Um acervo composto de diversas notícias e matérias publicadas e extraídas dos principais jornais que circularam no Amazonas. Trazendo curiosidades, fatos e datas históricas do Estado e da cidade de Manaus.

Invasão espacial: Discos Voadores em Manaus

Você tem medo de disco voador? Acredita? Tem vontade de vê-los? Será que são de Marte? Eles estão aparecendo em Manaus. Muitas pessoas já viram. A maioria dos caos foram registrado a noite.
Visualizar

Lançamento do Primeiro Barco à Álcool em Manaus

Lançamento do barco comercial Coari, o primeiro no mundo movido à álcool. O Barco faria parte da frota da Cobal, Companhia Brasileira de Alimentos e atenderia a população ribeirinha.
Visualizar

Comércio proibido em Manaus: marreteiros

Surgiram há mais de uma década e se espalharam pelas calçadas. Eram as chamadas 'lojas rasteiras', que vendiam de tudo, até 'suspensório pra cobra'.
Visualizar

O que fizeram os vereadores de Manaus em 1974?

Tanto o MDB quanto a ARENA realizaram um trabalho digno de aplausos, tanto que a grande maioria deles elegeu-se nas eleições de novembro para a Assembleia Legislativa do Amazonas.
Visualizar

Federação Amazonense de Culturismo

Promovido pela Federação Amazonense de Culturismo, o primeiro torneio de cultura física promete ser um grande sucesso, pois atletas de todos os pesos irão exibir suas habilidades.
Visualizar

Autoridades esqueceram o aniversário de Manaus

Passou em branco o 140º aniversário da cidade de Manaus. Não se viu nenhuma festa ou homenagem pela passagem da data histórica. As pessoas sequer sabiam que ontem foi aniversário da cidade.
Visualizar

Primeiros Dois Casos de AIDS Confirmados em Manaus

Segundo informação do médico José Carlos Sardinha, dois casos de AIDS já foram diagnosticados em Manaus, no Ambulatório Alfredo da Matta.
Visualizar

Manaus ganha um moderno Hospital, década de 1980

Este novo Pronto Socorro de Fraturas está capacitado para atender qualquer tipo de tratamento na especialidade com raio X e centro cirúrgico, 24 horas por dia.
Visualizar

Jorge de Moraes, primeiro prefeito eleito de Manaus

Começou em 1910, com Jorge de Moraes, o primeiro prefeito eleito desta capital. A eleição de prefeito durou até 1922 quando ocorreu a mudança do sistema político.
Visualizar

Primeira mulher taxista de Manaus

Maria Olinda diz que não sabe o medo que as mulheres têm. Acho que nunca viram uma mulher dirigir táxi. Toda vez que paro para uma mulher, dificilmente entram no meu carro.
Visualizar

Morre o construtor de bumbás Lauro Chibé

Lauro Queiroz de Souza, mais conhecido como Lauro Chibé faleceu dia 29 de dezembro de 1987. Em seu livro de registro consta os nomes dos participantes dos bumbás e os recursos usados.
Visualizar

Clube Cientistas de amanhã

No salão nobre da União dos Estudantes do Amazonas, foi lançado o Clube Cientistas de Amanhã. O projeto visava despertar nos jovens o amor pela ciência e experiência de laboratórios.
Visualizar

Desfiles no Estádio General Osório

Imagem do Estádio General Osório no centro de Manaus, onde se comemorava a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, com um desfile escolar.
Visualizar

As Pilhas Ray-O-Vac Chegam a Manaus

As pilhas, um total de 1.500 caixas, chegaram pelo navio Cynthia e foram distribuídas no comércio da Zona Franca já todas vendidas, mesmo com um valor mais caro que as importadas.
Visualizar

Aniversário de José Lindoso

Matéria sobre o aniversário de José Lindoso, que foi governador e professor da Faculdade de Direito.
Visualizar

Inauguração da Avenida Castelo Branco

Avenida Presidente Castelo Branco, antiga Waupés, inaugurada em 31 de março em comemoração ao 4º aniversário da Revolucão de 1964 na administração do prefeito Paulo Pinto Nery.
Visualizar

Sede do Clube Sírio Libanês do Amazonas

Fachada do antigo prédio na Rua Miranda Leão, que serviu inicialmente de sede da Colônia Sírio Libanesa em Manaus, depois foi sede do Atlético Barés Clube.
Visualizar

Avenida Waupés Asfaltada

Vista parcial da grandiosa Waupés, rua que foi traçada para facilitar a distribuição do trânsito em nossa cidade e aproximar mais o centro da cidade.
Visualizar

Inauguração da Granja da Polícia Militar

Danilo de Mattos Areosa e o coronel Omar da Silveira marcaram presença na inauguração da Granja da Polícia Militar do Estado localizada no Km 95 da AM-010 (rodovia Manaus-Itacoatiara).
Visualizar

Linhas Aéreas da Espanha, IBERIA

A Firma Imporbrás, Importadora Brasileira, localizada na rua Rui Barbosa centro de Manaus, foi a escolhida para oferecer os planos de viagem da IBERIA.
Visualizar

A Moderna Fábrica Baré

Fábrica Baré, Indústria Amazonense de Bebidas, situada a rua José Clemente, centro de Manaus. Nas imagens, a fachada da Fábrica e as máquinas utilizadas para engarrafar os refrigerantes.
Visualizar

Professor Pedro Silvestre e o Título de Cidadão de Manaus

Na edição de 28 de dezembro do O Jornal, foi publicada a homenagem ao professor Pedro Silvestre da Silva, que sempre foi um batalhador da causa do ensino em nossa terra.
Visualizar

Reinauguração do Teatro Amazonas

Matéria sobre a reinauguração do Teatro Amazonas em 1961 e que contou com a presença do governador do Estado, Gilberto Mestrinho. A inauguração ocorreu em 26 de janeiro.
Visualizar

As Casas Populares da COHAB-AM

Aérea do conjunto residencial com 362 casas construídas no bairro da Raiz. As casas foram construídas pela Companhia de Habitação do Amazonas, COHAB-AM.
Visualizar

Recenseamento do IBGE no Amazonas

Distribuído à imprensa pela Inspetoria Regional de Estatística do IBGE o boletim informativo que afirmava a existência de 740.010 almas no Amazonas, contra 514.099 do recenseamento de 1950.
Visualizar

Visita do Comandante do 4º Distrito Naval

Em visita a Manaus, o novo comandante do 4º Distrito Naval contra-almirante Octávio José Sampaio Fernandes, foi recebido no Aeroporto de Ponta Pelada pelo governador Danilo Areosa.
Visualizar

O surgimento da Rua Tapajós

Trecho da Rua Tapajós, entre as ruas Leonardo Malcher e Ramos Ferreira. Antes a rua era um grande buraco, após terraplanagem transformou-se em uma importante via pública.
Visualizar

Rua Waupés atual avenida Castelo Branco

Obra na Rua Waupés, realizada na administração do prefeito Paulo Pinto Nery. Após inaugurada, a rua receberia o nome de Avenida Castelo Branco em homenagem ao falecido presidente do Brasil.
Visualizar

A Rainha do Carnaval da Zona Franca de 1968

Ana Maria Lima Araújo, eleita Rainha do Carnaval da Zona Franca de 1968. Ana Maria ganhou como prêmio passagens para se hospedar em um hotel de luxo em Miami, Estados Unidos.
Visualizar

Torre da Igreja dos Remédios é atingida por avião

O jato perdeu um pedaço da sua asa quando bateu na cruz da Igreja dos Remédios. Observe os pedaços que caíram sobre a praça, a torre da igreja danificada pelo forte impacto.
Visualizar

Lançamento do Novo Avião da Cruzeiro do Sul

Imagem do avião da Companhia de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, no aeroporto de Manaus, que lançou suas linhas domésticas de Manaus para Boa Vista, território de Roraima.
Visualizar

A Fábrica de Tecidos Matinha S.A

Imagem das máquinas modernas da Fábrica de Tecidos Matinha S.A que estavam sendo utilizadas em fase experimental na tecelagem de juta. A empresa era na Matinha, atual Presidente Vargas.
Visualizar

Lançamento do Edifício David Nóvoa

Matéria sobre o lançamento do Edifício David Nóvoa, na Avenida Joaquim Nabuco de esquina com a Rua Lauro Cavalcante, centro de Manaus.
Visualizar

Inauguração do Grupo Escolar Waldemar Pedrosa

Na foto, a primeira dama do Amazonas Violeta Areosa corta a fita simbólica de inauguração do “Grupo Escolar Ministro Waldemar Pedrosa” no município de Parintins, interior do Amazonas.
Visualizar

Inauguração da Secretaria de Saúde do Amazonas

Imagem da nova sede da Secretaria de Saúde do Estado Amazonas, localizada na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com Lauro Cavalcante, centro de Manaus.
Visualizar

Procissão de São Cristóvão em Manaus

Imagem da tradicional procissão em homenagem a São Cristóvão, patrono dos motoristas. Na imagem a procissão cumpre a programação e passa pela Avenida Eduardo Ribeiro.
Visualizar

Marciléia Carvalho, a Miss Educação 1968

Miss Educação 1968, professora Marciléia Carvalho, representante da Secretaria de Educação no Concurso Miss Funcionária Pública. O concurso de beleza era promovido pelo Fazendário Clube.
Visualizar

Inauguração do Ginásio Castelo Branco

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.
Visualizar

Inauguração da Celetramazon em Humaitá

Em viagem pelo interior do Amazonas, o governador Danilo Areosa inaugurou a Central Elétrica no município de Humaitá construída pela Central Elétrica do Amazonas S.A. - Celetramazon.
Visualizar

Inauguração do Restaurante Chapéu de Palha

De autoria de Severiano Porto, o Restaurante Chapéu de Palha, dotado de cozinha regional, foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1968, no bairro de Adrianópolis.
Visualizar

Inauguração da Casa dos Óleos

Inauguração da Casa dos Óleos mais conhecida como C.O, com produtos importados e nacionais. O supermercado C.O era um dos mais modernos do país.
Visualizar

Embaixador da Suécia visita Manaus

Matéria sobre a visita do embaixador da Suécia, o conde Gustav Bonde e sua esposa a condessa Elizabeth Bonde a cidade de Manaus.
Visualizar

Estrada do Hospital Antônio Aleixo

Matéria sobre como se encontrava em péssimas condições a estrada que levava ao Hospital Antônio Aleixo em Manaus (foto superior).
Visualizar

Inauguração do Novo Prédio da Alfândega de Manaus

Recorte de jornal sobre a solenidade de inauguração do novo prédio da Alfândega de Manaus que ocorreu no dia 17 de janeiro de 1909. Com a presença da população e de autoridades.
Visualizar

Lóris Cordovil em Manaus

Fotografia tirada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes dos amigos de longa data, o Capitão Lóris Cordovil e Heliando Maia. O Capitão é filho do ex prefeito de Manaus.
Visualizar

