Este é o acervo com diversos recortes e matérias escritas para a coluna chamada De Relance, do jornal A Gazeta. Essa coluna trazia informações e textos curtos sobre curiosidades e acontecimentos da cidade de Manaus.

Novo calçamento da Marques de Santa Cruz

O jornal A Gazeta aborda o início do trabalho de recomposição do calçamento da rua Marques de Santa Cruz e demais artérias do centro de Manaus.
Visualizar

O Deputado Federal Antóvila Mourão Vieira

Reportagem sobre a falta de compromisso do Deputado Federal pelo Amazonas Antóvila Mourão Vieira, da UDN, com os problemas do Estado.
Visualizar

A renúncia do Secretário da UDN

O Secretário da União Democrática Nacional (UDN), deputado Júlio de Carvalho Filho renuncia ao cargo após enviar carta ao presidente da executiva.
Visualizar

Nova tática de Antóvila Mourão Vieira

A Coluna De Relance, aborda a mudança de tática política utilizada pelo deputado Antóvila Mourão Vieira. A arma usada era a da intriga, agora será a mentira.
Visualizar

Assembleia Geral do Rio Negro Clube

A Gazeta destaca a reunião da Assembleia Geral do Atlético Rio Negro Clube, realizada em seu salão dos espelhos.
Visualizar

Câmara Municipal de Manacapuru

A Câmara Municipal de Manacapuru está passando por um período bastante conturbado. Pois, o prefeito deixou a cidade e veio para a capital.
Visualizar

O ataque ao Cine Politeama

"Há comentários nas esquinas da cidade de que os soldados da Polícia, ao depredarem o Cine Politeama, estavam sob influência política".
Visualizar

A suposta renúncia de Leopoldo Neves

Dizem que o Governador Leopoldo Neves estaria inclinado a renunciar devido aos grandes aborrecimentos que lhe trouxe a interinidade do Menandro Tapajoz.
Visualizar

Homero de Miranda Leão deve sua eleição aos Amigos

"O deputado Homero de Miranda Leão, disse da tribuna da Assembleia, que não deve a sua eleição a Partido e sim aos seus amigos de Maués."
Visualizar

O Caso do Recibo da Assembleia

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito está em atividade para investigar o Caso do Recibo da Assembleia sobre um contrato de transportou de móveis.
Visualizar

União dos Estudantes do Amazonas

"O estudante Deolindo Freitas Dantas acaba de atestar com sua recente derrota na União dos Estudantes do Amazonas, ser um fracasso na política estudantil baré".
Visualizar

Deputado Paulo Pinto Nery

O que nós fazemos questão de ser seremos sempre, é defensores do povo, esse pobre povo a quem os salvadores vivem humilhando.
Visualizar

Escândalo na Assembleia legislativa sobre a compra de móveis

Um escândalo atinge a Assembleia Legislativa do Amazonas, noticiado no A Crítica, sobre a compra de móveis cujo recibo foi passado com valores aumentados.
Visualizar

Banco da Borracha liquida dívidas

O Banco da Borracha fez alguns pagamentos, mas naturalmente, não há dinheiro para liquidar todas as contas que já passam de 10 milhões de cruzeiros.
Visualizar

Senador Álvaro Maia no Palácio Monroe

O senador Alvaro Maia recebeu em conferência, no salão da Biblioteca do Palácio Monroe, o sr. Claudio Borges, líder do PSP.
Visualizar

A Falta de Higiene nos Estabelecimentos Comerciais

Os comandos sanitários vão começar a agir nos cafés e botequins. Em seguida, visitarão os cinemas, especialmente onde impera a sujeira de verdade.
Visualizar

O Regresso do Prefeito de Boca do Acre

O regresso de Cunha e Silva à Prefeitura de Boca do Acre está preocupando pois temem que ali aconteça os acontecimentos sangrentos de Coari.
Visualizar

Reunião das Comissões Permanentes

As reuniões das Comissões permanentes não estão acontecendo por falta de parlamentares, o que deixou chateado o presidente Negreiros Ferreira.
Visualizar

Comício na Praça general Osório

O comício que os dissidentes trabalhistas fizeram constituiu uma demonstração de força e prestígio dos comandados do vereador Walter Raiol.
Visualizar

As Reclamações contra o Departamento de Educação

No Departamento de Educação tem surgido muitas reclamações contra as transferências, remoções e extinções de escolas, durante o governo interino de Menandro Tapajoz.
Visualizar

