17ª semana de 1969

compartilhe

23 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA

Aniversário da jornalista Maria de Lourdes Archer Pinto. (A Crítica, de 25 de abril de 1969, p.7)

• Toma posse na Academia Amazonense de Letras o poeta Sebastião Norões, eleito para ocupar a cadeira que tinha como patrono o poeta Raimundo Monteiro. O discurso de saudação foi proferido pelo acadêmico Mário Ypiranga Monteiro. (A Crítica, de 23 de abril de 1969, p.8)

• Cerimônia de posse da nova diretoria do Centro Educacional Christus do Amazonas, com Orígenes Júnior, presidente; Carlos Seffair, vice-presidente, e Adriano Antony, tesoureiro. (A Crítica, de 24 de abril de 1969, p.5)

24 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA

A União Esportiva Portuguesa (UEP) divulga o regulamento do concurso “Canção-Tema do 3º Centenário” que premiará as melhores composições feitas especialmente para a data, com possibilidade de se tornar o hino da cidade de Manaus. (Jornal do Comércio, de 25 de abril de 1969, p.5)

25 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA

• O Departamento Regional do Sesi reabre o Clube Social “Morvand de Figueiredo”, no bairro São Raimundo. (Jornal do Comércio, de 25 de abril de 1969, p.8)

• Inauguração da boutique “Pret-à-Porter”, na avenida Eduardo Ribeiro, de propriedade da senhora Judith Whitloik. (Jornal do Comércio, de 26 de abril de 1969, p.3)

26 DE ABRIL – SÁBADO

• A Companhia Industrial e Comercial Brasileira de Produtos Alimentares Nestlé inaugura as novas e modernas instalações da sua representação em Manaus, à rua dos Barés, n. 356, no Centro. (Jornal do Comércio, de 19 de abril de 1969, p.8)

•  Comemoração de aniversário do Lions Clube de Manaus – Vitória Régia, cujo presidente era Roberto Caminha. O evento ocorreu na “Varanda Tropical” do luxuoso Hotel Amazonas. (Jornal do Comércio, de 20 de abril de 1969, p.3)

27 DE ABRIL – DOMINGO

• Diretório Acadêmico “12 de Maio”, do Curso de Enfermagem da Universidade do Amazonas, realiza a “Festa do Termômetro”, em homenagem às calouras. O local do evento foi na própria Escola de Enfermagem. (Jornal do Comércio, de 26 de abril de 1969, p.3)

• Comemoração de aniversário de 17 anos de fundação do Grêmio Guanabara Clube, presidido por Clemente Simões. (Jornal do Comércio, de 1º de maio de 1969, p.3)

28 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA

Início de temporada de luta livre no Ginásio Flamengo, com 15 lutadores contratados pelo empresário Paulista. São eles: Netuno, Romano, Mineiro, Tarzan, Kid, Eutrópio, Oder Demônio, Tigre Voador, Silva, Ubiratam, Alfredo, Jesus, Jevenal Varas, Urso e Russo. A mesa julgadora era composta do tenente-coronel Alcimar Pinheiro; drs. Joaquim Parente e Aluízio Oliveira; médicos Jair Cavalcanti e Tereza Cavalcanti; e enfermeiro Raimundo. (Jornal do Comércio, de 24 de abril de 1969, p.4)

29 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA

Reunião do Grupo Executivo do Estádio Vivaldo Lima, no escritório do colegiado que fica ao lado do “Tartarugão”. “Como destaque especial, a reunião desta tarde, do Grupo Executivo, será presidida pelo governador Danilo Duarte de Matos Areosa, que agora mais do que nunca mostra-se disposto a entregar o ‘Maracanã do Norte’ ao povo amazonense até o fim do corrente ano. (O Jornal, de 29 de abril de 1969, p.12)

Por Durango Duarte.

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.