36ª Semana de 1969

compartilhe

03 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA

• O Nacional Futebol Clube realiza assembleia geral de instalação do Consórcio Nacional – plano para aquisição de automóveis. Reunião ocorreu na sede do clube, à rua Saldanha Marinho. (A Crítica, de 27 de agosto de 1969, p.2)

• Inauguração da Loja Universal, na rua Lobo D’Almada, nº 75, Centro, especializada na venda de artigos eletrodomésticos em geral. Seus dirigentes eram Geraldo Brito, Aloisio Gilona e Raimundo Cardoso. (A Notícia, de 5 de setembro de 1969, p.5)

04 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

• Banco Mineiro do Oeste inaugura agência em Manaus, na avenida Eduardo Ribeiro, n. 475, onde antes funcionou o Bar Avenida. (A Crítica, de 28 de agosto de 1969, p.3)

• Cerimônia de posse do novo presidente do Banco do Estado do Amazonas, sr. Laércio Gonçalves, em substituição ao sr. Stepheson Vieira Medeiros, no Palácio Rio Negro. (O Jornal, de 4 de setembro de 1969, p.5)

05 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

• Solenidade de comemoração do “Dia do Amazonas”, com concentração dos colégios de Manaus na praça General Osório às 7h30, cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil e do Amazonas às 8h, seguindo-se de oração de exaltação à Pátria por um membro do magistério secundário e do canto do Hino Nacional. Logo após, desfile dos alunos, partindo do “General Osório” e seguindo pelas artérias Epaminondas, Silva Ramos, Tarumã e Getúlio Vargas. Participaram do desfile 15 estabelecimentos e 3.360 estudantes. (O Jornal, de 3 de setembro de 1969, p.5)

• Governo do Estado assina contrato com a firma Irmãos Prata S/A para a construção do Estádio Vivaldo Lima. (O Jornal, de 5 de setembro de 1969, p.3)

• Lançamento da pedra fundamental do Conjunto Residencial dos funcionários da Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT), do Grupo Escolar e da sede da Associação do Pessoal da ECT, que serão construídos em terreno fronteiro ao Horto Municipal, na Estrada do Aleixo. (A Notícia, de 6 de setembro de 1969, p.5)

• Abertura dos “Jogos da Independência”, uma realização da Federação Universitária Amazonense, com a participação de alunos de diversos grupos escolares da cidade, representações esportivas universitárias, Federação Amazonense de Futebol e classes operárias, além de uma equipe de judô da Polícia Militar do Estado. A concentração foi às 8h da manhã na Praça São Sebastião, de onde saíram em passeata até o Estádio General Osório para assistirem ao hasteamento do Pavilhão Nacional. (O Jornal, de 23 de agosto de 1969)

• Aniversário de 27 anos do Ipiranga Futebol Clube, uma das primeiras agremiações sociodesportivas do populoso bairro da Cachoeirinha. À época, seu presidente era Sebastião Lapa. (Diário da Tarde, de 3 de setembro de 1969, p.3)

• Início da “1ª Exposição Filatélica de Manaus”, na Pinacoteca do Estado, realizada pela Empresa Archer Pinto e a Secretaria de Imprensa e Divulgação. (Jornal do Comércio, de 24 de agosto de 1969, p.8)

• O jornal A Notícia promove a 1ª Corrida Ciclística “Felix Fink”, com saída do Rio Preto e chegada em frente à redação do matutino, na Praça Tenreiro Aranha. O vencedor foi Orlando Pimentel, do Fast Clube. (A Notícia, de 6 de setembro de 1969, p.4)

• Festa de aniversário do Riama Clube, no Olímpico, com “The Blue Birds” como atração musical. (O Jornal, de 2 de setembro de 1969, p.3)

• Falecimento do médico e deputado estadual José Austregésilo de Medeiros Mendes, na Santa Casa de Misericórdia. (O Jornal, de 6 de setembro de 1969, p.2)

06 DE SETEMBRO – SÁBADO

• O Agrepo inaugura sua quadra de esportes denominada “Dr. Manoel C. Nogueira”. (A Notícia, de 6 de setembro de 1969, p.5)