Candidato Antóvila Mourão Vieira

"O deputado Antóvila Mourão Vieira conduz parte dos CR$ 200.000,00 que diz haver reunido para compra de votos dos caboclos.
Visualizar

Incapacidade administrativa de Chaves Ribeiro

Há pouco o chefe do Executivo determinou que a limpeza da capital fosse feita em 15 dias, pois as ruas estão abandonadas.
Visualizar

Departamento de Saúde Atrasa Pagamento

O atraso no pagamento dos funcionários do Departamento de Saúde se deu por culpa dos erros de seu chefe.
Visualizar

A Ala Dissidente do PTBA

O deputado Aureo Melo afirmou que a ala dissidente do PTBA é um partido pobre, sem elementos para distribuir o dinheiro do Estado com os clubes de futebol.
Visualizar

Caixa Econômica Federal

Na coluna De Relance do A Gazeta, fala-se sobre "A mentira do dia: que a Caixa Econômica está facilitando empréstimos ao funcionalismo estadual.
Visualizar

Lacerda Presidente do Diretório Udenista de Educandos

A Assembleia Legislativa do Amazonas rejeitou, por unanimidade, um projeto que beneficiava o sr. Lacerda, presidente do diretório udenista de Educandos.
Visualizar

Senador Álvaro Maia em Manaus

O senador Álvaro Maia esteve por trinta minutos de passagem por Manaus onde palestrou com amigos e correligionários.
Visualizar

Desembargador André Araújo cogitado para suceder o governador

Parece-nos que essa propaganda está correndo por conta de terceiros, inteiramente a revelia de André Araújo.
Visualizar

Aeroclube Recebe Aparelho de Treinamento

Segundo a De Relance, o prefeito Chaves Ribeiro levará o governador Leopoldo Neves ao Mercado Municipal para mostrar a fileira de "ratoeiras".
Visualizar

A Paz Reina na Assembleia Legislativa

"Na Assembleia Legislativa está reinando 'a santa paz do senhor', entre todas as bancadas [...] Quanto tempo durará essa calmaria, nós não sabemos".
Visualizar

Antóvila Vieira na Câmara Federal

Sua atuação à frente da Prefeitura de Manaus deixou muito a desejar na questão financeira. Em conversas, é quase certa a não renovação de seu mandato como Deputado Federal.
Visualizar

Situação Financeira preocupa Governador Leopoldo Neves

O governador Leopoldo Neves está preocupado com a situação financeira do Estado do Amazonas assim como os fornecedores também.
Visualizar

A Companhia Telefônica em Manaus

A Companhia Telefônica está tentando conseguir um aumento nos preços das suas assinaturas. O governo foi procurado e negou o aumento.
Visualizar

Prefeitura de Boca do Acre

O sr. Cunha e Silva está pronto para reassumir a prefeitura de Santa Maria da Boca do Acre, porém seu caso ainda depende de pronunciamento da Assembleia Legislativa.
Visualizar

O Aniversário do Cine Avenida

A Sociedade Amazonense prestou a devida homenagem aos esforços dos incansáveis dirigentes da Empresa A. Bernardino. Verdadeiro desfile de elegância manauara, na noite da comemoração.
Visualizar

As Notícias sobre a Política Amazonense

Diz o jornal carioca, entre outras coisas, que Severiano Nunes vem tendo repetidos encontros com o Senador Álvaro Maia.
Visualizar

Senador Severiano Nunes se Complica Mais

O senador Severiano Nunes persiste em querer convencer o deputado Almeron Caminha de que o deputado Josué Cláudio de Souza não está com a verdade.
Visualizar

Posicionamento de Vicente Mendonça Júnior

Aderson Menezes, prometeu falar, na Assembleia, acerca da posição de outro deputado, Vicente Mendonça Junior, que ora fala por um partido e ora pelo outro.
Visualizar

Expulsão de Deputados do PTB

O Diretório Estadual do PTB expulsou das fileiras dessa agremiação os deputados Aristophano Antony, Plínio Coelho, Aureo Melo e Nobre da Silva.
Visualizar

Ausência de Leopoldo Neves

Onde estão sendo feitas as reuniões políticas que se verificavam nos Palácios Rio Negro e Rio Branco, durante a ausência do governador Leopoldo Neves?
Visualizar

Deputado Almeron Caminha Perdeu seu Prestígio

O Deputado Almeron Caminha, quando integrava as hostes severianistas, era considerado o chefe político de maior prestígio no interior do Amazonas.
Visualizar

Deputado Vicente de Mendonça Júnior

O Deputado Vicente de Mendonça Júnior andou preocupado com a sua posição político-partidária, não resolvida durante a vinda do sr. Severiano Nunes a Manaus.
Visualizar

