31ª SEMANA – JULHO-AGOSTO DE 1969

compartilhe

30 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

• Posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Calçados de Manaus, presidido por Alcides Ramos Paes. (Jornal do Comércio, de 23 de julho de 1969, p.8)

• Início do “Concurso Literário Estudantil” promovido pela Resende Comércio e Representação (Recor), do Rio de Janeiro, em parceria com o matutino “O Jornal” e a agência de turismo Selvatur. As provas do concurso foram distribuídas nas escolas pela sra. Judite Teixeira, gerente da Recor, iniciando pelo Instituto de Educação do Amazonas (IEA). (O Jornal, de 29 de julho de 1969, p.3)

• O vespertino “Diário da Tarde”, da família Archer Pinto, vence o concurso de melhor manchete sobre a viagem da Apolo 11 à Lua, promoção do Restaurante Chapéu de Palha, com patrocínio da Suframa. O título da manchete campeã foi “No caminho do infinito”. (Jornal do Comércio, de 31 de julho de 1969, p.8)

31 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

• Aniversário de seis anos de fundação das Centrais Elétricas do Amazonas S.A. (Celetramazon). (Jornal do Comércio, de 31 de julho de 1969, p.8)

• Posse da primeira diretoria da Associação Recreativa Celetramazon, cujo presidente era Manuel Maria do Amorim Nogueira. (Diário da Tarde, de 31 de julho de 1969, p.4)

• Após 11 anos de atividades, fecha as portas o “Fazano Lanches”, de propriedade de Salomão Isaac Abrahão. (Jornal do Comércio, de 31 de julho de 1969, p.8)

• Escola de Enfermagem de Manaus, dirigida pela professora Iraildes Alves Ferreira, diploma nova turma de Auxiliares de Enfermagem, com cerimônia de entrega de certificados na Capela do Preciosíssimo Sangue. (O Jornal, de 26 de julho de 1969, p.5)

• Comemoração dos 66 anos de fundação da Igreja Presbiteriana Independente, no Brasil, no novo templo da rua Codajás, em Cachoeirinha. (O Jornal, de 31 de julho de 1969, p.2)

1º DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

• Início da construção da Faculdade de Engenharia, no Campus Universitário localizado na estrada do Contorno. (Jornal do Comércio, de 1º de agosto de 1969, p.8)

• Início da Assembleia de Circuito da Sociedade Torre de Vigia, Bíblia e Tratados (Testemunhas de Jeová), na União Operária Amazonense, à avenida Sete de Setembro, com a presença de congressistas de várias cidades do interior e de diversos locais do país. (O Jornal, de 30 de julho de 1969, p.2)

02 DE AGOSTO – SÁBADO

• Inauguração oficial da agência do Banco do Estado de São Paulo S.A. (Banespa) em Manaus, com a presença do governador Abreu Sodré (SP). Seu gerente era Elward Revoredo e o subgerente, Aloysio Aciolly. (O Jornal, de 29 de julho de 1969, p.5)

• Lançamento da linha Manaus-São Paulo-Manaus pela empresa Viação Aérea São Paulo (Vasp), com a utilização do jato Boeing 737. (O Jornal, de 29 de julho de 1969, p.5)

• O criminalista e jornalista Carlos Araújo de Lima é eleito à Academia Amazonense de Letras, para ocupar a cadeira de número 37, cujo patrono era seu pai, Benjamin Lima, um dos fundadores e primeiro presidente da AAL. (Jornal do Comércio, de 3 de agosto de 1969, p.8)

03 DE AGOSTO – DOMINGO

• O Grupo Infantil Bambi de Teatro e Danças apresenta o espetáculo “Branca de Neve e os 7 Anões”, no Teatro Amazonas. (O Jornal, de 29 de julho de 1969, p.3)

• Inauguração da pista de dança do Restaurante Chapéu de Palha, com apresentação do conjunto musical “Os Diplomatas”, em programação elaborada pelo cronista social Epami, da coluna Sociedade Clubes e Festas, do jornal “A Notícia”. (A Notícia, de 30 de julho de 1969, p.5)

04 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA

• O Escritório de Engenharia Antony Pereira & Cunha entrega ao superintendente da Suframa, cel. Floriano Pacheco, o projeto de urbanização do Distrito Industrial de Manaus. (Jornal do Comércio, de 5 de agosto de 1969, p.8)

• Início das aulas do curso intensivo de preparação aos vestibulares de Medicina, Farmácia e Odontologia, criado pelo “Curso Transplante”. (A Notícia, de 30 de julho de 1969, p.5)

Por Durango Duarte.

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.