Este é o acervo com vários recortes de matérias da coluna escrita por Manuel José Antunes da Silva, ou M. J. Antunes e publicada no periódico O Jornal que retratavam situações do cotidiano da sociedade Amazonense.

Manaos Tramways, um caso de polícia

M. J. Antunes alerta sobre os problemas com a falta de luz e bondes na cidade de Manaus e pede que o Estado tente uma atitude enérgica contra os abusos da Manaos Tramways.
Visualizar

Campanha para salvar uma criança

M. J. Antunes, em conjunto com o cronista Josué Claudio de Souza, fazem campanha para salvar a vida de uma criança.
Visualizar

Bairro operário da Cachoeirinha

Sobre a construção do hospital para tuberculosos no bairro operário de Cachoeirinha, que irá desabrigar várias famílias pobres que moram no local.
Visualizar

O Hospital para os tuberculosos de Manaus

Está em foco a discussão, na Câmara Municipal de Manaus, sobre o caso da localização do futuro hospital para tuberculosos.
Visualizar

O Interventor Álvaro Maia

O Interventor Álvaro Maia criou por decreto o serviço de assistência médica e farmacêutica gratuita às pessoas carentes de Manaus.
Visualizar

Serviço de transporte, o auto-ônibus

Manaus já dispõe de um serviço de transporte regular, o auto-ônibus. Graças ao sr. Xenofonte Antoni, "esforçado Inspetor do Tráfego Público" de Manaus.
Visualizar

Censuras ao vice-presidente da Câmara

Oscar Carneiro sensurou, na Câmara Federal, o fato do vice-presidente daquela casa ter utilizado o carro do Parlamento em serviços estranhos.
Visualizar

Eleição para vereadores de 1947

Na eleição para vereadores em Manaus ocorrida em 1947, os manauaras deixaram de comparecer em diversas seções eleitorais.
Visualizar

A garotinha Dalva Maria

Dalva Maria, garotinha de 3 anos, que está com cancro em um dos olhos e que a falta de recursos não permite que ela seja operada na capital do país.
Visualizar

O problema da Juta no Amazonas

Assembleia Estadual travou uma discussão a respeito do problema da juta. A industrialização da famosa fibra traria desenvolvimento para a região.
Visualizar

Bairro de Constantinópolis, atual Educandos

Moradores do bairro Constantinópolis reclamam da tarifa que tem sido cobrada pela passagem nas pequenas embarcações que levam as pessoas à cidade.
Visualizar

Educandário Gustavo Capanema

M. J. Antunes visitou o "Educandário Gustavo Capanema, onde se encontram os filhos dos hansenianos [...] umas das admiráveis obras de assistência social."
Visualizar

As mulheres do meretrício

Sobre as mulheres do meretrício, que a polícia civil quer retirar, num prazo de 20 dias. Achamos plausível que seja tomada uma atitude para que se obtenha um menor índice de prostituição.
Visualizar

Marchei, mocidade, para a luta

"Marchei, mocidade, para a luta que vindes de declarar aos açambarcadores, aos detentores do cambio negro".
Visualizar

Companhia Brasileira de Fiação

"A notícia que um matutino publicou, sob título 'Constituída, em São Paulo, a Companhia Brasileira de Fiação', merece um reparo, ligeiro comentário [...]"
Visualizar

Visita à Colônia Antônio Aleixo

O colunista visitou a "Colônia Antônio Aleixo", dirigida pelo Dr. João de Paula Gonçalves, onde se encontravam 300 pessoas doentes de lepra.
Visualizar

A Manaus Tramways e a pasmaceira do governo

"Não temos expressões para qualificar a pasmaceira do nosso governo ante a atitude cínica e revoltante com que vem a Manaus Tramways encarando os serviços que lhe são confiados."
Visualizar

O aumento dos preços dos alimentos

O aumento dos preços dos alimentos, as classes produtoras e os comerciantes deveriam ser os primeiros a irem de encontro aos propósitos do governo.
Visualizar