Inauguração do Bowling Center de Manaus

Matéria sobre a inauguração em 29 de fevereiro de 1968, do Bowling Center de Manaus com seis pistas para a prática de boliche.
Visualizar

Indústria de Fiação e Tecelagem de Juta

Matéria sobre a inauguração da Indústria de Fiação e Tecelagem de Juta do Amazonas, de propriedade da Fábrica de Tecidos Matinha S.A.
Visualizar

Lançamento dos Novos Uniformes da Avianca

Apresentação dos novos uniformes das comissárias de voo da empresa Avianca. Os uniformes receberam bênção papal após serem utilizados no início do Congresso Eucarístico Internacional.
Visualizar

Primeiro aniversário da Zona Franca de Manaus

Comemoração do primeiro aniversário da Lei nº 288, que reformulou a Zona Franca de Manaus - ZFM pelo então presidente Humberto Castelo Branco.
Visualizar

Viagem inaugural entre Manaus e Boa Vista

Matéria sobre a viagem inaugural do primeiro voo entre Manaus e Boa Vista pela então companhia aérea Cruzeiro do Sul.
Visualizar

Inauguração do Banco Comercial do Pará

Imagem do grupo de empresários que compareceram à inauguração da nova sede comercial do Banco Comercial do Pará, na Rua Guilherme Moreira, ao lado da agência da VASP, em Manaus.
Visualizar

Lotação do Cemitério São João Batista

Com a Lotação do Cemitério São João Batista, o prefeito Paulo Pinto Nery teve que abrir novos cemitérios em Manaus.
Visualizar

A Fábrica de Rações da Moageira

Imagem das máquinas da fábrica de rações construída e montada tecnicamente pela Indústria Moageira de Trigo Amazonas S.A., em terreno vizinho ao Moinho de Trigo, na Colônia Oliveira Machado.
Visualizar

Linha de ônibus entre Manaus e Rio Preto

Matérias sobre a inauguração da linha de ônibus entre Manaus para o Rio Preto, feita pela Empresa Aruetê Ltda. Mesmo com preços reduzidos a Empresa oferecia conforto aos seus passageiros.
Visualizar

Almoço entre Raimundo Parente e Desiré Guarany

Foto do deputado Raimundo Parente junto ao senador Desiré Guarany e Silva, enquanto almoçavam e conversavam no Palácio do Rádio, convidados pela Sra. Maria de Lourdes diretora do O Jornal.
Visualizar

Inauguração da Usina Elétrica de Urucará

Matéria sobre a inauguração da usina elétrica de Urucará que contou com a presença do governador do Amazonas Danilo de Mattos Areosa.
Visualizar

Entrega do prêmio da Loteria do Estado

Alberto Rodrigues do Nascimento do município de Itacoatiara, recebeu das mãos da primeira do Estado, Sra. Violeta de Mattos Areosa, o cheque referente ao primeiro prêmio da Loteria Estadual.
Visualizar

Moderna oficina de eletrônicos de Isaac Benchimol

Interior da oficina de eletrônicos de propriedade do sr. Isaac Benchimol. A oficina estava preparada para substituir as peças de qualquer aparelho importado pela Zona Franca de Manaus.
Visualizar

Construção da Sede do INPS

Matéria sobre a construção da sede regional do INPS, Instituto Nacional de Previdência Social, na esquina das ruas Guilherme Moreira e Quintino Bocaiuva.
Visualizar

Obras da Estrada do Contorno

Foto da Estrada do Contorno, trecho de ligação ao Aeroporto de Ponta Pelada. A obra foi realizada pela Firma dos Irmãos Prata, no governo do prefeito Paulo Pinto Nery.
Visualizar

Apresentação do Coral João Gomes Júnior

Fotografia do Coral João Gomes Júnior, tirada em frente ao Monumento de Abertura dos Portos. O Coral era regido pelo maestro Dirson Costa.
Visualizar

Vias de ligação ao bairro Japiim

Comandada pelo engenheiro Orlando Holanda Cabral, o Departamento Rodoviário Municipal, fez a ligação da Rua Tefé à Dr. Machado, aproximando o Japiim do centro e a outros bairros adjacentes.
Visualizar

Manaus, a Primeira Cidade a Ter o Playtape

Matérias sobre o Playtape, toca fitas de fabricação japonesa, que chegou a Manaus graças aos incentivos da Zona Franca de Manaus em 1967.
Visualizar

A Manutenção do Calçamento da Praça São Sebastião

Matéria sobre a manutenção do tradicional calçamento da Praça São Sebastião. Intocável, foi assim que o interventor da cidade, Paulo Pinto Nery se referiu à Praça São Sebastião.
Visualizar

Produtos estrangeiros na Zona Franca de Manaus

Foto dos aparelhos eletrônicos que formavam o mostruário da Firma Peikard, do Panamá. Em Manaus, a firma Peikard era representada pela Firma L. Barros e Cia, de Flávio Barros.
Visualizar

A Cheia do Igarapé do Quarenta em 1967

Matéria sobre a grande cheia do Igarapé do Quarenta em 1967, que deixou várias casas e palafitas alagadas no mês de junho no bairro de Educandos
Visualizar

Construção da Cidade Universitária

Imagem do início dos trabalhos de construção, com o lançamento da Pedra Fundamental, da Cidade Universitária localizada na Estrada do Contorno, Bairro Japiim.
Visualizar

Eduardo Ribeiro e as Luzes de Natal

Foto tirada, a noite, da Eduardo Ribeiro toda decorada para as festas de fim de ano, com luzes multicoloridas e muita arte. A população parabeniza os decoradores pelo lindo trabalho.
Visualizar

Iluminação do Parque Amazonense

Com a inauguração da nova iluminação o Parque Amazonense poderá receber partidas noturnas. A noite irá se transformar em dia com os 100 refletores de 1.500 walts cada.
Visualizar

O novo prédio de Filosofia da UFAM

Matéria sobre a restauração e adaptação de um prédio no centro de Manaus onde ficariam instalados os cursos de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Amazonas.
Visualizar

Lancha da Agência Selvatur

Matéria sobre a nova lanche adquirida pela Agência de Turismo Selvatur, que iria levar os turistas em passeios para conhecer a região.
Visualizar

Um bosque na Eduardo Ribeiro

Matéria sobre um bosque que se criou na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus, onde era o edifício da Sociedade Amazonense de Professores, com dois pavimentos e que desabou.
Visualizar

Alargamento da Rua Ramos Ferreira

Na gestão do prefeito Paulo Pinto Nery (1967-1971), ocorreu diversas obras nas ruas na cidade de Manaus. Na imagem vemos um trecho da rua Ramos Ferreira que passou por este trabalho.
Visualizar

Bar Avenida Fecha as Portas

Recorte sobre o encerramento das atividades do Bar Avenida, esquina da rua Saldanha Marinho no centro de Manaus e que era um dos points da cidade.
Visualizar

Ornamentação Cubista na Av. Eduardo Ribeiro

Imagem da avenida Eduardo Ribeiro, centro de Manaus, sendo ornamentada, na base da motivação cubista, para o carnaval de 1968.
Visualizar

A Pedra Fundamental do Nacional Fast Clube

Matéria sobre o lançamento da pedra fundamental do Nacional Fast Clube que seria construído no Boulevard Amazonas, em Manaus.
Visualizar

Os Land Rover em Manaus

Tendo ao fundo o Teatro Amazonas, na praça de São Sebastião, a firma Cimaza, do grupo J.G Araújo apresentou os utilitários, jeeps e pick-ups, da famosa marca inglesa da Land Rover.
Visualizar

Apresentação do Grupo Folclórico Português

Matéria sobre o Grupo Folclórico Português criado em 1957 por Leonel Gomes Coelho e que se apresentaria em Manaus.
Visualizar

Salim Daou comemora 38 Anos de jornalismo

Matéria sobre o jornalista Salim Daou, conhecido por usar o pseudônimo de S. D. de Ramayanna, que comemorou 38 anos de profissão.
Visualizar

A Recuperação do Palácio Rio Branco

Matéria sobre as obras de recuperação das dependências do Palácio Rio Branco, que fica na praça Dom Pedro II, centro de Manaus.
Visualizar

Lançamento do Edifício Cidade de Manaus

Coquetel de lançamento do Edifício Cidade Manaus realizado pela Firma CASUL de Belém, no Atlético Rio Negro Clube.
Visualizar

Estacionamento na Praça Tenreiro Aranha

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.
Visualizar

Costa e Silva entrega lanchas em Manaus

O presidente da República, Artur da Costa e Silva, esteve em Manaus e participou da entrega das lanchas destinadas a Campanha de erradicação da malária no Amazonas.
Visualizar

Inauguração da Sede do Fast Clube

É nosso! Este foi o grito dos "fastianos" quando o governador do Estado do Amazonas, Danilo Areosa, cortou a fita simbólica de inauguração da Sede do Nacional Fast Clube em Manaus.
Visualizar

Vista aérea do centro da Cidade de Manaus

Na imagem a avenida Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro, centro de Manaus, destaque para o edifício Lobrás, ao centro. No cruzamento das avenidas, hoje o já demolido prédio.
Visualizar

Inauguração do Supermercado da Cobal

Em visita à Manaus, o ministro da agricultura Ivo Arzua, inaugurou o Supermercado da Companhia Brasileira de Alimentação - Cobal, situado na Rua Marcílio Dias, centro de Manaus.
Visualizar

A Avenida Presidente Castello Branco

Na imagem do O Jornal, pode se ver a grande extensão da Avenida Presidente Castello Branco, antiga Waupés, no bairro de Cachoeirinha.
Visualizar

Instalação do Distrito Industrial de Manaus

Recorte de jornal sobre a instalação do Distrito Industrial de Manaus, instalado em 7 de outubro de 1968, que tem o objetivo de contribuir para a economia do estado.
Visualizar

Uma viagem pela História da Praça 14

O jornalista Ulisses Azevedo Filho fez um resgate histórico sobre o bairro da Praça 14. O bairro Praça 14 um dia já se chamou Antônio Pimenta.
Visualizar

Santos de Pelé chegando em Manaus

Multidão foi ao aeroporto de Ponta Pelada, receber Edson Arantes do Nascimento, "Pelé", com a equipe de futebol do Santos. O time veio para o jogo histórico contra o Fast Clube de Manaus.
Visualizar

Costa e Silva como Cidadão Benemérito do Amazonas

Em 1968, o presidente da República, marechal Artur da Costa e Silva foi agraciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com o título de Cidadão Benemérito.
Visualizar

Pedra fundamental da Santa Casa de Maués

Matéria sobre o lançamento da pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia de Maués e que teve a presença de diversas personalidades.
Visualizar

Maria de Fátima Acris: Miss Amazonas 1968

Maria de Fátima Acris viajou para Miami para acompanhar a final do Miss Universo. Na mala levou um presente típico do município de Coari para ser entregue ao prefeito de Miame Beach.
Visualizar

