41ª SEMANA – OUTUBRO DE 1969

compartilhe

08 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

• Quando se preparava para aterrissar em Manaus, procedente do Rio de Janeiro, um avião “Caravelle”, da Cruzeiro do Sul, prefixo PP-PDX, foi sequestrado em pleno voo e levado para Havana, capital de Cuba. O aparelho foi assaltado pouco depois de decolar de Belém com destino à capital amazonense, e realizou três escalas de reabastecimento, antes de chegar à sede cubana. A primeira foi na própria capital do Pará, a segunda em Georgetown (Guiana) e a terceira em Isla Verde (Porto Rico). Havia 50 pessoas a bordo, sendo 7 tripulantes e 43 passageiros. Os sequestradores tinham metralhadoras e bombas. Entre os reféns estava o sr. Henry Beczkowski, gerente da Avianca no Brasil. (O Jornal, de 9 de outubro de 1969, capa)

• Aniversário do industrial Mário Guerreiro, presidente da Associação Comercial do Amazonas e diretor da Companhia Brasileira de Fiação e Tecelagem de Juta (Brasiljuta). (O Jornal, de 8 de outubro de 1969, p.5)

09 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

• Delegacia da Receita Federal em Manaus inaugura armazém flutuante de fiscalização, localizado no “Roadway”. (A Crítica, de 10 de outubro de 1969, p.3)

• Rádio Tropical promove festa dançante na sede do Cheik Clube, com a escolha da “Rainha do Rádio”. (Diário da Tarde, de 9 de outubro de 1969, p.3)

10 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

• O avião “Caravelle”, da Cruzeiro do Sul, prefixo PP-PDX, sequestrado na manhã de 8 de outubro antes de pousar em Manaus e levado para Havana (Cuba), retorna à capital amazonense e aterrissa no aeroporto Ponta Pelada, por volta das 14h. A aeronave foi sequestrada por quatro indivíduos que embarcaram em Belém, membros do “Movimento Revolucionário 8 de Outubro”, mais conhecido como MR-8. (Diário da Tarde, de 10 de outubro de 1969, capa)

11 DE OUTUBRO – SÁBADO

• Inauguração da nova fábrica de biscoitos e bolachas da “Lisbonense”, de propriedade da empresa Vicente D. Nogueira & Cia. Ltda., na rua Leonardo Malcher, n. 1.781. (O Jornal, de 7 de outubro de 1969, p.5)

• Fundação do Clube Filatélico do Amazonas, com solenidade realizada no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu). Sua primeira diretoria, eleita nesse mesmo dia, possuía a seguinte composição: Presidente – Nelson Ribeiro Porto; Vice-presidente – Manuel Lucas Batatel; 1º Secretário – Ubirajara Almeida; 2º Secretário – José Joaquim Marinho; 1º Tesoureiro – Wagner Vieira; 2º Tesoureiro – Fernando Martinho; 1º Diretor de Permutas – Mário Xavier; 2º Diretor de Permutas – Emílio Garibaldi. (O Jornal, de 15 de outubro de 1969, p.3)

12 DE OUTUBRO – DOMINGO

• Aniversário de Edgar Monteiro de Paula, diretor-gerente da Comarsa S.A. – Máquinas e Veículos. (O Jornal, de 14 de outubro de 1969, p.3)

• Aniversário de 51 anos de fundação da Loja Teosófica “Jesus de Nazaré”, com sessão solene em sua sede, na rua Japurá, n. 363. (O Jornal, de 8 de outubro de 1969, p.3)

• A bebê Kelsilene Sampaio Paiva, filha do casal Francisco Honório Paiva e Miralda Sampaio Paiva, foi representar o Amazonas na escolha do “Bebê Johnson-69”, em São Paulo, com a participação de crianças de todo o Brasil. (O Jornal, de 12 de outubro de 1969, p.3)

• As crianças Rita de Cássia S. Costa e Sergio Castelo Branco Amorim foram as vencedoras da eleição de “Miss e Mister Municipal” ocorrida no Clube Municipal, dos servidores da Prefeitura de Manaus. (O Jornal, de 14 de outubro de 1969, p.5)

• A bebê Sara Figuerêdo Prado foi a vencedora do concurso de Higidez Infantil, realizado pelo Governo do Estado no Hospital Infantil “Dr. Fajardo”. (O Jornal, de 14 de outubro de 1969, p.5)

13 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

• Temporal de apenas meia hora deixa saldo de 40 famílias desabrigadas no Conjunto Residencial da Cohab-AM, no bairro Parque Dez de Novembro. “Casas recém-construídas, pela sua fragilidade, não resistiram ao primeiro impacto de temporal que iniciou após as 14 horas. Crianças e populares ficaram misturados com os escombros dos telhados e as pessoas mais atingidas tiveram os pertences grandemente atingidos pela precipitação da água, que inclusive deixou intransitável dezenas de artérias residenciais”. (A Crítica, de 14 de outubro de 1969, p.5)

14 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

• Aniversário do comissário Salum Omar, diretor da Guarda Civil. (A Crítica, de 14 de outubro de 1969, p.3)

• O Comando Militar da Amazônia (CMA) assina convênio com a Secretaria de Educação e Cultura (SEC) para a construção de uma unidade de nível primário em área contígua ao 1º Batalhão de Infantaria de Selva, antigo 27º BC. (O Jornal, de 15 de outubro de 1969, p.6)

• Eleição da primeira Diretoria do Clube da Imprensa, realizada no Sindicato dos Jornalistas: Sinval Gonçalves – Presidente; Josaphat Pires – 1º Vice; Ulysses Azevedo – 2º Vice; Raimundo Nogueira – 1º Secretário; Ana Maria Silva – 2ª Secretária; Carlos Zamith – 1º Tesoureiro; Luís Ribeiro – 2º Tesoureiro; Ale Jesini – Relações Públicas. (A Crítica, de 15 de outubro de 1969, p.3)