O abandono do Asilo de Mendicidade

O abandono do Asilo de Mendicidade vem ocorrendo após a posse de João Fábio de Araújo na Prefeitura, que suprimiu a verba que era destinada ao asilo.
Visualizar

Cunha Melo, Senador pelo Amazonas

O panorama político do Estado vem sendo agitado desde que o ministro Carlos Luz resolveu nomear Leopoldo Tavares para 3ª cadeira de senador pelo Amazonas.
Visualizar

Cargos na Administração Pública

As criações de cargos e de organizações "dá-nos a impressão de que o erário público amazonense está nadando em ouro" - M. J. Antunes.
Visualizar

A Semana Inglesa em Manaus

A "semana inglesa" será instituída a partir do dia 1º de maio após entendimento entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Manaus e outros órgãos.
Visualizar

Leopoldo Tavares da Cunha Melo

M. J. Antunes fala mal do indicado de Álvaro Maia para a vaga de senador, sr. Leopoldo Tavares da Cunha Melo.
Visualizar

A salvação da borracha e da Amazônia

A imprensa manauara noticia as reuniões na capital da República para assentamento de bases para salvação da borracha e da Amazônia.
Visualizar

Os preços elevados dos alimentos em Manaus

O colunista afirma que o mercado negro prossegue "sua marcha tenebrosa" sem que o governo observe isso. E afirma que eles são os senhores feudais do comércio.
Visualizar

Os bondes da Manaus Tramways

A Manaus Tramways vai instituir a cobrança dos passageiros, nos bondes grandes, por dois condutores, dividindo o bondo ao meio por uma faixa branca pintada.
Visualizar

Fornecimento de água para a Cachoeirinha

Os moradores do bairro de Cachoeirinha, da rua Carvalho Leal, fizeram um abaixo assinado solicitando a continuação do fornecimento de água naquela área.
Visualizar

Conselho Técnico e a Interventoria Federal

Está em cogitação, por parte da Interventoria Federal, a criação de um Conselho Técnico, com a finalidade de estudar os assuntos de interesse coletivo.
Visualizar

Balneário do Parque 10 de novembro

O balneário do Parque 10 foi construído com o dinheiro do povo. Nestas condições, não está certo que o Prefeito ceda-o com exclusividade para alguém.
Visualizar

Manaus Tramways tem novo fiscal

Júlio Nery nomeou o dr. Deodoro Freire, engenheiro eletrotécnico, "para fiscal do governo junto à poderosa empresa britânica 'The Manaus Tramways'".
Visualizar

Assistência médica de Manaus em 1946

A falta de Assistência médica em Manaus foi discutida na coluna de M.J. Antunes, no O Jornal. Ao Inteventor Estanislau Afonso foi falado sobre a situação.
Visualizar

Resposta ao sr. Francisco Orofino

M. J. Antunes publicou uma coluna criticando o Frei Timotheo de Porangaba, agora faz uma outra para responder ao defensor do Frei, o sr. Francisco Orofino.
Visualizar

Cargo de Diretor da Secretaria

M. J. Antunes faz novamente duras críticas a nomeação do sr. Vicente de Mendonça Jr., para o cargo de Diretor da Secretaria da Prefeitura de Manaus.
Visualizar

Bombeamento da Ponta do Ismael

Em visita ao Bombeamento da Ponta Ismael, o colunista verificou o estado de abandono daquele conjunto maquinário, pela administração Álvaro Maia.
Visualizar

Nomeação de Vicente de Mendonça Júnior

O colunista classificou como imoralidade administrativa a nomeação de Vicente de Mendonça Jr. para o cargo de Diretor da Secretaria da Prefeitura de Manaus.
Visualizar

Assembleia Geral dos Trabalhadores do Comércio

A ocorrida Assembleia Geral do Sindicado dos Empregados no Comércio de Manaus simbolizou um marco no seguimento e progresso da classe.
Visualizar

O alto preço do café e do açucar

Vendem a preço exorbitante o açúcar e o café na praça de Manaus. M. J. Antunes pede que o governo resolva a situação com a Comissão de Marinha Mercante.
Visualizar