IPLAM: A Primeira Indústria da Zona Franca

O Jornal entrevistou o Dr. Inaldo Lugi, presidente da IPLAM, Indústria e Pasteurização do Leite do Amazonas Ltda, a primeira indústria a se firmar na Zona Franca de Manaus em 1968.
Visualizar

CEOANI: Clube de Estudos de Discos Voadores

Durante a década de 1960 os jornais registraram o aparecimento de "discos voadores" no céu de Manaus. O Clube contava com o um Estatuto aprovado em Assembleia Geral em 23/12/1967.
Visualizar

Construção do Edifício do INPS

Vista do prédio em construção do INPS, na rua Guilherme Moreira esquina com Quintino Bocaiuva, no centro de Manaus.
Visualizar

Entrega do Ginásio Presidente Castelo Branco

Foto aérea do Ginásio Estadual Presidente Castelo Branco, construído dentro da programação governamental, foi inaugurado dia 9 de agosto de 1968, no bairro de São Jorge.
Visualizar

56 anos de Fundação do Nacional Futebol Clube

O Nacional Futebol Clube comemorou com um coquetel oferecido aos jornalistas e com uma exposição dos troféus ganhos com muita raça pela agremiação, os seus 56 anos de fundação.
Visualizar

Apresentação do Faquir em Manaus

Imagem do faquir Antônio Belmiro de Lima, 22 anos, conhecido como garoto de bronze, trancado e deitado em uma urna com cacos de vidros.
Visualizar

Brasiljuta e as Boas-Vindas ao Presidente Costa e Silva

Sempre acreditamos na Amazônia. Assim a Indústria BrasilJuta saudou o presidente da República Artur da Costa e Silva, que esteve em visita à Manaus.
Visualizar

Little Box, o Show Man da Música

Matéria sobre a apresentação do cantor amazonense Little Box, na TV Ajuricaba. Considerado o mais versátil cantor da Jovem Guarda Amazonense.
Visualizar

A Rua Marechal Deodoro

Na imagem do O Jornal aparece a confusão que era, e que ainda continua nos dias de hoje, na rua Marechal Deodoro, conhecida popularmente por bate palma no centro de Manaus.
Visualizar

Homenagem do IGHA a José Bernardo Cabral

Matéria sobre a importante homenagem do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas a José Bernardo Cabral. No IGHA ele irá ocupar a poltrono do historiador Capistrano de Abreu.
Visualizar

Makaren, o Novo Milionário de Manaus

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.
Visualizar

Lojas TV Lar e as Motos Kawasaki

As motocicletas Kawasaki, mostradas na foto, foram lançadas pela loja Tv Lar da Avenida Joaquim Nabuco, 78. As motocicletas japonesas com linhas modernas, eram vendidas na Zona Franca.
Visualizar

Recuperação da Ponte Benjamin Constant

Matéria feita sobre a visita do governador Danilo Areosa às obras de recuperação da Ponte Benjamin Constant, a "Ponte de Ferro" localizada na Avenida Sete de Setembro.
Visualizar

Nacional x Fast e a aposta inusitada

Aposta entre um torcedor do Fast e sua vizinha torcedora do Nacional. Se o Nacional perdesse, a vizinha lhe daria dinheiro, mas se o Nacional vencesse o fastiano iria se vestir de mulher.
Visualizar

Malhação de Judas: O fim de uma Tradição

O Jornal fala sobre o desaparecimento da malhação e do testamento de Judas, em Manaus. Mas, em alguns bairros ainda tentam manter viva esta tradição.
Visualizar

Maquete do Edifício Cidade de Manaus

Matéria sobre a apresentação da maquete do Edifício Cidade de Manaus que seria construído na Av. Eduardo Ribeiro, no centro da cidade.
Visualizar

Comarco do Brasil Inaugura Nova Loja em Manaus

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.
Visualizar

Os 60 Anos da Faculdade de Direito da UA.

Matéria sobre o prédio da Faculdade de Direito, conhecido como Velha Jaqueira, que comemora seus 60º anos de funcionamento, localizado na praça dos Remédios, centro de Manaus.
Visualizar

Inauguração da Comarco do Brasil Ltda.

Chegada do avião da empresa Comarco do Brasil Ltda que trouxe os produtos para a inauguração de sua nova loja em Manaus. A Loja iria vender produtos importados para pronta entrega.
Visualizar

A Chegada das Furgonettes em Manaus

Imagem do utilitário Furgonette da Citroem pronta para o embarque para Manaus, para serem vendidos pela empresa de José Antônio Fernandes S.A.
Visualizar

Protesto contra a Empresa de Transportes Ana Cássia

Os moradores do bairro Colônia Oliveira Machado pediram por meio de manifesto a saída dos ônibus da empresa Ana Cássia que serve aquele bairro.
Visualizar

O Serviço de Telex em Manaus

Em reportagem ao A Crítica, o senhor Francisco Cláudio Pascoal Viana, chefe do tráfego Telegráfico dos Correios, explicou como será o funcionamento do Telex. 
Visualizar

O Falecimento de Aristophano Antony

Nota de pesar que o "O Jornal" publicou sobre o falecimento de Aristophano Antony, jornalista e presidente do Atlético Rio Negro Clube.
Visualizar

Os novos Boxes do Mercado Central

O prefeito de Manaus Paulo Nery inaugurou os novos boxes do Mercado Central, na Rua dos Barés, ao lado do antigo pavilhão da carne. Os boxes antigos foram substituídos pelos de alvenaria.
Visualizar

66 anos da Igreja Presbiteriana de Manaus

Localizada na rua Codajás no bairro de Cachoeirinha, a Igreja Presbiteriana Independente de Manaus, comemorava seus 66 anos de aniversário.
Visualizar

O Parque de diversão Turislandia

Matéria sobre o parque de diversão Turislandia que fortaleceu o turismo do estado e ficava na estrada do Aleixo. O parque de diversão situado na estrada do Aleixo.
Visualizar

Inauguração da Celetramazon em Benjamin Constant

Inauguração do prédio da Central Elétrica do Amazonas – Celetramazon em Benjamin Constant, que contou com a presença do governador Danilo Areosa, em viagem pelo rio Solimões.
Visualizar

Apresentação dos Barcos Alemães da Fotocine na Ponta Negra

Matéria sobre os barcos alemães importados pela Fotocine, que comportam 8 pessoas e foram construídos com o mesmo material dos hovercraft, nylon e borracha.
Visualizar

Residência Oficial do Prefeito de Fonte Boa

Imagem do governador do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa inaugurando no município de Fonte Bôa a Residência Oficial do prefeito da cidade.
Visualizar

Proibido estacionar na avenida Eduardo Ribeiro

Matéria sobre a ação de proibir o estacionamento de veículos na Avenida Eduardo Ribeiro e em outras ruas do centro. É um absurdo. Segundo os comerciantes da área.
Visualizar

Reforma no Hospital Colônia Eduardo Ribeiro

Matéria sobre a reforma do Hospital Colônia Eduardo Ribeiro feita pela empresa A firma Irmãos, Prata S.A. A reforma possibilitou a construção da Secção de Psiquiatria Forense na instituição.
Visualizar

Teatro Amazonas: Patrimônio Histórico e Cultural

Matéria sobre o Teatro Amazonas ter se tornado o primeiro monumento tombado em Manaus pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
Visualizar

A morte de Maria Augusta Tosta Bacellar

Notícia do falecimento da ex-primeira dama do Amazonas, aos 87 anos de idade, Maria Augusta Tosta Bacellar, esposa do médico e governador do Amazonas Pedro de Alcântara Bacellar.
Visualizar

Lançamento da Revista Cinéfilo

Notícia sobre a festa de lançamento da Revista Cinéfilo. A primeira revista da região sobre o universo do cinema, circulará mensalmente em Manaus, trazendo informações sobre a sétima Arte.
Visualizar

Disco voador nos céus de Manaus

Na imagem do A Crítica, é possível ver um pequeno grupo de curiosos que olham para o céu, no centro de Manaus, por causa da suposta aparição de um disco voador.
Visualizar

Aniversário de Fundação da ENASA

Recorte falando sobre o aniversário do primeiro ano de fundação da ENASA, Empresa de Navegação da Amazônia S/A.
Visualizar

Exposição para incentivar o Turismo no Amazonas

Imagem da primeira dama Violeta de Mattos Areosa, abrindo a exposição do Departamento de Turismo e Promoção do Estado para incentivar o turismo.
Visualizar

Grupo Escolar Hermenegildo de Campos

Convite para a inauguração do Grupo Escolar Hermenegildo de Campos, com 720 novas vagas, que ficava no bairro Presidente Vargas. A inaguração se deu no governo de Danilo Areosa.
Visualizar

Inauguração do Novo Berçário da Maternidade Ana Nery

Material destaca os quarenta berços do novo berçário da Maternidade Ana Nery, em Manaus. Construído, graças aos recursos angariados pela Sra. Violeta Areosa, primeira dama do Amazonas.
Visualizar

Entrega de Leite a domicílio em Manaus

Na foto, a Kombi utilizada pela Cooperativa Mista dos Pecuaristas do Amazonas, que percorria os bairros de Adrianópolis e Centro vendendo o leite para a população.
Visualizar

O fim da crise do café em Manaus

A matéria fala sobre a chegada do navio Cidade de Manaus vindo de Belém trazendo 20 mil sacas de café para abastecer os estabelecimentos da cidade. Dando fim a crise do café.
Visualizar

A Evolução da Construção Civil no Amazonas

no A Crítica, vê-se as obras de construção do Edifício Cidade de Manaus na avenida Eduardo Ribeiro, centro. Modernas técnicas de construção civil foram utilizadas para erigir o edifício.
Visualizar

Escola Superior de Música da UA

O Reitor da Universidade do Amazonas Jauary Marinho e o governador Danilo Areosa assinam decreto que transfere para a UA os bens móveis e imóveis do Conservatório de Música Joaquim Franco.
Visualizar

Os 15 Anos do Clube da Madrugada

No dia 22 de novembro de 1969, o Clube da Madrugada se reuniu na praça Heliodo Balbi, da Polícia, para comemorar seus 15 anos de fundação.
Visualizar

Inauguração do Posto Sideral

De propriedade do sr. Armando Celso Santos, foi inaugurado na Avenida Japurá esquina com a Rua Emílio Moreira, bairro da Praça 14 de Janeiro o Posto Sideral.
Visualizar

Os primeiros prédios da Cidade Universitária

Em 1968 a UA lançou a pedra fundamental dos três primeiros prédios que fariam parte da Cidade Universitária. Os prédios da Faculdade de Engenharia, de Química e do Instituto de Física.
Visualizar

A Cidade Universitária da Universidade do Amazonas

Na imagem, se observa o início da estrada que daria acesso a Cidade Universitária da Universidade do Amazonas, à margem da Rodovia do Contorno com a Estrada do Aleixo.
Visualizar

