40ª SEMANA – OUTUBRO DE 1969

compartilhe

1º DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA

• Aniversário de 59 anos da Escola Técnica Federal do Amazonas. (O Jornal, de 1º de outubro de 1969, p.2)

• Governador Danilo Areosa instala o Grupo de Trabalho da Juta, em reunião realizada no Palácio Rio Negro, com a finalidade de promover estudos capazes de equacionar os problemas da juta em nosso estado. O grupo é presidido pelo secretário de Produção, dr. Hugo Bezerra Brandt, e conta ainda com a Federação da Agricultura, Associação Comercial, Associação dos Exportadores, Banco do Estado do Amazonas, entre outras entidades. (Diário da Tarde, de 1º de outubro de 1969, capa)

02 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA

• Vasp inaugura a sua linha aérea com o “Boeing 737” pelo centro São Paulo-Rio-Brasília-Manaus, e vice-versa, a qual se realizará três vezes por semana, chegando à terças-feiras, quintas e sábados, às 13h, e saindo às quartas, sextas e domingos, às 9h15. (O Jornal, de 3 de outubro de 1969, p.5)

03 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

• Abertura do III Festival de Cultura, no Teatro Amazonas, apresentando o tenor João Alberto Persson, do elenco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhado pela professora Ivete Freire Ibiapina ao piano. (O Jornal, de 3 de setembro de 1969, p.5)

• O presidente do Tribunal de Contas do Estado, ministro Jorge Mendes, renuncia ao seu cargo. “A razão principal e não dita a muitos foi essa mesma: um desalento invencível de ver que suas forças eram pequenas demais para consertar tudo aquilo que via errado diante dos seus olhos. Desesperançado de chegar a assistir as coisas correndo firmes dentro das normas do Direito e da Razão, preferiu o caminho da renúncia”. Em seu lugar assumiu o ministro Kepler Antony. (A Notícia, de 4 de outubro de 1969, p.6)

• A jovem Miracy Amorim, do 3º pedagógico, é eleita “Rainha Ieana”, evento realizado pelos finalistas do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Cheik Clube. (A Notícia, de 7 de outubro de 1969, p.6)

04 DE OUTUBRO – SÁBADO

• Associação Atlética da Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas escolhe seus novos dirigentes para o biênio 1969-71: Presidente – João Nogueira Maciel; Vice-Presidente – Elson Rodrigues de Andrade; Secretário-Geral – José Carlos de Souza; 1º Secretário – Alfredo Monteiro Maia; 2º Secretário – Edilson dos Santos Oliveira; Tesoureiro – Marcos Kruger Frederico Aleixo; Adj. de Tesoureiro – Cláudio Leomar de Salignac e Souza; Diretor de Publicidade – José Rodrigues Filgueiras. (A Notícia, de 5 de outubro de 1969, p.5)

• Inauguração da Colônia Agrícola do Rio Preto, no Km 79 da estrada Torquato Tapajós. (A Notícia, de 30 de setembro de 1969, p.6)

• Inauguração do Restaurante 1.800, anexo ao Posto Flores. (A Notícia, de 2 de outubro de 1969, p.6)

• Inauguração do Parque Tricentão, instalado na Praça 14 de Janeiro, com a apresentação da cantora Núbia Lafaiete. (A Crítica, de 3 de outubro de 1969, p.5)

• União Esportiva Portuguesa realiza festa na boate “Sambão” para entregar os prêmios aos vencedores do Concurso Canção do Tricentenário. A dupla vencedora foi Dirson Costa e Alfredo Fernandes. (A Crítica, de 4 de outubro de 1969, p.3)

• O Spartacus Clube promove o “Baile do Lírio”, com o conjunto musical “Os Aristocratas”, evento que marca a inauguração oficial da nova sede do clube, na rua Wilkens de Matos, n. 354. (A Crítica, de 29 de setembro de 1969, p.5)

• Inauguração da boate “The In Crowd Club” (Boate dos Ingleses), que fica na orla portuária, próximo à administração do Porto, na área onde estão localizados os armazéns bem perto da Hévea Fabril. O ambiente é super-refrigerado e inteiramente atapetado, calculando-se 42 metros quadrados de tapete vermelho, com 26 mesas, 50 cadeiras e um sofá para 28 lugares. Seus proprietários eram o inglês Richard Bryan e o português Nino Coutinho. (A Crítica, de 4 de outubro de 1969, p.3)

05 DE OUTUBRO – DOMINGO

• Aniversário de 32 anos do jornal impresso “Diário da Tarde”, vespertino criado por Henrique Archer Pinto e cujo primeiro secretário de redação foi o jornalista Herculano Castro e Costa. (O Jornal, de 5 de outubro de 1969, capa)

• A jovem Eliane de Sousa, representante do Rio Negro Clube, vence o concurso “Garota Turismo”, realizado na Ponta Negra, pelo Departamento de Turismo e Promoção do Estado do Amazonas (Depro). (A Crítica, de 6 de outubro de 1969, p.5)

• Inauguração da Olaria Marvil, antiga olaria do Estado, que foi adquirida em concorrência pública pelos irmãos paulistas Juan e José Villa, na estrada do Paredão. (O Jornal, de 7 de outubro de 1969, p.6)

• Restaurante Chapéu de Palha realiza jantar comemorativo pelo Dia da Raça, com homenagem à comunidade portuguesa no Amazonas. (A Notícia, de 5 de setembro de 1969, p.6)

06 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

• O Detran coloca em funcionamento dois postos volantes de repressão aos abusos do trânsito, nas ruas de Manaus. Os postos serão constituídos de dois guardas motociclistas, que patrulharão as nossas principais vias. (A Notícia, de 5 de outubro de 1969, p.5)

• Início do curso de preparação e execução das operações de guerra na selva para 19 oficiais superiores das Forças Armadas, no quartel do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). A aula inaugural foi proferida pelo comandante da 12ª Região Militar, general Rodrigo Octávio Jordão Ramos. (A Notícia, de 7 de outubro de 1969, p.8)

7 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA

• Aniversário de Jones Abrahim, presidente do Cheik Clube. (A Notícia, de 7 de outubro de 1969, p.6)

• Aniversário de Jamil Seffair, prefeito de Manacapuru. (A Notícia, de 7 de outubro de 1969, p.6)

• Aniversário de 55 anos de fundação da Guarda Civil do Estado, cujo comandante era o comissário Salim Omar. (A Notícia, de 7 de outubro de 1969, p.8)

• Grupo de 27 estudantes universitários do Projeto Rondon, oriundos de Juiz de Fora-MG, viaja de Manaus para o município de Tefé. (O Jornal, de 7 de outubro de 1969, p.5)

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Fundador do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas iMarketing e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.