Diversão para os trabalhadores

Os trabalhadores do comércio tem precariedade de diversões. Por conta disto, o Jornal lançou a ideia de irem ao cinema com sessões exclusivas para eles.
Visualizar

Aumento de vencimento dos comerciários

Novamente o colunista falando sobre a questão do aumento de vencimento dos comerciários e a luta do Sindicato dos Empregados do Comércio.
Visualizar

O aumento dos ordenados

M. J. Antunes diz que é "engraçado o modo de ver das pessoas que são contra o aumento de ordenados" e pede que "fiquem calados".
Visualizar

Asilo de mendicidade doutor Thomas

Destaque para descaso com o "Asilo de Mendicidade Dr. Thomas". Houve promessa do Banco de Crédito da Borracha para melhorias no local mas não se concretizaram.
Visualizar

Sindicato dos Empregados no Comércio

A luta do Sindicato dos Empregados no Comércio do Amazonas, para que seja concedido aumento dos vencimentos salariais a essa classe.
Visualizar

A polêmica de Frei Thimoteo de Porangaba

A atitude do Frei Thimoteo Porangaba está equivocada ao atacar instituições religiosas no programa "Hora Católica" ao invés de pregar.
Visualizar

O aumento no custo de vida

O aumento do custo de vida na cidade de Manaus é um dos problemas enfrentados pelos comerciários que trabalham no centra da capital.
Visualizar

Ex-Interventor Federal, Álvaro Maia

Álvaro Maia, ex-interventor federal do Estado do Amazonas, disse "assumir plena responsabilidade dos atos praticados" pelos companheiros de administração.
Visualizar

Escola para crianças pobres

M. J. Antunes aborda em sua coluna sobre a educação de crianças pobres e como os pais fazem para comprar os materiais didáticos de seus filhos.
Visualizar

A falta de hotéis em Manaus

O proprietário do Grande Hotel procurou D. Aldina Bastos, dona da mais confortável pensão de Manaus, para uma possível parceria. Falta hotéis em Manaus.
Visualizar

Gêneros de primeira necessidade

O aumento excessivo dos impostos sobre os gêneros de primeira necessidade das mercadorias em Manaus e dos "lucros extraordinários" do governo.
Visualizar

Departamento de Educação e Cultura

O Departamento de Educação e Cultura do Estado do Amazonas solicita a presença dos alunos que desejam matricularem-se nas escolas e grupos escolares.
Visualizar

Escola Agronômica da Amazônia

Foi criada a Escola Agronômica da Amazônia por influência de Felisberto de Camargo, diretor do Instituto Agronômico do Norte.
Visualizar

O mestre Agnello Bittencourt

Com o título "Interesses do Estado", que Agnelo Bittencourt escreveu para o jornal A Tarde, M. J. Antunes discorda do "mestre" em sua coluna.
Visualizar

Serviço de abastecimento de água

"Até o presente momento não apareceu o culpado pelo estado em que se encontra o serviço de abastecimento dágua à cidade". Coluna escrita por M. J. Antunes.
Visualizar

Os trabalhadores dos seringais

Os trabalhadores dos seringais, tão esquecidos, tiveram uma grata surpresa. O presidente extinguiu duas organizações que tantos males causaram.
Visualizar

As dificuldades da população de Manaus

As dificuldades da população é discutida no artigo de M.J Antunes. No artigo, o prefeito era visto como a esperança do povo de Manaus.
Visualizar

Código de Posturas de Manaus

Surpreendeu-se a população dos nossos subúrbios com a nova ordem do sr. prefeito municipal de proibição imposta pelo Código de Posturas.
Visualizar

Irmã siamês da Tramways

A organização estadual, verdadeira irmã siamês da Tramways nada faz pelo povo e os abusos da companhia estranheira continuam.
Visualizar

A Prefeitura e a carne verde

O Jornal fala sobre o problema enfrentado pela população por causa do aumento de preço da carne de boi e da incompetência da prefeitura em não administrar o abastecimento na cidade.
Visualizar