13ª semana de 1969

compartilhe

27 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA

• O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas, Garcitilzo Lago Silva, confirma a criação do Curso de Jornalismo junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, mas diz que as aulas se iniciarão somente em 1970 por falta de cobertura orçamentária. (Diário da Tarde, 28 de março de 1969, capa)

28 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA

• Instalação da Associação Brasileira de Técnicos em Administração (ABTA), Seção Amazonas. Sua primeira diretoria eleita era formada por Randolpho Bittencourt, presidente; Leonardo Parente de Araújo, 1º Vice; Mário Coelho Amorim, 2º Vice; João Batista Guerra, secretário; Elizabeth Donald, tesoureiro, e João Bosco Evangelista, diretor administrativo. (Jornal do Comércio, de 30 de março de 1969, p.8)

29 DE MARÇO – SÁBADO

• Inauguração de uma pista de autorama com controle remoto, no Salão Sul da sede do Ideal Clube, agremiação presidida por Carlos Carneiro. (Jornal do Comércio, de 29 de março de 1969, p.3)

• Aniversário de 16 anos do Raiz Esporte Clube, agremiação filiada à Federação Amazonense de Futebol, da qual é fundadora. Seu presidente era Francisco Corrêa Lima. (O Jornal, de 29 de março de 1969, p.12)

31 DE MARÇO – SEGUNDA-FEIRA

• O Governo do Estado realiza programação em comemoração ao 5º aniversário da Revolução de Março de 64, com alvorada festiva na Praça do Congresso, depois, missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, celebrada pelo arcebispo dom João de Souza Lima, seguida por formatura e desfile das tropas da Guarnição Federal na Praça de General Osório, e, finalizando, à noite, com coquetel no Atlético Rio Negro Clube. (Jornal do Comércio, de 30 de março de 1969, p.8)

• Em homenagem à Revolução de Março de 1964, o prefeito Paulo Pinto Nery inaugura moderno estacionamento na Praça Marquês de Santa Cruz “com o alto objetivo de resolver o problema do estacionamento de veículos que atualmente chegam a impedir o tráfego nas ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias e outras”. (Diário da Tarde, de 28 de março de 1969, capa)

• A Superintendência da Zona Franca de Manaus realiza cerimônia de assinatura de convênio com a Companhia de Eletricidade de Manaus, o Departamento Rodoviário Municipal, a Fundação SESP e o Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas para a implantação da infraestrutura do Distrito Industrial de Manaus. O evento ocorreu no prédio da Assessoria de Coordenação e Planejamento da Suframa, à rua Leonardo Malcher, n. 924. (Jornal do Comércio, de 30 de março de 1969, capa)

• Abertura da exposição do fotógrafo Marcos Corrêa Lima, intitulada “Manaus 300 Anos”, na Pinacoteca do Estado, localizada no edifício da Biblioteca Pública, à rua Barroso, Centro. São 100 painéis que mostram duas épocas distintas de nossa cidade. (O Jornal, de 1º de abril de 1969, p.9)

• A Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Amazonas e Acre lança em Manaus o selo comemorativo ao Centenário de Morte de Allan Kardec. (Jornal do Comércio, de 28 de março de 1969, p.5)

1º DE ABRIL – TERÇA-FEIRA

• Início do ano letivo para os cursos de Farmácia, Bioquímica e Odontologia da Universidade do Amazonas. (Jornal do Comércio, de 30 de março de 1969, p.3)

• Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos lança selo em homenagem ao Visconde de Rio Branco. (Jornal do Comércio, de 1º de abril de 1969, p.8)

Por Durango Duarte.

Clique aqui e leia a série 50 anos (1969-2019).

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.