite de Gala da Música Popular Amazonense”, com a presença do sambista Jair Rodrigues. “Serão apresentadas todas as canções vencedoras em festivais realizados este ano no II Festival Estudantil da Música Popular Brasileira, Festival da Canção – Tema do Tricentenário, da União Esportiva Portuguesa, e o do setor de música popular do III Festival da Cultura”. (A Notícia, de 5 de novembro de 1969, p.5)

• As finalistas da Escola do Serviço Social André Araújo, da Universidade do Amazonas, realizam a “Festa do Adeus”, no Cheik Clube. (A Notícia, de 4 de novembro de 1969, p.5)

08 DE NOVEMBRO – SÁBADO

• Solenidade de instalação do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), em substituição ao 27º Batalhão de Caçadores, localizado no bairro São Jorge, com a presença do general Rodrigo Otávio Jordão Ramos, comandante militar da Amazônia, e outras importantes autoridades do mundo civil e militar. (O Jornal, de 8 de novembro de 1969, p.5)

• A Selvatur realiza peixada na praia para inaugurar a linha turística ao Cacau Pirêra. A lancha da agência sai do Roadway às 12h30 e tem retorno marcado para as 17h. “Os participantes serão recebidos com uma suculenta peixada, à praia do Cacau Pirêra, com direito à escolha entre caldeirada escabeche ou peixe frito. Sem contar com as batidas de limão, caju e maracujá, refrigerantes e água mineral”. (A Notícia, de 7 de novembro de 1969, p.8)

• Inauguração das novas instalações do Pronto Socorro Odontológico São Sebastião, no bairro Cachoeirinha, à avenida Ipixuna, n. 1.424. (A Notícia, de 8 de novembro de 1969, p.3)

• Irene Toscano, professora do Grupo Escolar Fueth Paulo Mourão, é eleita a Miss Funcionária-69, promoção do Fazendário Clube realizada na sede do Olímpico Clube, em homenagem ao Dia do Funcionário Público. O evento teve o show do cantor Jair Rodrigues. (O Jornal, de 11 de novembro de 1969, p.3)

• O cantor Nilton Cezar se apresenta no Parque Tricentão, na Praça 14 de Janeiro. (A Crítica, de 8 de novembro de 1969, p.3)

• A primeira turma de formandos da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade do Amazonas realiza a “Festa da Granada”, na sede do Fast Clube. Eliete Sales Ribeiro foi eleita a primeira Rainha da Granada, e os “odontolandos” entregaram ao dr. Rubim Sá um Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à Odontologia do Amazonas. (O Jornal, de 11 de novembro de 1969, p.3)

• Primeiro grito de carnaval da “Boite Sambão”, da União Esportiva Portuguesa. (O Jornal, de 1º de novembro de 1969, p.3)

09 DE NOVEMBRO – DOMINGO

•  A Companhia Brasileira de Plantações e a Midas Foto Publicidade promovem excursão das debutantes rionegrinas à “Turislândia”. “A excursão será feita em moderno ônibus, o qual partirá precisamente às 8 horas da sede rionegrina, localizada na Praça da Saudade, devendo o retorno dos excursionistas ocorrer pela parte da tarde”. (O Jornal, de 5 de novembro de 1969, p.3)

• Alunos da Academia de Judô Samurai recebem faixas e diplomas de promoção a diversas categorias: João Luiz Barroncas, Rinaldo Mamud Amud e Josué Nobre, com faixa verde; Mário Jorge Bastos, Mário Roberto Pinto, Toga Meireles, Francisco Reis da Silva, Ricardo Matos de Souza, Márcio Azevedo Aguiar, Manuel Júnior, Lúcio Negreiros e Antônio de Lima Neves, com faixa laranja; Isaac Benzecry, Aldemir Aquino, Janduhy Herculano, Antônio de Castro Alves, Samuel Menezes, Samuel Benzecry, Jorge Maurício Harb, Sebastião da Costa, Paulo Nogueira, Carlos Barbosa da Silva, Elcio Lima Gaspar e Cassiano Lima Gaspar, com faixa amarela. A cerimônia foi presidida e paraninfada pelo professor Manuel Bastos Lira e a entrega realizada pelo professor de judô Paulo Bernardes. A sede da academia se localiza na rua Barroso, n. 276. (O Jornal, de 12 de novembro de 1969, p.8)

• Os finalistas do Curso Pedagógico do Colégio Normal Ajuricaba realizam a “Festa dos Hippies”, nos salões do Olímpico Clube. (O Jornal, de 5 de novembro de 1969, p.3)

10 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

•  João Alberto Ribeiro Ponce de Leão é eleito presidente do clube de futebol São Raimundo, para um mandato de dois anos. (A Notícia, de 12 de novembro de 1969, p.2 do 2º caderno)

11 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

•  Aniversário de 63 anos de fundação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Manaus, com realização de baile em sua sede própria, à rua Luiz Antony. (O Jornal, de 11 de novembro de 1969, p.3)

• A casa de diversões “Boliche”, no Boulevard Amazonas, entra em reforma, com previsão de reabertura no início de dezembro. “O Boliche foi arrendado pelo empresário Jonas Martins Lopes ao sr. Mário Silva que, de agora em diante, passará a dirigi-lo”. (A Crítica, de 11 de novembro de 1969, p.3)

• A agência Selvatur passa a ser representante do Diners Club do Brasil em Manaus. A comunicação oficial foi feita em coquetel realizado no Hotel Amazonas. (A Crítica, de 12 de novembro de 1969, p.3)

• Início das vendas do Guaraná Real em Manaus. (O Jornal, de 11 de novembro de 1969, p.3)