Vacância na Câmara Federal

O Deputado Vivaldo Palma Lima pretende, no próximo pleito, candidatar-se a Assembleia do Amazonas. Deixando sua vaga na Câmara Federal para seu filho Vivaldo Palma Lima Filho.
Visualizar

Novo Presidente da Assembleia do Amazonas

Segundo o novo Presidente da Assembleia do Amazonas, Deputado Negreiros Ferreira, a Assembleia nada tem a ver com as despesas pessoais dos deputados.
Visualizar

A Eleição dos Suplentes

Os deputados Menandro Tapajós e Carlos Melo, ex-governadores interinos, e Abdul Sá Peixoto, ex-líder da maioria, foram eleitos suplentes do Secretário.
Visualizar

Deputado Negreiros Ferreira

A Coluna De Relance felicitou o novo presidente da Assembleia, Negreiros Ferreira, e pediu que o deputado adotasse o sistema de economia do dr. Leopoldo Neves quando assumir o governo.
Visualizar

Governador de São Paulo Ademar de Barros

O Governador Ademar de Barros, segundo a imprensa matutina, entende que o país é um grande estabelecimento comercial e está precisando de um grande gerente.
Visualizar

Ginasianos do Colégio Estadual Estão Passando por Transtornos

O uso de roupa civil não pode ser impedimento para os alunos assistirem as aulas. Nem todos os pais tem condições de comprar o fardamento de seus filhos.
Visualizar

Aspectos da Educação no Amazonas

Um caso interessante é o que ocorre no município de Manacapuru, lá para 60 alunos tem 10 professores. Com isso, continuamos com uma população analfabeta.
Visualizar

Candidatos à Mesa da Assembleia

O Senador Severiano Nunes pediu aos candidatos aos postos da Mesa da Assembleia que haja harmonia entre as diversas correntes.
Visualizar

Aristophano Antony ingressou na UDN

Comenta-se sobre a novidade política do dia: que o deputado Aristóphano Antony ingressou nos quadros do Partido da União Democrática Nacional.
Visualizar

Eleição da Mesa da Assembleia Legislativa

Ainda não chegaram em um acordo os udenistas com relação a Eleição da Mesa da Assembleia Legislativa.
Visualizar

A Reeleição de Leopoldo Neves

No Jornal A Gazeta comenta-se sobre a possível reeleição do então dr. Leopoldo Neves ao governo do Estado do Amazonas. Jornal A Gazeta, 05 de março de 1949.
Visualizar

Abdul Saiol de Sá Peixoto

Comentou-se nos meios políticos, sobre a possível nomeação à Procurador Fiscal da Fazenda Pública o dr. Abdul Saiol de Sá Peixoto.
Visualizar

A dívida da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa deve na praça de Manaus CR$ 200.000,00. Muitas firmas estão com dificuldades financeiras de recuperar seus créditos.
Visualizar

Operários do Serviço Rodoviário

Sob chuva e entrando pela noite, as vezes até as 24 horas é feito o pagamento dos Operários do Serviço Rodoviário.
Visualizar

Mário Jorge Couto Lopes

Com o falecimento de Huascar de Figueiredo seu cargo ficou vago. Então o dr. Mário Jorge Couto Lopes ocupou a vaga deixada pelo falecido. Jornal A Gazeta, 28 de fevereiro de 1949.
Visualizar

Manuel Severiano Nunes Chega no Avião da Panair

A vinda do Senador Manuel Severiano Nunes a Manaus pelo avião da Panair, tem o objetivo principal de acalmar os ânimos das diversas correntes existentes no partido.
Visualizar

Aeródromo de Ponta Pelada

A Panair está tomando providências para não serem interrompidos o tráfego de seus aviões em Ponta Pelada.
Visualizar

Promessas à Nossa Senhora das Graças

Por causa da eleição da mesa da Assembleia, os líderes da União Democrática Nacional - UDN - estão ficando bastante agitados. Até promessas à Nossa Senhora das Graças fala-se.
Visualizar

Menandro Tapajoz deixa o Governo

Na Coluna foi dito que Menandro Tapajoz deixou um saldo de quatro milhões de cruzeiros após sua saída do governo.
Visualizar

O Udenista Menandro Tapajoz

O Deputado Menandro Tapajoz pretende se reeleger para a presidência da Assembleia. A informação veio de um nome importante do partido.
Visualizar

O Regresso de Leopoldo Neves

A UDN foi metida numa sinuca de bico pela comissão organizadora dos festejos programados para a recepção ao governador Leopoldo Neves.
Visualizar