Livraria da Fundação Cultural do Amazonas

Matéria sobre a inauguração da então Livraria da Fundação Cultural do Amazonas - FCA, localizada na Rua Huáscar de Figueiredo, n.º116, centro de Manaus.
Visualizar

Universidade do Amazonas incorpora Escola de Serviço Social

A Escola de Serviço Social com toda sua estrutura passou a fazer parte da Universidade de Amazonas. Será dado o nome do educador e sociólogo André Vidal de Araújo.
Visualizar

Escola de Enfermagem de Manaus e Seus 19 Anos

Para comemorar os 19 anos de fundação da Escola de Enfermagem de Manaus, foi realizado uma conferência pelo desembargador Oyama César Ituassu, intitulada “
Visualizar

Inauguração da Casa das Rendas

Matéria sobre a ilustre presença da primeira dama do Estado do Amazonas, Violeta Mattos Areosa, na inauguração, da Casa das Rendas, na Rua Lobo D’Almada n.º 78., centro.
Visualizar

“Trota Mundo” e o Festival Estudantil do Amazonas

Matéria sobre o 1º Festival Estudantil de Música Popular Brasileira do Amazonas, que teve como grande vencedora a música "Trota Mundo", de autoria de Aníbal Beça.
Visualizar

Tentativa de assassinato contra Bernardo Cabral

Reportagem sobre a tentativa de assassinato do deputado Bernardo Cabral, ocorrido no município de Manacapuru pelo indivíduo Vidal Marques, sub prefeito de Vila Rica.
Visualizar

Mudanças no Trânsito do Centro de Manaus

Recorte de jornal sobre as mudanças no trânsito realizadas no centro de Manaus, principalmente, na Av. Epaminondas e Rua Luís Antony, causou constrangimento e revolta nos motoristas.
Visualizar

Plano Diretor de Manaus em 1968

Matéria sobre a apresentação do Plano Diretor e Integrado da cidade de Manaus em 1968. O Plano foi apresentado no Paço da Liberdade no centro de Manaus.
Visualizar

Mendes Publicidade e a Revista Manchete

Matéria sobre a Mendes Publicidade, empresa que foi escolhida para divulgar a edição especial da revista Manchete que exibirá as belezas da nossa região.
Visualizar

Inauguração da Eclética Publicidade

Inauguração de mais uma casa especializada em publicidade em Manaus. A Eclética Publicidade, localizada na esquina das Ruas Saldanha Marinho e Joaquim Sarmento.
Visualizar

Inauguração da Ampla Publicidade

Manaus ganhou em 1968 uma agência de publicidade eficiente, moderna e dinâmica, a “Ampla Publicidade”. Após a inauguração foi oferecido um coquetel aos convidados.
Visualizar

Inauguração do Depósito do Laboratório Boheringer

Imagem da primeira emissão de nota fiscal pelo Depósito do Laboratório Boheringer Ingelheim, inaugurado em 3 de outubro de 1968.
Visualizar

Celebração dos 55 anos do Atlético Rio Negro Clube

No Parque Aquático do Atlético Rio Negro Clube, na Praça da Saudade, foi hasteado pelos atletas o pavilhão em comemoração do 55º aniversário de fundação do clube rionegrino.
Visualizar

Moacir Andrade e a campanha contra o câncer

Artista renomado na cidade, o pintor recebeu nesse dia o senador Álvaro Maia, Flávio Britto, Flexa Ribeiro e os jornalistas nacionais do O Globo, Jornal do Brasil e Correio da Manhã.
Visualizar

O Novo Mercado Dorval Porto

Nas imagens podemos ver o novo Mercado Dorval Porto que substituiu as antigas barracas da feira do Seringal Miri. O Mercado foi construído no governo de Danilo Areosa e Paulo Nery.
Visualizar

Paulo Pinto Nery, o novo Prefeito de Manaus

Por indicação do governador Danilo Areosa e homologado pela Assembleia Legislativa do Amazonas, para assumir o cargo de prefeito da cidade de Manaus, o Sr. Paulo Pinto Nery.
Visualizar

O novo Imortal da Academia Amazonense de Letras

Matéria sobre o título de Imortal da Academia Amazonense de Letras para o governador do Amazonas Plínio Ramos Coêlho.
Visualizar

Condecoração da Cruz Vermelha ao Governador do Amazonas

Em face aos relevantes serviços prestados ao Amazonas, foi entregue pela Cruz Vermelha, a condecoração "Cruz de Distinção" ao governador Plínio Ramos Coelho.
Visualizar

O Moderno Mercado Plínio Ramos Coêlho

Lançamento em 1963 da pedra fundamental do Mercado Plínio Ramos Coelho no bairro da Cachoeirinha, nas proximidades da antiga estação dos bondes, no final da avenida Sete de Setembro.
Visualizar

Almino Affonso no Ministério do Trabalho

Em carta enviada ao jornal "A Crítica", Almino Affonso saúda o povo amazonense e agradece a confiança de todos colocando-se ao dispor do Brasil. Almino ocupou o Ministério do Trabalho. 
Visualizar

Inauguração do Parque Industrial da Brasiljuta

Na imagem do A Crítica estão os convidados que vieram prestigiar o lançamento da pedra fundamental da Brasiljuta, na Estrada do Aeroporto. 
Visualizar

Construção do Mercado Gilberto Mestrinho

Matéria sobre a construção do Mercado Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos. O mercado localizava-se na Avenida Leopoldo Peres e recebia o nome do então governador do Amazonas.
Visualizar

Os 90 anos da Associação Comercial do Amazonas

Matéria do Jornal A Crítica, destacando os A Associação Comercial do Amazonas foi fundada em 1871 e teve como primeiro presidente o Sr. José Coelho de Miranda.
Visualizar

Construção do Hospital Getúlio Vargas

Matérias sobre as obras da construção do Hospital Getúlio Vargas e que se transformou em um Hospital Universitário referência de Manaus. 
Visualizar

Os 80 anos da Santa Casa de Misericórdia

Celebração dos 80 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia. Criada nos idos de 1880 por iniciativa do 19 º Presidente da Província José Clarindo de Queiroz.
Visualizar

Sindicato dos Estivadores de Manaus

A História do Sindicato dos Estivadores de Manaus, também conhecido por União dos Trabalhadores do Porto, é relembrar a História da própria evolução do direito social em nosso Estado.
Visualizar

Inauguração da Praça de Esportes Capitão Mário Silva

No governo de Gilberto Mestrinho foi inaugurada a Praça de Esportes Capitão Mário Silva no bairro de Educandos.
Visualizar

Lançamento do Carro Aero Willys

Com a presença do governador do Amazonas Gilberto Mestrinho, ocorreu em Manaus, o lançamento do automóvel fabricado pela Willys Overland do Brasil S.A, o Aero Willys na loja da Comarsa.
Visualizar

Aniversário da “Mãe” Joana Galante

Joana Almeida dos Anjos, conhecida como Mãe Joana Galante, comemorou nesta data no ano de 1960 a passagem de seu aniversário natalício. Mãe Joana residia no início da estrada de São Jorge.
Visualizar

Os 10 Anos de Gilberto Mestrinho Filho

A Gazeta parabeniza pelo seu aniversário de 10 anos a criança Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo Filho. O mesmo é filho do Governador Gilberto Mestrinho e de dona Maria Antonieta.
Visualizar

Inauguração do Palácio Rodoviário

Inauguração do Palácio Rodoviário, localizado no bairro de Cachoeirinha e tinha o nome do Dr. Edmundo Régis Bittencourt, diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.
Visualizar

Construção do Hospital do Seringueiro em Eirunepé

O governador do Amazonas Gilberto Mestrinho conversa com a diretora presidente do jornal Correio do Norte, jornalista Maria Lindalva Melo, sobre a construção do Hospital do Seringueiro.
Visualizar

Waldir Bouhid em Manaus

Gilberto Mestrinho recebeu a comitiva que veio no Constellation da Panair com o senhor Waldir Bouhid Superintendente do Plano de Valorização Econômica da Amazônia – SPVEA.
Visualizar

Homenagem a Constantino Machado

Homenagem ao bombeiro voluntário Constantino José Machado falecido num acidente de carro quando se dirigia para a usina Três Unidos que estava sofrendo um sinistro.
Visualizar

Aniversário da Quadrilha “Primo do Cangaceiro”

Comemoração dos seis anos de fundação da Quadrilha "Primo do Cangaceiro", fundada pelo jovem Gentil Queiroz Bessa em 13 de junho de 1954, na Paróquia de Santa Rita, Cachoeirinha.
Visualizar

Miss Terezinha Morango Candidata à Assembleia da Guanabara

Matéria sobre o convite recebido pela ex-miss Amazonas e Miss Brasil, Terezinha Morango, a uma cadeira à Assembleia Constituinte do Estado da Guanabara.
Visualizar

Aniversário de Isaac Benaion Sabbá

Em 12 de fevereiro comemorou-se o aniversário natalício do industrial Isaac Benaion Sabbá. Homem de negócios, à frente das Industrias do Grupo Sabbá, que opera em várias partes do país.
Visualizar

Os Melhores Amazonenses de 1959

Na lista dos melhores Amazonenses de 1959, estão o Governador Gilberto Mestrinho escolhido o "Homem do Ano", seguido pelo literato Mário Ypiranga Monteiro, Prof.º Aderson de Menezes.
Visualizar

Ideal Clube Entrega Título a Gilberto Mestrinho

No Salão do Ideal Clube em Manaus, na avenida Eduardo Ribeiro, foi realizada a solenidade de entrega do Título de Sócio Benemérito da entidade ao governador Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Lancha Hospital Sara Kubitschek

A Lancha Hospital Sara Kubitschek, foi equipada com aparelho para Raio–X, camarotes, médico e dentista para atender as populações ribeirinhas na Amazônia.
Visualizar

Cirurgias de Risco em Manaus

Convidados pelo governador Gilberto Mestrinho, chegaram à Manaus os médicos cardiologistas Haroldo Rodrigues, Hamílcar Vieira da Silva e o anestesista Bento Gonçalves.
Visualizar

Maysa Matarazzo Chega a Manaus

Matéria sobre a chegada da cantora Maysa Matarazzo em Manaus pelo avião da Lóide Aéreo. Maysa veio para se apresentar na sede do Rio Negro Clube e no Cine Teatro Politeama.
Visualizar

50 anos de Fundação do Rotary Clube Internacional

O governador Gilberto Mestrinho participou dos 50 anos de fundação do Rotary Clube Internacional, comemorado pelos rotarianos de Manaus na Adega Portuguesa.
Visualizar

Inauguração da Comarsa em Manaus

Moderno edifício da Comarsa, na rua Silva Ramos, centro de Manaus. No empreendimento seriam realizados todos os tipos de serviços e reparos em veículos modelos Willys e Caterpilar.
Visualizar

Inauguração de Escola na BR-174

Inaugurada pelo governador Gilberto Mestrinho na Colônia Agrícola Santo Antônio, na BR-17, atual 174, a Escola Lucilla Freitas. O nome é uma homenagem a já falecida professora do Estado.
Visualizar

