27ª SEMANA – JULHO DE 1969

compartilhe

02 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

• O presidente da Companhia de Habitação do Amazonas (Cohab-AM), major José Ribamar Nunes Moreira, designa um grupo de trabalho formado por funcionários do órgão (Amaury Guimarães Faria, Antônio Uchôa, José Roberto Cavalcanti, Adail Rebelo, Mário Roberto Santana, Carlye Moreira e Antenor Amazonas) para estruturar a urbanização da Ponta Negra. “Trata-se de uma obra grandiosa, que incluirá praias, balneários, campos de férias, clubes de iatismo, transformando aquele logradouro em verdadeira cidade dentro de outra, motivo porque receberá o nome de Nova Manaus”. (A Notícia, de 3 de julho de 1969, p.8)

• A Paraense Transportes Aéreos inaugura loja de passagens na rua Lobo D’Almada, n. 49, esquina com Henrique Martins. (A Notícia, de 5 de julho de 1969, p.5)

03 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

• Cerimônia de instalação do Comando Militar da Amazônia e da 12ª Região Militar, em Manaus, comandados pelo general Rodrigo Otávio Jordão Ramos. O evento ocorreu na Praça General Osório. (O Jornal, de 28 de junho de 1969, p.5)

• Aprovação do projeto do Entreposto de Pesca de Manaus, por meio da Portaria n. 262, assinada por Antônio Maria Nunes de Souza, titular da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe). (A Notícia, de 15 de julho de 1969, p.5)

04 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

• Inauguração da nova sede do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), na avenida Joaquim Nabuco, n. 1.286. (A Notícia, de 27 de junho de 1969, p.6)

• O governador Danilo Areosa envia mensagem e projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo a doação de, aproximadamente, 300 mil hectares de terras do Estado, situadas ao longo da rodovia Manaus-Caracaraí, para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), destinadas à implantação de um centro agropecuário. (O Jornal, de 5 de julho de 1969, p.5)

• O Tattwa Nirvana, na avenida João Coelho, n. 806, realiza uma Sessão Branca em homenagem a Álvaro Botelho Maia. (O Jornal, de 3 de julho de 1969, p.2)

05 DE JULHO – SÁBADO

• Fundação da Associação da Celetramazon (Centrais Elétricas do Amazonas), dirigida provisoriamente por Manoel Maria Nogueira (presidente); Raimundo de Souza Almeida (vice); Raimundo Francisco Chagas (secretário); José Carlos da Silva Lima (tesoureiro), e Renato Camundongo Almeida e Paulo Roberto Viegas (diretores de esporte). (A Notícia, de 5 de julho de 1969, p.5)

• O cantor Leno se apresenta na inauguração da “Festa de Verão”, promovida por Josué Filho no terreno perto da sede do Fast Clube. (A Crítica, de 2 de julho de 1969, p.11)

06 DE JULHO – DOMINGO

• Eleição da nova diretoria do Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Empregados na Indústria de Serrarias, pleito realizado na Casa do Trabalhador do Amazonas: Francisco Tabosa Veras, presidente; Raimundo Leal da Silva, vice-presidente, e Elizeu Cauassa, 1º secretário. (Diário da Tarde, de 9 de julho de 1969, p.3)

• Inauguração do Parque de Diversões Bandeirante, na Praça 14, em frente ao Grupo Escolar Luizinha Nascimento, com roda-gigante, carrossel, “dangle”, tiro ao alvo e pista de automóveis. (A Crítica, de 5 de julho de 1969, p.5)

• Início da excursão “Triângulo Dourado”, promovida pela Avianca, levando amazonenses para Bogotá, Los Angeles e Miami, com visita à Disneylândia. (A Notícia, de 3 de julho de 1969, p.6)

• Inauguração do conjunto de piscinas e quadras de esporte do Círculo Militar de Manaus. A cerimônia foi presidida pelo general Rodrigo Otávio, comandante do CMA e da 12ª Região Militar. (A Notícia, de 8 de julho de 1969, p.5)

• O Centro Social de Flores (Cohab-AM) realiza festa folclórica, no Patronato Santa Therezinha, em benefício da construção da sua sede. (O Jornal, de 3 de julho de 1969, p.3)

07 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA

• Início das aulas do “João XXIII”, cursinho pré-vestibular de Assistência Social, localizado na rua Saldanha Marinho, em frente à sede do Nacional Futebol Clube. (A Notícia, de 6 de julho de 1969, p.5)

• O time de voleibol masculino do Nacional Futebol Clube conquista a taça “Cidade de Manaus”, vencendo o Olímpico Clube por 3 sets a 2. (Diário da Tarde, de 8 de julho de 1969, p.4)

08 DE JULHO – TERÇA-FEIRA

• Aniversário do comandante Militar da Amazônia e da 12ª Região Militar, general Rodrigo Otávio Jordão. (A Crítica, de 7 de julho de 1969, p.11)

• Aniversário de 39 anos de existência do clube da “estrela de ouro”, o Fast Clube. (A Crítica, de 8 de julho de 1969, p.7)

• O Instituto de Idiomas Yázigi, em colaboração com a Varig, leva estudantes amazonenses para um curso de inglês na Universidade de Califórnia. “Este ano são cerca de 30 estudantes, os quais permanecerão um mês nos Estados Unidos, aprendendo o idioma e visitando centros importantes daquele país, inclusive a famosa Disneylândia e Hollywood”. (Jornal do Comércio, de 8 de julho de 1969, p.8)

Por Durango Duarte.

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.