• Inauguração da parte superior do Mercado “Jorge de Morais”, no bairro Educandos, construída pelo administrador do logradouro, sr. José Luís Figueiredo. (A Notícia, de 6 de setembro de 1969, p.5)

• Início da “1ª Feira de Ritmos do Amazonas”, promoção do jornal A Notícia realizada no Atlético Rio Negro Clube para escolher o melhor conjunto musical de 1969. Participaram os grupos “Gemini V”, “Os Brasas”, “The Rocks”, “The Sinners”, “Show 6”, “The Rights”, “Os Aristocratas”, “Os Pilantrões”, “The Blue Birds”, “The Blue Star”, “Os Tropicais”, “Os Mercenários”, “Os Embaixadores”, “Os Diplomatas”, “Os Musicais”, “The Brazilian Birds” e “Os Humildes”. (A Notícia, de 5 de setembro de 1969, p.5)

07 DE SETEMBRO – DOMINGO

• Desfile das tropas militares do Exército Nacional, pelas solenidades da Semana da Pátria. Participaram os batalhões do 27º Batalhão de Caçadores, Centro Intensivo de Guerra na Selva e Comando Militar da Amazônia, através da 12ª Região Militar, além da Polícia Militar do Estado e os Ex-Combatentes. (O Jornal, de 7 de setembro de 1969, p.5)

•  Aniversário de 14 anos de existência da Igreja Batista da Fé, localizada na rua Bela Vista, n. 98, bairro Santa Luzia, dirigida pelo pastor Raimundo Mendes Netto. (A Notícia, de 7 de setembro de 1969, p.5)

•  Delegacia da Receita Federal inaugura novo Posto de Fiscalização no Porto de Manaus e apresenta lancha para combate ao contrabando. (A Notícia, de 12 de agosto de 1969, p.6)

•  Lançamento do “Jornal da Mulher Moderna”, semanário dedicado a assuntos femininos e iniciativa das senhoras Maria Paula Oliveira, Carmen Andrade e Selma Oliveira. O jornal era impresso na Gráfica Rex. (A Notícia, de 23 de agosto de 1969, p.6)

• Aniversário de 77 anos do dr. Francisco Pereira da Silva, que foi deputado federal pelo Amazonas por várias legislaturas. (O Jornal, de 7 de setembro de 1969, p.3)

•  Aniversário do engenheiro Jayme Bittencourt de Araújo, que já foi prefeito de Manaus, deputado estadual e federal, presidente da Associação Comercial e do Olímpico Clube. (A Notícia, de 7 de setembro de 1969, p.6)

•  Aniversário de quatro anos do programa de rádio “Mudo Árabe”, produzido por Farid Amud e transmitido pela Rádio Baré. (O Jornal, de 7 de setembro de 1969, p.5)

08 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

• A Buzo Publicidade lança a “Revista Comemorativa dos 300 Anos de Manaus”, impressa na Editora Humberto Calderaro, com amplo material fotográfico em 60 páginas, que contam a história de Manaus de ontem e de hoje, num trabalho supervisionado por Wolfran Soares. (A Crítica, de 8 de setembro de 1969, p.3)

• Início do pré-vestibular do curso de enfermagem Ana Nery, na Santa Casa de Misericórdia. (A Crítica, de 3 de setembro de 1969, p.3)

09 DE SETEMBRO – TERÇA-FEIRA

• Lançamento do cigarro “Imperial”, com filtro, fabricado na Zona Franca de Manaus. “O cigarro é feito com tabaco importado da Virgínia e pode ser comparado aos melhores fabricados no estrangeiro”. À época, o assessor daquela indústria era Alberto Simonetti. (A Notícia, de 10 de setembro de 1969, p.8)

• Os Laboratórios “Parke Davis” realizam, nos salões do Atlético Rio Negro Clube, coquetel de lançamento do novo composto químico denominado “Camolar”, indicado para erradicação da malária. (A Notícia, de 3 de setembro de 1969, p.8)

Por Durango Duarte.

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.