Inauguração do Grupo Escolar Nilo Peçanha

Matéria sobre o Grupo Escolar Nilo Peçanha, localizado na avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus, reformado no mandato do governador Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Vanja Nobre Jacob, a Miss Amazonas de 1960

Para a disputa do cetro de Miss Brasil  de 1960 foi escolhida para representar o Estado do Amazonas na disputa nacional a senhorita Vanja Nobre Jacob, representante do Atlético Barés Clube.
Visualizar

Caixa Comemora 14 anos no Amazonas

No seu 14º aniversário, a Caixa Econômica Federal do Amazonas mostrou o movimento geral obtido por meio de depósitos e empréstimos de 1º de julho de 1946 a 30 de junho de 1960.
Visualizar

Os 7 Anos do Sanatório Adriano Jorge

O Sanatório Adriano Jorge, criado em 1953, comemorou seus 7 anos de fundação com uma missa, distribuição de lanches e uma apresentação da quadrilha formada pelos funcionários.
Visualizar

17 anos de Fundação do Instituto Montessoriano

O Instituto Montessoriano Álvaro Maia, idealizado pelo sociólogo desembargador André Vidal de Araújo completou 17 anos de fundação em 18 de outubro de 1960.
Visualizar

Santa Casa de Misericórdia: O Hospital Escola do Amazonas

A Santa Casa de Misericórdia completou 80 anos de existência em 16 de maio de 1960. Seu principal objetivo ao ser criada em 1880, era dar assistência às mulheres pobres de Manaus.
Visualizar

Lancha Hospital Sara Kubitschek

Matéria sobre a Lancha Hospital Sara Kubitscheck, ancorada no Roadway da Manaus Harbour, que será entregue à presidente da Associação das Pioneiras Sociais do Amazonas, Léa Antony.
Visualizar

Estádio do Parque Amazonense

Matéria sobre o Estádio do Parque Amazonense, onde aconteciam grandes partidas de futebol em Manaus. Está localizado no bairro da antiga Vila Municipal, atual Adrianópolis.
Visualizar

Asfaltamento da Rua Saldanha Marinho

Imagem da rua Saldanha Marinho esquina com Lobo D"Almada no centro de Manaus, toda asfaltada na administração do prefeito Paulo Pinto Nery.
Visualizar

Os 91 Anos da Polícia Militar do Amazonas

Fundada na Província do Amazonas em 1876 a briosa Polícia Militar comemorou seus 91 anos (1967) com um desfile de sua tropa na presença de autoridades.
Visualizar

Recuperação da Ponte Benjamin Constant no Centro

Imagem da Ponte Benjamin Constant, na Avenida Sete de Setembro conhecida por "Ponte de Ferro", que liga os bairros de Cachoeirinha e Educandos ao centro de Manaus.
Visualizar

Os Aparelhos de Radioterapia do HUGV

Na foto, o Dr. Mário Sahdo observa a instalação da aparelhagem de radioterapia para o Serviço de Câncer do Estado nas dependências do Hospital Universitário Getúlio Vargas.
Visualizar

Conservatório Amazonense de Música

Jauary Marinho, em reunião com Elson Farias, e o Profº José Lins, Secretário de Educação em exercício, decidiram que o Conservatório Amazonense de Música “Joaquim Franco” seria anexado à UA.
Visualizar

Inauguração do Banco Português em Manaus

Matéria mostra fachada do Banco Português do Brasil S.A, inaugurado na Avenida Sete de Setembro, centro de Manaus. Esta foi a 129ª agência do Banco Português instalada no Brasil.
Visualizar

A Inflação dos Materiais Escolares

O A Crítica mostra a aglomeração de pessoas que tomou conta da Rua Henrique Martins, centro de Manaus. As livrarias ali localizadas ficaram lotadas. 
Visualizar

Comemoração dos 90 anos da J.G. Araújo e Cia

Em comemoração aos 90 anos de fundação da Firma J.G. Araújo e Cia Ltda, foi publicado um breve histórico da firma criada pelos sócios Antônio Araújo Rosas e Joaquim Gonçalves de Araújo.
Visualizar

Abertura da Nova Loja da Motores e Peças

Fachada do prédio localizado na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com a Rua Barão de São Domingos, centro de Manaus de propriedade de Jamil Derzi.
Visualizar

O Primeiro Taxímetro de Manaus

O primeiro taxímetro a operar na cidade de Manaus foi instalado no táxi de Sebastião de Lima. Assim, seria evitado os atritos entre passageiros e motoristas por causa do valor das corridas.
Visualizar

Reunião da Arena em Manaus

Reunidos com o governador Arthur César Ferreira Reis os parlamentares da Arena para homologarem a escolha dos nomes de Danilo Areosa e do deputado estadual Ruy Araújo.
Visualizar

Aliança Renovadora Nacional em Manaus

O deputado Ruy Araújo, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, anunciou que a instalação oficial da Arena em Manaus seria em 6 de abril de 1966.
Visualizar

Entrega do Título de “Honoris Causa” para Arthur Reis

O Conselho Universitário do Amazonas concedeu ao ex-governador e Prof.º Dr. Arthur César Ferreira Reis, o título de Doutor "Honoris Causa", bem como a Medalha do Mérito Universitário.
Visualizar

Inaugurada Linha de Ônibus Entre Manaus e Itacoatiara

Seis horas, este seria o tempo que o ônibus da Empresa Ana Cássia levaria para percorrer a AM – 1, atual AM-010, em direção ao município de Itacoatiara.
Visualizar

Inauguração do Armazém Oliva

Na confluência da Rua Waupés, atual Castelo Branco, com a Avenida Sete de Setembro, no bairro de Cachoeirinha, foi inaugurado o Armazém Oliva.
Visualizar

O Primeiro casal de paraquedistas da América Latina

Rose Madalena e Geraldo Gomes foram o primeiro casal de paraquedistas da América Latina. Ela que é amazonense, mas mora no Rio de Janeiro bate papo sobre sua paixão: o paraquedismo.
Visualizar

O Aeromodelismo em Manaus

O desenvolvimento do aeromodelismo na cidade de Manaus. A criação do clube, o RAJEL, que se reuniam todos os sábados na quadra do Colégio Estadual do Amazonas, centro.
Visualizar

Atentado contra Costa e Silva em Manaus

Recorte de matéria sobre o estudante Joaquim Malheiros, foi detido por atitude suspeita na praça Adalberto Valle, no dia da chegada de Costa e Silva à cidade de Manaus.
Visualizar

Fundação do Clube Anti-Iê-Iê-Iê

A Crítica de 22 de julho de 1966, destaca a criação do Clube Anti-Iê-Iê-Iê, por um grupo de acadêmicos que estavam preocupados com a ausência de ambiente universitário em Manaus.
Visualizar

Amazonas na Feira do Atlântico

O Amazonas participou da 1ª Feira do Atlântico, realizada no II Salão Internacional de Modas do Rio de Janeiro. O stand construído sobre palafitas estilizadas chamou atenção dos visitantes.
Visualizar

Concurso de Bandas Escolares

A Crítica homenageou a Banda do Instituto Benjamin Constant de Manaus que ficou em segundo lugar no concurso de bandas escolares realizado no Rio de Janeiro.
Visualizar

30 anos da Revolução Ginasiana

Reportagem do A Crítica sobre a passagem dos 30 anos da Revolução Ginasiana ocorrida em Manaus em 12 de agosto de 1930.
Visualizar

Incêndio no Banco Nacional do Norte

Um incêndio causado por um curto circuito danificou as instalações do Banco Nacional do Norte, na avenida Sete de Setembro, deixando prejuízos ao estabelecimento bancário.
Visualizar

Criação do Cargo de Vice-Governador

Após inúmeras sessões extraordinárias, a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou no dia 2 de junho de 1966, a criação do cargo de vice-governador.
Visualizar

Festa de 20 Anos da Fundação do SESI

O Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI, criado em 1946 pelo idealista Robert Simonsen, comemorou no dia 1º de julho, vinte anos de fundação.
Visualizar

Amazônia Publicidade: A Primeira Agência de Manaus

Inauguração em Manaus da primeira empresa especializada em publicidade, a Amazônia Publicidade e Higienização, que inaugurou seus escritórios nos altos da Loja Setta da Amazônia.
Visualizar

Inauguração da Sede da Faculdade de Filosofia

Em comemoração ao aniversário de primeiro ano de mandato do governador, Arthur Reis, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UA ganhou sua primeira sede própria.
Visualizar

Jauary Guimarães: o Novo Reitor da UA

A eleição para reitor da UA foi 10 de julho de 1965, por unanimidade, o professor Jauary Marinho foi aclamado para ocupar o cargo mais alto da instituição de ensino superior, no Amazonas.
Visualizar

Instalação de novos cursos da FUA

Os novos cursos de Engenharia, Medicina, Farmácia e Odontologia foram instalados pelo Conselho Diretor da Fundação UA em solenidade na Faculdade de Direito, em 4 de dezembro de 1965.
Visualizar

Fundação do Diretório Central Estudantil

Fundação do Órgão de Representação Estudantil da Universidade do Amazonas, o Diretório Central do Estudante. O órgão de representação levaria as reivindicações e votos dos universitários.
Visualizar

Demolição do Prédio do Banco do Brasil

Matéria sobre a demolição do prédio onde ficava a Agência do Banco do Brasil, que deixou saudades na população pela sua imponência.
Visualizar

Construção do Novo Cheik Clube

Vista da obra do Cheik Clube, na Avenida Getúlio Vargas, que após sua conclusão teria uma piscina tropical, quadra de vôlei, basquete, futebol de salão, boate para o uso dos associados.
Visualizar

O Trem da Alegria de Manaus

Matéria sobre o então funcionamento do "Trem da Alegria" que passava por alguns bairros da cidade levando diversão para as crianças, em 1965.
Visualizar

Inauguração da Mercadrogas

Propriedade da firma Roberto e Cia, foi inaugurada na Rua Barão de São Domingos nº 99, centro de Manaus, a Drogaria do Mercado ou “Mercadrogas”.
Visualizar

Cassado o Título de Cidadão do Amazonas de Leonel Brizola

A Assembleia Legislativa do Amazonas revogou a Lei nº 53, de 28 de dezembro de 1961, que concedia ao deputado Leonel Brizola o Título de Cidadão do Amazonas.
Visualizar

Cassação do Mandato de Arlindo Porto

Matéria sobre a votação secreta na Assembleia Legislativa do Amazonas para a cassação do mandato de deputado de Arlindo Porto e que em seguida foi preso pelas autoridades federais.
Visualizar

Vista da Cidade Flutuante

Imagem das casas flutuantes que se aglomeravam na frente da cidade e que ficou conhecida como Cidade Flutuante. Sua extinção se deu no governo de Arthur Reis na década de 1960.
Visualizar

Cassação do Governador Plínio Coelho

A cassação de Plínio Coelho ocorreu durante a abertura do VIII Festival Folclórico do Amazonas, no estádio General Osório, em junho de 1964.
Visualizar

