23ª semana de 1969

compartilhe

04 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA

• O governador Danilo Areosa envia à Assembleia Legislativa mensagem acompanhada de anteprojeto de lei, autorizando a doação de terreno do Estado, na estrada do Bombeamento, para a Sociedade Industrial de Manaus Ltda. (SIM), destinado à construção de uma fábrica de meias de nylon e outros artigos femininos. (A Notícia, de 5 de junho de 1969, p.5)

• O Diretório Regional da Arena manda celebrar missa de 30º dia em sufrágio da alma do senador Álvaro Maia. “Após o ato religioso, os diretores irão ao cemitério de São João Batista, em visita ao túmulo do ex-governador e interventor do Amazonas. À noite, pela Rádio Baré, haverá um programa de invocação da figura daquele que, por mais de 30 anos, participou ativamente da vida pública e da política em nosso Estado”. (Jornal do Comércio, de 3 de junho de 1969, p.8)

06 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

• Coquetel de aniversário de 66 anos de fundação do Ideal Clube, que era presidido por Carlos Augusto Carneiro. (O Jornal, de 7 de junho de 1969, p.3)

• Inauguração do Novo Posto Sabbá, de propriedade do sr. José Ambrósio Assayag, localizado à rua Belém, adiante da rua Paraíba. (O Jornal, de 7 de junho de 1969, p.5)

• Alunas do 2º Ano Pedagógico do Colégio Brasileiro realizam festa na sede do Nacional Futebol Clube, com a participação do conjunto “The Blue Birds”. (O Jornal, de 3 de junho de 1969, p.3)

07 DE JUNHO – SÁBADO

• Lançamento da pedra fundamental da sede do Fazendário Clube, que será construído ao lado do seu balneário, na estrada do Parque 10 de Novembro. O projeto arquitetônico e a construção foram designados a Severiano Porto. O presidente do Fazendário era Mário Seixas de Melo. (O Jornal, de 7 de junho de 1969, p.5)

• Festa de encerramento da terceira edição dos “Jogos Universitários do Amazonas”, nos salões do Atlético Rio Negro Clube. A grande vitoriosa do ano foi a Faculdade de Filosofia, campeã em vôlei masculino, vôlei feminino, basquetebol, atletismo masculino, atletismo feminino e tênis de mesa masculino. Medicina foi a segunda colocada (futebol de campo, xadrez, natação feminina e tênis de mesa feminino) e Economia, a terceira (futebol de salão e natação masculina). (A Crítica, de 9 de junho de 1969, p.7)

08 DE JUNHO – DOMINGO

• Torcida organizada do Nacional Futebol Clube faz sua primeira aparição pública, em grande passeata pelas ruas da cidade. “O desfile que os nacionalinos preferiram chamar de a ‘festa da bandeira’ sairá da Praça São Sebastião, às 8 horas”. (O Jornal, de 5 de junho de 1969, p.10)

• Suely Veras, candidata do Nacional Futebol Clube, é eleita Miss Amazonas 1969, em evento realizado na sede do Atlético Rio Negro Clube, concurso promovido pelos Diários e Emissoras Associados. Maria Regina Fernandes (representante de Manacapuru) e Ondina Pereira (da Associação Recreativa Bansul) sagraram-se princesas. (Jornal do Comércio, de 9 de junho de 1969, capa)

10 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA

• Instalação da agência da Selvatur em um box do Nelba Hotel, no Rio de Janeiro, dirigida por Carlos Bindá. “Uma vasta programação foi elaborada cuidadosamente para a agência carioca da empresa amazonense. De princípio, todas as agências de viagens serão visitadas e a elas fornecidas informações sobre as nossas condições, além de cartazes sobre Manaus e o Amazonas de modo geral”. (O Jornal, de 8 de junho de 1969, p.8)

• A colônia portuguesa em Manaus realiza festa de comemoração do “Dia da Raça”, no Luso Sporting Clube. “Os lusitanos escolheram o dia do nascimento de Camões para comemorações das glórias e feitos da civilização lusitana”. (A Notícia, de 10 de junho de 1969, p.6)

Por Durango Duarte.

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.