O Partido Social Progressista no Amazonas

Estão dizendo pela cidade que está havendo bastante interesse de diversas pessoas em ingressar no Partido Social Progressista.
Visualizar

O Bonde n.2 da Manaus Tramways

Está trafegando pela cidade, mesmo passando por dificuldades financeiras, o Bonde nº 2 da Manaus Tramways, todo reformado e com pintura nova.
Visualizar

Os festejos do Centenário de Manaus

A Firma Orofino, foi a empresa que fez o Obelisco em Comemoração do Centenário de Manaus. O Obelisco está localizado próximo ao Relógio Municipal no centro histórico de Manaus.
Visualizar

O Pobre Diabo das Colunas Pagas

O pobre diabo das colunas pagas e da volumosa pasta de couro cheia de produtos farmacêuticos revelou, afinal, a sua identidade, chama-se o Poggi de Figueiredo.
Visualizar

O Suposto Assalto à Imprensa Oficial

O dr. José Augusto Borborema em carta defendeu o senhor Mitridades Corrêa sobre o suposto assalto à Imprensa Oficial.
Visualizar

Não houve assalto à Imprensa Oficial

O suposto assalto que a Imprensa Oficial teria sofrido, segundo o periódico A Tarde, fora forjado pelo próprio diretor Mitridades Corrêa.
Visualizar

Reuniões dos líderes udenistas

Os líderes udenistas confabulam a toda hora, impedindo até o bom trabalho das repartições que funcionam no Palácio Rio Negro, Rio Branco e no Departamento de Educação.
Visualizar

O Cidadão e sua Função Pública

O cidadão não deve assumir posições vexatórias ao exercer funções públicas de destaque. Um exemplo seria comprar algo sem ter verba para isso.
Visualizar

Estreia do São Paulo Ballet no Teatro Amazonas

A principal casa de arte de Manaus, o Teatro Amazonas e um seleto público pode assistir a estreia do São Paulo Ballet em nossa cidade.
Visualizar

A Biblioteca Pública já abrigou a Assembleia Legislativa

Até agora, nem um móvel deu entrada na futura Sede do Legislativo Estadual e ninguém sabe explicar o que há de verdade sobre o assunto.
Visualizar

Secretário da União Democrática Nacional

O periódico A Tarde abordou a suposta renúncia do Deputado Júlio de Carvalho Filho ao cargo de Secretário da União Democrática Nacional.
Visualizar

As atitudes de Antóvila Mourão Vieira

Após ser eleito pela União Democrática Nacional, a UDN, Antóvila Mourão não mostra nenhum tipo de interesse pelos problemas do Amazonas.
Visualizar

Rua Marquês de Santa Cruz

A Prefeitura de Manaus deu início ao trabalho de recomposição do calçamento da rua Marquês de Santa Cruz que estava em péssimo estado.
Visualizar

As táticas do Deputado Antóvila Mourão Vieira

O Deputado Antóvila Mourão Vieira mudou sua tática e não utilizará a tática da intriga para se projetar no cenário político amazonense.
Visualizar

Chaves Ribeiro pode deixar a Prefeitura

Se comenta nos meios políticos, sobre a substituição do sr. Chaves Ribeiro pelo sr. Pedro Cordeiro de Melo na Prefeitura Municipal de Manaus.
Visualizar

Áureos tempos da borracha

É diário o então aumento do registro de casos de furto e assalto à propriedade em Manaus. Nos áureos tempos da borracha isto não ocorria. Jornal A Gazeta, 29 de janeiro de 1949.  
Visualizar

Turistas de São Paulo no Amazonas

A viagem à região Amazônica para sermos sinceros podemos oferecer uma coisa, as belas paisagens, os aspectos primitivos, as flores silvestres e o Teatro Amazonas e suas lindas pinturas.
Visualizar

O traçado da Ponte de São Raimundo

Dizem que que a ponte não resolve o problema da ligação com a cidade. Enquanto o leito das estradas estiverem em boas condições a dificuldade será menor.
Visualizar

Falta de Luz Elétrica em Manaus

As usinas de energia elétrica voltarão a sua normalidade de funcionamento e o motivo almejado para as desculpas desaparecerá com a claridade habitaual das boas escolhas.
Visualizar

Atlético Rio Negro Clube

Reunião da Assembleia Geral do Atlético Rio Negro Clube, realizada em seu esplendoroso salão dos espelhos, que estava repleto de sócios da agremiação desportiva.
Visualizar