Instalação da atual UFAM

Há quase 55 anos ocorreu a instalação oficial em nossa cidade da Fundação Universidade do Amazonas. Com as presenças do governador e do senador Arthur Virgílio, autor do projeto de criação.
Visualizar

Inauguração da Loja Braga e Cia

Propaganda publicada no O Jornal sobre a inauguração em janeiro de 1963 das tão aguardadas lojas Braga e Cia. Uma localizada na Eduardo Ribeiro a outra na Joaquim Sarmento.
Visualizar

Supermercado da Sumesa

Inauguração do Supermercado da Sumesa que tinha os preços mais baratos da cidade de Manaus. O Sumesa ficava localizado na avenida Sete de Setembro esquina com Marechal Deodoro.
Visualizar

Concurso de Tiro ao Alvo

Matéria sobre o concurso de tiro ao alvo realizado no stand do 27º Batalhão de Caçadores em Manaus. O concurso foi uma homenagem a Batalha de Tuiuti.
Visualizar

Sede do Banco Nacional do Norte

Matéria sobre a futura sede da nova Agência do Banco Nacional do Norte S.A, localizado na avenida Sete de Setembro, centro de Manaus, por trás da Igreja Matriz.
Visualizar

Obras no Conjunto Josué Cláudio de Souza

Imagem das obras de construção de seis residências no Conjunto Josué Cláudio de Souza no Boulevard Amazonas, nas proximidades da Rua Duque de Caxias.
Visualizar

Lançamento do Livro Banco de Canoa

A obra literária "Banco de Canoa" de Álvaro Maia lançada em 19 de dezembro de 1963, no hall do edifício SESC SENAC. A apresentação da obra foi feita pelo desembargador André Araújo.
Visualizar

Inauguração do Varejão Paulista

Inaugurado com um coquetel na Rua dos Andradas, centro de Manaus, o Varejão Paulista de propriedade dos srs. Nelson Guimarães Silva e José Joaquim Antunes.
Visualizar

Celebração do Dia dos Maçons

A Grande Loja do Amazonas, Acre, Rondônia e Rio Branco comemorou no dia 20 de agosto de 1963 o Dia do Maçon, em sessão na sua sede, localizada na rua Leovegildo Coelho, centro de Manaus.
Visualizar

Vara da Família e a blitz contra menores

Campanha realizada pela Vara de Família para a retirada de menores de recintos proibidos à faixa etária e, também, dirigindo lambretas.
Visualizar

Menores de idade proibidos de Dirigir

Por determinação do juiz da Vara da Família, dr. José dos Reis Teixeira, os menores de idade que fossem encontrados dirigindo veículos, mesmo tendo CNH, deveriam ser presos.
Visualizar

20 anos da União dos Estudantes do Amazonas

No dia 04 de janeiro de 1962, a União dos Estudantes do Amazonas conhecida como UEA, comemorava 20 anos de fundação. 
Visualizar

Inauguração da Lavanderia Lavabem

Inauguração da Lavanderia Lavabem, que contou com as bençãos do padre João, da paróquia dos Remédios. O prédio de dois andares contava com os melhores equipamentos para lavagem de roupas.
Visualizar

Presos plantam sementes de Juta

Matéria sobre os 20 detentos cedidos para fazer a semeadura de sementes de juta e seringueiras, no Seringal Escola Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Isaac Sabbá, o Novo Cidadão do Amazonas

Concedido por unanimidade pela Assembleia Legislativa a Isaac Benayon Sabbá, o título de Cidadão do Amazonas. Pioneiro na região Amazônia com a implantação da indústria de Petróleo.
Visualizar

Aprovação do Projeto da Universidade do Amazonas

Matéria do Jornal A Crítica falando sobre o telegrama enviado pelo deputado estadual Artur Virgílio Filho sobre o aprovação do projeto de construção da Universidade do Amazonas.
Visualizar

Inspeção na Transportamazon

Recorte sobre a visita de Josué Cláudio de Souza em inspeção aos ônibus da empresa do governo Transportamazon.
Visualizar

Gilberto Mestrinho, o Novo Benemérito do Ideal Clube!

Gilberto Mestrinho recebeu o título de sócio benemérito do Ideal Clube em sessão solene na agremiação, localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, centro.
Visualizar

Saias dividem a classe de cobradoras de ônibus

Polêmica que ocorreu entre as funcionárias da empresa de transporte coletivo Transportamazon com relação ao uso de saia como fardamento. E o uso da peça dividiu opiniões.
Visualizar

Cemitério dos Bondes de Manaus

Os bondes que circulavam pela cidade de Manaus já em desuso pelas empresas de transporte do ramo foram amontoados e esquecidos no Cemitério no bairro da Cachoeirinha.
Visualizar

Comemoração dos 70 anos da Casa Canavarro

No dia 1º de dezembro de 1962, a Casa Canavarro, firma ferragista de Manaus fundada em 1892 pelos senhores José de Sousa Canavarro e Francisco Ventilari comemorou 70 anos da sua fundação.
Visualizar

Inauguração do Artesanato Isaac Benayon Sabbá

Matéria falando sobre o dia de inauguração do artesanato que tem o nome do industrial Isaac Benayon Sabbá, no bairro do Educandos. Construído durante o governo de Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Os 20 Anos da Firma Benchimol, Irmão & Cia

Criada pelo sr. Isaac Benchimol, a Firma Benchimol, Irmão & Cia comemorou, em 13 de agosto de 1962, vinte anos de fundação. Suas atividades iniciaram na rua Henrique Martins.
Visualizar

Aniversário da Senhora Balbina Mestrinho

Recorte de uma matéria do "O Jornal" feita sobre a celebração do aniversário de nascimento da senhora Balbina Mestrinho, mãe do ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Asfaltamento da Avenida Getúlio Vargas

Imagem da avenida Getúlio Vargas que recebeu o serviço de asfaltamento. Na imagem ainda podemos ver o prédio em construção do Palácio do Rádio.
Visualizar

Inauguração da Lojas Capri em Manaus

Inauguração da filial da Lojas Capri, especializada em artigos para homens e crianças, localizada no centro de Manaus. A população foi prestigiar mais uma loja de comércio varejista.
Visualizar

Funcionário da Lóide Aéreo Atinge Recorde

O Rádio Operador de voo Antônio Damasceno, paraense, tem um recorde de 10.000 horas de voo. A curiosidade é que Damasceno atingiu esta marca voando somente na Lóide Aéreo.
Visualizar

Melhorias na avenida Tefé

Melhoramentos feitos na Rua Tefé, que a ligaria até o bairro do Japiim. A obra teve início em 1960 no governo de Gilberto Mestrinho
Visualizar

O Parque Aquático do Rio Negro Clube

Vista do Parque Aquático recém-inaugurado, localizado nas dependências do Atlético Rio Negro Clube, em Manaus.
Visualizar

Inauguração da Exposição Flutuante de JK

Inauguração em Manaus da Exposição Flutuante apresentada pelo governador Gilberto Mestrinho do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek no navio Maué ancorado no porto da cidade.
Visualizar

Fundação do Museu de Arte Popular do Amazonas

Fundado pelo pinto amazonense Moacir Couto de Andrade em nossa cidade o Museu de Arte Popular do Amazonas. Segundo Moacir a finalidade do Museu é cultuar a Arte de nossa região.
Visualizar

Asfaltamento da Rua Visconde de Porto Alegre

Matéria sobre o trabalho de asfaltamento realizado pela Prefeitura Municipal de Manaus na Rua Visconde de Porto Alegre trecho entre a Sete de Setembro.
Visualizar

Vandalismo no Cinema Odeon

Estudantes munidos e pedra e pau invadiram o Cinema Odeon, quebraram vários objetos e queimaram algumas de suas poltronas causando um prejuízo de 15 milhões para o seu proprietário.
Visualizar

Casa “O Mandarim” Fecha As Portas

De propriedade do sr. Francisco Gonçalves Araújo, Após 67 anos de atividades, o comércio de modas e miudezas "O mandarim" fecha suas portas.
Visualizar

Restaurante Central fecha as portas

Após 50 anos de funcionamento o proprietário do Restaurante Central, o português José Lopes Rêgo, fecha as portas de seu estabelecimento, na Eduardo Ribeiro, canto com a Henrique Martins.
Visualizar

Restauração da Fonte Iluminada da Praça da Saudade

O prefeito Vinícius Conrado e o vereador Paulo Pinto Nery, observam a fonte iluminada instalada na Praça da Saudade, centro de Manaus. Após vistoria, a fonte será restaurada.
Visualizar

Incêndio atinge Lancha Sara Kubitschek

Imagem dos bombeiros e populares que ajudaram a controlar o incêndio que atingiu a lancha Sara Kubitschek, dois motores atracados no pontão e mais uma alvarenga carregada de juta.
Visualizar

Antigo Prédio do Tribunal Regional Eleitoral

Antigo prédio, já demolido, onde funcionou o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro com José Clemente e que poderia desabar a qualquer momento.
Visualizar

Manaus Sintonizada: TV Ajuricaba em testes

Matéria do "O Jornal" sobre os testes antes da estreia da TV Ajuricaba em Manaus.
Visualizar

A primeira viagem do Navio Sobral Santos

Primeira viagem do barco Sobral Santos com destino a Santarém, saiu do Porto da escadaria dos remédios. O Sobral Santos II transportará cargas e tem capacidade para levar 500 passageiros.
Visualizar

Palácio Rio Branco, ex Secretaria do Estado

A Assembleia Legislativa já funcionou no Palácio Rio Branco. Já funcionou como Secretaria do Estado com várias repartições estaduais e também o Museu de Numismática.
Visualizar

A Crítica inaugura Telefoto

O Jornal A Crítica, em seu pioneirismo na imprensa amazonense, fez a instalação do primeiro equipamento para transmissão de fotografias através do telefone ou do rádio em Manaus.
Visualizar

1º Estacionamento privativo de Manaus

Inauguração do primeiro estacionamento particular da cidade de Manaus. Localizado na rua Saldanha Marinho a poucos metros da Lobo D'almada.
Visualizar

Charge ‘Presente de Paraense’

Charge 'Presente de Paraense', divulgada no Jornal A Notícia no dia 20 de abril de 1969, p. 07.
Visualizar

Catch the Thief, o pega ladrão

Divulgação do aparelho Catch the Thief, empregado na proteção de carros e residências, adquirido pela loja Wolcarro.
Visualizar

Anfiteatro do Parque Dez

A inauguração do anfiteatro do Parque 10 foi ao som de Luis Bordon. O projeto é de Severiano Porto com capacidade para 4.000 pessoas.
Visualizar

A transformação do Aviaquário de Manaus

O Aviaquário de Manaus, sofrerá uma grande transformação e será um pavilhão de aquários, com livraria, pinacoteca e artesanato popular.
Visualizar

