44ª SEMANA – OUTUBRO/NOVEMBRO DE 1969

compartilhe

29 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

• Início da construção da Praça Duque de Caxias, parceria entre o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS) e a Prefeitura Municipal de Manaus. O terreno se localiza em frente ao portão principal do 1º BIS, no bairro São Jorge, e terá, além do ajardinamento, playground e quadra de esportes. (A Notícia, de 28 de outubro de 1969, p.5)

• Júlio César da Costa e José Almir Machado são eleitos, respectivamente, presidente e vice da primeira diretoria da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), cujo mandato terá a duração de dois anos. (A Notícia, de 30 de outubro de 1969, p.8)

30 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

• Aniversário de 39 anos do matutino O Jornal. “Henrique Archer Pinto, fundador; Aguinaldo Archer Pinto, continuador; Aloysio Pinto e hoje Maria de Lourdes Archer Pinto, no comando deste órgão, todos jamais desmereceram da confiança pública e, em função disso, tem sido possível realizar a nossa missão, fazer jornalismo sério e inteiramente dedicado às conveniências e aos direitos do Amazonas e de sua gente”. (O Jornal, de 30 de outubro de 1969, capa)

• Jurandyr Carvalho, da Polícia Militar do Estado, vence a “XV Corrida Pedestre Henrique Archer Pinto”, realizada pelas comemorações do 39º aniversário do matutino O Jornal. (O Jornal, de 31 de outubro de 1969, capa)

• Inauguração da Bart’s Comércio, Representação, Indústria Ltda., especializada na venda de motores marítimos e terrestres, além de peças e acessórios. Localizada na rua Rocha dos Santos, Edifício Beija-Flor, 1º andar, salas 101 e 102, pertence a Cyrus Bartholomew & Felícia Rocha. (A Notícia, de 7 de outubro de 1969, p.5)

• O dentista Marcelo Farias inaugura consultório odontológico na avenida Sete de Setembro, altos da loja Chico Preto. (A Crítica, de 30 de outubro de 1969, p.3)

• O Clã Joana D’Arc, das Bandeirantes, promove festa hippie na sede do Cheik Clube, com o show de “Os Embaixadores”. (O Jornal, de 26 de outubro de 1969, p.3)

31 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

• Fundação da Associação dos Magistrados e Servidores do Judiciário Amazonense, que congregará não só juízes que compõem o Poder Judiciário local, mas também representantes do Ministério Público, advogados, solicitadores e serventuários. Sua diretoria provisória é a seguinte: Presidente – desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos; Secretário – juiz Asclepíades Eudóxio Rodrigues, e Tesoureiro – tabelião José Ribeiro. (A Crítica, de 1º de novembro de 1969, p.3)

• O Salão de Beleza “Art-Class” realiza desfile de penteados, na sede do Rio Negro Clube, com show da banda The Blue Birds. (O Jornal, de 22 de outubro de 1969, p.3)

• O Riama Clube realiza festa no Cheik Clube, com a participação do conjunto musical Blue Star, e a o concurso “Os Mais Belos Olhos”. A vencedora foi a jovem Heloísa Salgado. (A Crítica, de 3 de novembro de 1969, p.4)

1º DE NOVEMBRO – SÁBADO

• A firma Constram e a Suframa assinam contrato para execução dos serviços de terraplenagem das vias de acesso, ruas e avenidas do Distrito Industrial. (O Jornal, de 2 de novembro de 1969, p.5)

02 DE NOVEMBRO – DOMINGO

• O Dia de Finados transcorreu sem qualquer anormalidade. “No cemitério São João Batista às 16 horas, já estava quase que completamente vazio, e os bombeiros municipais começavam a operação de apagar velas que pudessem provocar incêndio, como foi o caso da sepultura de Santa Etelvina”. (A Crítica, de 3 de novembro de 1969, p.3)

03 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

• Aniversário de Frank Abrahim Lima, destacado funcionário do SYADAM. (A Crítica, de 3 de novembro de 1969, p.8)

• Lançamento do Guaraná Real, feito com água mineral Santa Cláudia. (O Jornal, de 30 de outubro de 1969, p.3)

• O embaixador extraordinário e plenipotenciário da Alemanha Ocidental no Brasil, sr. Ehrenfried von Helleben, chega a Manaus em visita oficial ao Amazonas. (A Crítica, de 30 de outubro de 1969, p.3)

• Instalação do Conselho Consultivo da Coordenação Estadual do Projeto Rondon, com a posse dos seguintes membros: economista Antônio Ayrton, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas; Carlos Antunes Fernandes, diretor do Cepese; Hugo Meneses, professor da Faculdade de Filosofia; Raimundo Bluzago, diretor do Serviço Social do P. R. N. Maria de Paula Pessoa, representante da Campanha Nacional da Criança, e Paulo Roberto de Aguiar Lopes, professor da Faculdade de Ciências Econômicas. (A Crítica, de 4 de novembro de 1969, p.3)

04 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

• Aniversário de 89 anos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Sua diretora é a professora Maria Nogueira Xavier. (A Crítica, de 1º de novembro de 1969, p.9)

• Aniversário do deputado federal Raimundo Parente, presidente da Arena amazonense. (O Jornal, de 5 de novembro de 1969, p.3)