Inaugurada nova sede do Detran

Solenidade de inauguração, presidida pelo governador José Lindoso, da nova sede do Detran. Na nova sede o usuário terá um melhor atendimento e contará com um parque de estacionamento.
Visualizar

Carol Phillips chefe de redação da revista “Vogue”

Carol Phillips, a mulher que durante 12 anos foi chefe de redação da revista "Vogue", apresenta a mulher do ano 2000.
Visualizar

Primeiro motor amazonense

A apresentação do primeiro motor marítimo de 4,6 HP, construído integralmente no Amazonas, ocorreu na 1ª Exposição Agropecuária do Amazonas.
Visualizar

Maquinária da Empresa Santa Cláudia

O flagrante é do descarregamento no Porto de Manaus do novo maquinário da empresa Santa Cláudia para fabricação do Guaraná Real.
Visualizar

Lutador Atlas derruba casas

Moradoras do Japiim denunciam abusos de funcionários da Prefeitura que derrubaram casas construídas na passagem Olavo Bilac.
Visualizar

50 anos de imigração japonesa na Amazônia

Matéria sobre os 50 anos de imigração japonesa na Amazônia. Em Maués os primeiros imigrantes pisaram em solo amazonense e cultivaram o guaraná.
Visualizar

58 anos de fundação do IGHA

58 anos do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas celebrado com uma sessão solene em sua sede a rua Bernardo Ramos. Um coquetel foi oferecido aos associados e convidados do sodalício.
Visualizar

Inauguração do Imperial Hotel

Com 100 apartamentos de luxo, no centro de Manaus, foi inaugurado o mais moderno hotel da rede hoteleira da Zona Franca, o Imperial Hotel.
Visualizar

Homero de Miranda Leão

Homenagem da coluna Plenário ao deputado Homero de Miranda Leão por sua volta ao cargo de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Visualizar

Recurso contra diplomação do candidato Fábio Lucena

O Representante do Ministério Público entrou com recurso nas Zonas Eleitorais, pedindo anulação da diplomação de Fábio Lucena, do MDB.
Visualizar

Comemoração ao Dia Nacional do Índio

Matéria publicada em O Diário da Tarde, de 19 de abril de 1974, em comemoração ao Dia Nacional do Índio. A FUNAI, Fundação Nacional do Índio foi criada em 1967, para proteger o índio.
Visualizar

As mangueiras da rua dez de julho

Rua Dez de Julho tem suas mangueiras podadas pela Companhia de Eletricidade de Manaus. As árvores foram podadas para se evitar transtornos na rede de alta tensão.
Visualizar

Detran proibe ensaios na rua

Reportagem sobre a decisão do Major Osório Fonseca do Detran de proibir ensaios dos colégios nas ruas do Centro de Manaus para a Semana da Pátria. Motivo: a segurança dos alunos.
Visualizar

Armazéns Colombo fecha as portas

Armazéns Colombo anunciam liquidação antes de fechar as portas após 68 anos de atividade em Manaus. A Colombo iniciou as entregas a domicílio em Manaus.
Visualizar

Bandeira 2 para os táxis de Manaus

O prefeito Frank Lima atendeu ao pedido dos taxista e autorizou o uso da bandeira 2 aos domingos e feriados.
Visualizar

Chamada do filme … E o vento levou, Revista Sintonia

Propaganda da Revista Sintonia: "Será dia 13 de março de 1942, no Cine Politeama, a esperadíssima apresentação do filme dos milhões, ... E o vento levou".
Visualizar

Dr. Raul Falcon, médico boliviano

No Jornal A Notícia, o médico boliviano, dr. Jorge Raul Falcon, explicou sobre o método científico de cura pela utilização de agulhas espetadas em diferentes partes do corpo.
Visualizar

Instalação oficial do 27º Batalhão de Caçadores

Reportagem sobre a comemoração dos 50 anos de instalação do 27º B.C. em Manaus. Estavam presentes o governador Danilo Areosa e o prefeito Paulo Nery.
Visualizar

Choveu Dinheiro na Praça dos Remédios no Centro de Manaus

O comerciante Francisco das Chagas Alves, da Casa do Povo, atirou dinheiro pela janela aos que passavam pela via. A polícia foi chamada para acalmar o tumulto causado pelo comerciante.
Visualizar

Clínica Renal de Manaus

"O aparelho, segundo os dois profissionais, é o primeiro a ser utilizado no Amazonas e se destina especialmente aos casos de pacientes com falhas agudas ou definitivas nos rins [...]".
Visualizar

Inauguração da fábrica SEMP de televisores

Após a inauguração das instalações da fábrica foram iniciadas as suas atividades devendo produzir diariamente uma base de 30 unidades de televisores.
Visualizar

Proibição da pesca na desova

"Não tenho a menor dúvida quando afirmo que, daqui a quatro anos, o Amazonas ficará sem peixe se a pesca na época da desova não for proibida [...]".
Visualizar

Os Trapalhões param o trânsito em Manaus

"A rua Lobo D'Almada, na manhã de ontem, ficou com o trânsito interrompido com a presença dos 'Trapalhões'. Eles entraram na loja Training para comprar material esportivo [...]".
Visualizar

Amazonas perde Auton Furtado

Morreu Auton Furtado, um dos pioneiros da industrialização do Amazonas, cearense da boa cepa, chegou em Manaus, juntou todas as suas forças e programou o desenvolvimento da área [...].
Visualizar

Mão Branca, o justiceiro

Chegada do "justiceiro" à cidade de Manaus. Em carta publicada no A Notícia, o "justiceiro" Mão Branca, avisa que chegará no mês de abril e que começará a agir a partir desta data.
Visualizar

Postos de combustíveis saem de avenida

O prefeito Frank Abrahim Lima, concedeu um prazo de 60 dias para que o Posto Avenida, Texaco e o Abrigo Pensador se retirem avenida Eduardo Ribeiro.
Visualizar

Clínica Odontológica da Universidade do Amazonas

"A Clínica Odontológica da Faculdade de Farmácia fará extrações, reparos, radiografia, cirurgias dentárias e todo serviço de prótese, gratuitamente".
Visualizar

Novas instalações da Fábrica Magistral

Com a benção do Arcebispo de Manaus, D. João de Souza Lima foi inaugurada as novas instalações da Fábrica Magistral.
Visualizar

Samuel Peixoto denuncia trabalho escravo

O vereador Samuel Peixoto denunciou a prefeitura de Manaus e a empresa Comap por crime de trabalho escravo.
Visualizar

Engenheiro Roberto Marques, da Siderama

"O engenheiro Roberto Ferreira Marques, esteve ontem em nossa redação para se defender, por haver sido mencionado, na semana passada em uma carta do diretor da Siderama, Igreja Lopes [...]"
Visualizar

Os 34 anos do Bancrevea Clube

Em 15 de maio de 1944, cerca de 60 pessoas se reuniram no prédio da agência local do Banco da Borracha. A finalidade do clube seria reunir as famílias dos funcionários e de seus amigos.
Visualizar

Novos veículos da linha Gurgel

"Adotados pelo Exército brasileiro e exportados para mais de 30 países, já estão em Manaus os novos veículos da linha Gurgel [...].
Visualizar

Henoch Reis inaugura Terminal Rodoviário

O governador Henoch Reis, enalteceu o trabalho do prefeito Jorge Teixeira. O terminal localizado no centro de Manaus, receberá os ônibus do transporte coletivo da cidade.
Visualizar

Hotel Internacional, da Panatur

Nota sobre inauguração do Hotel Internacional da Panatur, publicada no jornal A Crítica. É mais uma contribuição de gente de fora que veio se integrar ao Desafio Amazônico.
Visualizar

O passamento da sra. Maria Calderaro

Em cerimônia simples que sensibilizou a quantos se fizeram presentes, foi sepultada no Cemitério de São João Batista a Sra. Maria Moura Calderaro, mãe do diretor Umberto Calderaro Filho.
Visualizar

Carro da SESEG desgovernado

"O Aero-Willy, estava estacionado na frente da repartição, quando começou a deslizar sozinho, parando somente na frente da loja Marechal Magazin, com a "cara" totalmente quebrada".
Visualizar

Inauguração do Hotel Ana Cássia

Inauguração do Ana Cássia Palace Hotel um dos melhores e mais belos hoteis localizado no centro de Manaus. A maioria dos apartamentos dão vistas para o rio Negro.
Visualizar

Emissão automática de bilhetes da VASP

O sistema que foi inaugurado em Manaus já está disponível em outras capitais brasileiras. Antes era gasto 15 minutos para liberar o bilhete, agora, serão gastos somente sete minutos.
Visualizar

Professora Marion Richards Menezes

A primeira mulher a receber o Título de Cidadã de Manaus foi a professora de inglês, a norte americana, Marion Richards Menezes.
Visualizar

Falecimento de João Bosco Ramos de Lima

Nota de pesar sobre o falecimento do advogado e senador João Bosco Ramos de Lima. "A morte também é uma espécie de exílio, porém sem volta".
Visualizar

Falecimento de André Araújo

Nota sobre o falecimento do professor André Vidal de Araújo. "Ontem o Amazonas sofreu a perda de uma época, André Vidal partiu e nos deixou a lacuna irreparável de sua ausência".
Visualizar

Centro Moacyr Alves – FEBEM

Será inaugurado  às 10 horas da manhã o Centro Integrado de Assistência ao Menor e à Família - CIAMF - novo núcleo preventivo da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor - FEBEM.
Visualizar

Subdelegado alfabetiza marginais

Reportagem sobre campanha realizada pelo subdelegado Zomar Luiz Lopes, do bairro de Santo Antonio, contra o analfabetismo de marginais e contra aqueles que gostam de empinar papagaios.
Visualizar

Restauração do Parque 10 de novembro

"O prefeito José Fernandes, entregou as obras de restauração do Parque Dez de Novembro, além do novo restaurante, que funcionará onde esteve instalado o antigo salão de danças. [...]"
Visualizar

Falecimento de Danilo Areosa

Vítima de parada cardíaca, morreu ontem, no Prontocor, o ex-governador Danilo Duarte de Matos Areosa, que retornou do Rio de Janeiro onde estava em tratamento de saúde [...].
Visualizar

Ford lança Pick-Up F-100

Lançamento de veículo para cargas leves da Ford, a Pick-Up F-100 super série, com decoração de luxo personalizada com edição limitada.
Visualizar

A devastação da Amazônia

Segundo o cientista Warwick Kerr " O processo de devastação da floresta amazônica é tão violento que, em 34 anos, nada restará desse imenso parque ecológico.
Visualizar

Atlético Rio Negro Clube

Reportagem dos 61 anos de fundação do Atlético Rio Negro Clube, fundado em 13 de novembro de 1913, no porão da casa de Manoel Nascimento.
Visualizar

A chegada do Mão Branca em Manaus

"Mão Branca chegou mesmo em Manaus. A Prova é esta. Sua maleta contendo armas de grosso calibre foi apreendida dentro de um Dodge Dart abandonado à porta de um hotel. [...]"
Visualizar

Instituto de Educação Proíbe Uso de Calça Lee

Segundo a diretora Dulcinéia do IEA, a proibição do uso da calça Lee no ano letivo, se deu porque os pais já compraram as fardas de seus filhos e seria um gasto a mais para eles.
Visualizar

Vinicius Monte Conrado

Vinícius Monte Conrado Gomes, último prefeito de Manaus eleito pelo voto do povo. " Sua administração de apenas 9 meses não deixou de ser boa e cheia de transtornos políticos".
Visualizar

Inauguração da ponte de embarque da Infraero

Com absoluto sucesso, o Infraero testou pela primeira vez no Brasil a ponte de embarque no Aeroporto Eduardo Gomes, com solenidade de descerramento da placa alusiva ao acontecimento.
Visualizar

Única motocicleta elétrica do Brasil

O dr. John Harry Harwood, do Departamento de Agronomia do INPA, possui e utiliza aqui em Manaus talvez a única motocicleta elétrica existente no Brasil.
Visualizar

Panair do Brasil, 1º voo para Manaus

"Há 50 anos, no dia 11 de outubro de 1933, o hidro-avião PP-PAK, da Empresa Aérea Panair do Brasil S/A, com uma velocidade de cruzeiro de 180 km/h, fez o primeiro vôo para Manaus. [...]"
Visualizar

Chegada da Kamélia no Olímpico Clube

"A Kamélia chega hoje às 22h30, no Aeroporto Eduardo Gomes e de lá vem desfilando com os foliões sambando nas principais ruas de Manaus até a sede do Olímpico clube. [...]".
Visualizar

PTB Inaugura Nova Sede

A nova sede do Partido Trabalhista Brasileiro, localizada na avenida Getúlio Vargas será inaugurada em Manaus. Na nova sede serão traçadas as diretrizes para a atuação do PTB no Amazonas.
Visualizar

Trabalhador subiu na pupunheira

"Uma cobra de 8 metros de comprimento por 30 centímetros de diâmetro quase engoliu um trabalhador, ontem de manhã, no quilômetro 78 da estrada Manaus-Itacoatiara".
Visualizar

O consumo elevado de cerveja em Manaus

Por mês, é consumido em Manaus, quase 3 milhões de litros de cerveja. O aumento do consumo se dá, principalmente nos dias quentes de verão.
Visualizar

Procura-se o busto de Costa e Silva

O busto do ex-presidente Costa e Silva, que foi arrancado da Praça da Matriz durante as manifestações estudantis contra o aumento da passagem do ônibus, ainda não foi encontrada.
Visualizar

Força Expedicionária Brasileira (FEB)

A FEB não foi somente o envio de uma força militar para combater o nazifascismo que ameaçava a liberdade do mundo. É muito importante que seus feitos sejam recordados.
Visualizar

José Fernandes reforma Aviaquário

" Visando brindar a criançada de Manaus, de um lugar de lazer, aprazível e digno de frequência de todos, o prefeito José Fernandes determinou a reforma geral do Aviaquário municipal, [...]".
Visualizar

Os 70 anos do Santa Dorotéia

"Há setenta anos, nesta data, nascia em Manaus um dos primeiros chamados patronatos de freiras. [...]" Fundado em 7 de outubro de 1910, a congregação das irmãs de Santa Dorotéia do Brasil.
Visualizar

Modernos conjuntos residenciais

Reportagem sobre os modernos conjuntos residenciais que estão substituindo as casas de palha e os casarões luxuosos de Manaus.
Visualizar

Love, a máquina descartável

Reportagem sobre o lançamento da Love, a primeira máquina fotográfica descartável do mundo, da Sonora, empresa sediada em Manaus desde 1973.
Visualizar

Colégio Militar de Manaus

Seguindo estritamente a programação estabelecida foi inaugurado no centro da capital o Colégio Militar de Manaus. Compareceram o governador João Walter de Andrade e o prefeito Paulo Nery.
Visualizar

Telegrama Fonado da ECT

O diretor regional da Empresa de Correios e Telégrafos, sr. José Drumond de Moraes Rêgo, lembra aos usuários da ECT que necessitarem enviar telegramas poderão fazê-lo sem sair de casa.
Visualizar

Pré inauguração do Vivaldão

A Seleção de Futebol fará uma apresentação na pré inauguração do Estádio do Vivaldão. "O Amazonas hospeda, com orgulho, a Seleção Nacional que disputará a taça "Jules Rimet", no México.
Visualizar

A meia passagem em Manaus

Após muita luta entre os estudantes, prefeitura de Manaus e empresários, entrou em vigor na cidade a meia passagem para os estudantes.
Visualizar

Aniversário de Pereira da Silva

No mês de setembro é comemorado o aniversário do ex-deputado Francisco Pereira da Silva, político e homem público. Pereirinha foi autor e maior defensor da criação da Zona Franca de Manaus. 
Visualizar

Carvoeiro perdeu o navio

O pernambucano Jorge Cordeiro da Rocha, 55 anos, residente em Recife, chegou a Manaus na última viagem do navio Ana Nery, perdeu o navio ao sair pra brincar o carnaval na cidade.
Visualizar

60 ônibus movidos à álcool

"O prefeito Jorge Teixeira confirmou a notícia deste jornal, segundo a qual, nesta sua viagem ao sul, tentará recursos para aquisição de 60 ônibus movidos a álcool para servir a cidade".
Visualizar

Tia Bida nova casa de lanches

"Manaus ganhou ontem mais uma casa de lanches com docinhos e salgadinhos da melhor qualidade, Tia Bida. localizada na rua Leonardo Malcher, quase esquina com a avenida Epaminondas.
Visualizar

Manaus, do lampião à lâmpada elétrica

A iluminação pública em Manaus data da época do terceiro presidente da Província do Amazonas, João Pedro Dias Vieira, tendo sido inaugurada em 07 de agosto de 1858.
Visualizar

Abastecimento de água em Manaus

A lata d'água na cabeça foi por muitos anos o sistema de abastecimento de água que prevaleceu na maioria dos bairros de Manaus.
Visualizar

Os 10 anos da OANA publicidade

Estamos em 1980. Há dez anos, no dia 05 de maio - Dia nacional das Comunicações - surgia a Oana Publicidade. Reportagem sobre a comemoração aos 10 anos de propaganda da agência Oana.
Visualizar

Manaus já utiliza a Discagem Direta à Distância-DDD

"Através do Sistema de Discagem Direta á Distância (DDD), Manaus está ligada desde segunda-feira a 44 cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro. [...]".
Visualizar

A chegada das motocicletas alemãs no Brasil

O início deste século viu chegar ao Brasil as gigantescas motocicletas alemãs NSU e as BSA inglesas, seguidas, na segunda década, pelas Norton, também inglesas e as motos Guzzi.
Visualizar

Fusca, da Volkswagen do Brasil

"Fuscão". Lançado em princípios de agosto de 1970 - mais de 50.000 brasileiros já tem certificado de propriedade. O fuscão, é o carro ideal para a mulher que trabalha.
Visualizar

Muitas filas para pouco café

O café dificilmente dará para atender a todos que estão na fila desde as 12 horas, diz o sr. Ermindo, proprietário do Moinho Amazonas.
Visualizar

Inauguração da Prodam

A Inauguração da Prodam, contou com as presença do ministro Costa Cavalcanti, da Pasta do Interior e do governador do estado João Walter de Andrade.
Visualizar

Telefonia móvel, o simplifone

Reportagem sobre o lançamento do sistema de telefonia móvel em Manaus com cobertura a todos os arredores da cidade. O simplifone foi idealização do Engenheiro Benvindo Tavares.
Visualizar

Primeira mulher piloto do Amazonas

Após um curso de três meses no Aeroclube do Amazonas, a para-quedista Eneida Brozzo, única mulher da turma, será a primeira mulher a pilotar um avião em 1980.
Visualizar

Uma nova onda toma conta da cidade: o Boliche

A descoberta do boliche, é a mais nova opção de diversão que tomou conta da cidade de Manaus. Não tem quem não se empolgue pelo 'strike'.
Visualizar

Demonstração do barco Hovercraft

O barco Hovercraft deslizou várias vezes pela baía do Rio Negro. O barco atende a todas as necessidades de nossa região, principalmente onde se destaca, a dificuldade de transporte.
Visualizar

Inauguração do Pontão Raposo

O Pontão Raposo, inaugurado na presença de várias autoridades, é o primeiro posto flutuante da Petrobrás para abastecimento das embarcações que conduzem o progresso do Estado.
Visualizar

Inauguração da TV Amazonas

O diretor Felipe Daou, diante de todas as autoridades presentes, falou da importância do acontecimento e da filosofia de trabalho da TV Amazonas.
Visualizar

Agência Garcia veículos em Manaus

Foi inaugurada às 18 horas de ontem na Avenida Constantino Nery, próximo ao Colégio Solon de Lucena, a Agência Garcia Veículos, o mais novo concessionário Chevrolet em Manaus.
Visualizar

Dos cabarés de luxo à estação

A chamada "Estação de Ônibus" é hoje um mundo à parte, uma espécie de favela moderna, pela interrogação e incerteza que cada transeunte leva no caminho percorrido diariamente."
Visualizar

Igreja dos Remédios, 1º centenário

Manaus prepara-se para comemorar efusivamente o 1º Centenário da Igreja de N. Senhora dos Remédios, em outubro do ano corrente. A igreja paroquial é um dos mais belos templos da capital.
Visualizar

Inauguração do Manaus Shopping Center

Presidida pelo Governador do Estado, Ministro Henoch Reis, será realizada amanhã a inauguração do Manaus Shopping Center, obra da Construtora Adolpho Lindemberg.
Visualizar

Os 70 anos da Escola Técnica Federal do Amazonas

Na liturgia, Ação de Graças pelos 70 anos de atividades da Escola Técnica Federal do Amazonas, uma instituição educacional que muito tem a ver com as nossa própria história de progresso.
Visualizar

Anúncio do Lançamento do Filme Ben-Hur

Anúncio do lançamento do filme Ben-Hur que aconteceu no Cine Teatro Politeama, com sessões especiais. No anúncio diz que a duração do filme são de 4 horas com intervalo de 10 minutos.
Visualizar

Manifestações populares no Aniversário de Gilberto Mestrinho

O povo saiu às ruas para testemunhar a sua satisfação e alegria pelo transcurso de mais um aniversário do governador do Amazonas Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Inauguração da Escola Premunitória Bom Pastor

Inaugurada a Escola Premunitória do Bom-Pastor em Manaus. A Escola foi idealização do dr. André de Araújo da Justiça de Menores. Após a inauguração os convidados visitaram suas dependências.
Visualizar

Manaus já usa o DDD para falar com 44 cidades do Brasil

"A Embratel que há mais de um ano liberou a área 09 para Belém e São Luiz, segunda-feira abriu toda a área 02, que vai do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e mais 42 novas cidades."
Visualizar

VEJA MAIS