Encontre todas os textos criados pelo ex-juiz, chefe de polícia e desembargador Anísio Jobim e que foram publicados em coluna assinada por ele no periódico O Jornal.

Companhia Editora Nacional-Hiléia Amazônica

Em seu Artigo, Anísio Jobim escreve sobre o lançamento da segunda edição em formato de coleção "Brasiliana" da obra de Gastão Cruls, Hiléia Amazônica, pela Companhia Editora Nacional.
Visualizar

Um século depois, de Anisio Jobim

Anísio Jobim escreve em seu artigo sobre o Primeiro Centenário de Elevação do Amazonas à Categoria de Província em 5 de setembro de 1850.
Visualizar

5 de setembro 1950, 1º Centenário da Província

Anísio Jobim em seu artigo fala da Comemoração do Primeiro Centenário da Criação da Província pela Lei 582, de 5 de setembro de 1850.
Visualizar

Primeiro Poeta Amazonense-Bento Aranha

Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, reconhecidamente o primeiro poeta amazonense. Quase toda sua produção foi perdida em um naufrágio.
Visualizar

Manoel da Gama Lobo D’almada

Veio para a Amazônia, ainda capitão, em 1770, deixando a Costa da África, onde se empenhara em vários reveses da guerra, à serviço de sua Nação, o velho Portugal heróico.
Visualizar

Instalação da Subcomissão Nacional do Folclore

O senhor Renato Almeida é a alma desse movimento de ressurreição das nossas tradições populares, acompanhado nessas atividades literárias por um grupo de escritores notáveis do Brasil.
Visualizar

Homenagem a Leopoldo Péres

O desaparecimento dessa grande figura representa, em verdade, um rude golpe para o Amazonas e para a cultura brasileira, em que conseguiu uma posição de relevo.
Visualizar

Estudo do S.G.E. sobre a Ocupação Holandesa no Brasil

O autor entra no assunto de seu trabalho fazendo ressaltar de logo a importância do tema e sua significação histórica, pois as duas batalhas dos montes Guararapes eleva o espírito nativista.
Visualizar

Reedição da obra de João Leda

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a reedição da obra "Vocabulário de Rui Barbosa" de autoria do filólogo e escritor João Leda.
Visualizar

IGHA Homenagea Deputado Vivaldo Lima

Não é preciso sair do estreito espaço dos salões claros do Instituto para verificar seu espírito animador, sua flama de benemerência, sua grande e luzente organização de lutador benemérito.
Visualizar

Obra sobre a figura de Caxias

Anísio Jobim fala sobre o recebimento do livro sobre a obra da figura de Caxias escrito pelo Diretor do Arquivo Público Nacional.
Visualizar

Anisio Jobim e suas impressões sobre salvador

Anísio Jobim e sua participação como representante do Amazonas na IX Reunião das Assembleias Gerais de Geografia e Estatística em Salvador.
Visualizar

Luis Alaysa Y Paz Soldan, Mi País

Anísio Jobim em seu artigo comenta sobre o livro de 490 páginas, com título "Mi Pais" escrito por Luis Alaysa Y Paz Soldan, geógrafo e historiador peruano grande conhecedor de seu país.
Visualizar

Prefeito Explica o Uso do termo Hiléia Selva

A terra é aprazível e boa, a bacia uma das maiores que possui o país vizinho. Terrenos incultos dormem ao abandono, quando se torna urgente modificar o sistema de trabalho.
Visualizar

Associação Comercial do Amazonas-ACA

Anisio Jobim fala sobre a Associação Comercial do Amazonas, da dedicação da mesma em defesa e amparo da borracha para o progresso do Amazonas.
Visualizar

Os vencimentos dos magistrados do Estado

Anisio Jobim em seu artigo apoia o aumento dos vencimentos dos magistrados do Estado, uma vez que o custo de vida está muito elevado.
Visualizar

A subida do rio Maú, de Anisio Jobim

O rio Maú é um afluente do tacutú, que forma o rio Branco. Ele vem da cordilheira, assinalando a fronteira brasileira britânica.
Visualizar

Os 32 anos de fundação do IGHA

O governador do Amazonas, Pedro de Alcântara Bacelar criou em 25 de março de 1917, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, que comemora 32 anos de fundação.
Visualizar

Homenagem a Huascar de Figueiredo

Anisio Jobim homenageia João Huascar de Figueiredo, confrade da Academia Amazonense de Letras que havia falecido há pouco tempo.
Visualizar

O naturalista Alfred Russel Wallace

O filósofo e naturalista Alfred Russel Wallace saiu da fria Inglaterra em busca das paragens do Amazonas, chegando ao Pará em 1848.
Visualizar

Adriano Augusto de Araújo Jorge

Adriano Augusto de Araújo Jorge é uma das figuras de mais acentuado relevo no meio cultural amazonense e na ciência médica.
Visualizar

Aspectos de São Paulo de Olivença

São Paulo (de Olivença) derivou da antiga povoação de São Paulo dos Cambebas, assim chamada por haver em outros tempos índios Cambebas.
Visualizar

O dia do Centenário-24 de outubro de 1948

Texto de Anisio Jobim "A alma amazônica rejubila-se no dia de hoje [...] data do centenário da elevação de sua capital à categoria de cidade."
Visualizar

Elevação de Manaus à categoria de cidade

Anísio Jobim faz homenagem ao Centenário da "Elevação da antiga Vila de Manaus à categoria de cidade, pela Lei 145 de 24 de outubro de 1848.
Visualizar

Tefé é uma das mais antigas cidades do Amazonas

Anisio Jobim, desembargador, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas -IGHA- escreve um breve histórico da cidade de Tefé.
Visualizar

O poeta Ramayana de Chevallier

Um dia, levado pela sua fantasia de poeta, com toques românticos, Ramayana de Chevallier, escreveu, No circo sem teto da Amazônia.
Visualizar

Adolfo Ducke, pequeno histórico

De acordo com Anisio Jobim, o sr. Adolfo Ducke "firmou o seu nome de egrégio naturalista com os estudos e pesquisas que empreendeu."
Visualizar

Homenagem a Nilo de Vasconcelos

Anisio Jobim faz homenagem ao Dr. Nilo Carneiro Leão de Vasconcelos, diretor e redator-chefe da Revista de Crítica Judiciária, falecido no Rio de Janeiro.
Visualizar

Gonçalo Pizarro e a 1ª Expedição ao Amazonas

Feliz Lusitania, artigo escrito por Anisio Jobim em sua Coluna no periódico o Jornal. Fala sobre as expedições que desceram o Amazonas de oeste para leste.
Visualizar

Antonio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto

Homenagem de Anisio Jobim, ao desembargador Antonio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, que foi Parlamentar, jurista e depois magistrado.
Visualizar

O percurso do Grande Rio Branco

Foi preciso a invasão de estrangeiros para que as autoridades mandassem a região ser povoada.
Visualizar

Manacapuru e os indios Muras

Em janeiro de 1911, com recomendação de amigos, Anisio Jobim embarcou para Manacapuru, onde ia exercer o cargo de Juiz Municipal de Termo.
Visualizar

Coronel Temistocles Brasil

Anisio Jobim fala sobre o Coronel Temistocles Brasil que empenhou trabalhos de demarcação das nossas fronteiras com a República da Colômbia.
Visualizar

Aspectos do município de Manicoré

Artigo escrito por Anisio Jobim e publicado no O Jornal em 08 de agosto de 1948, descreve suas impressões sobre o município de Manicoré.
Visualizar

O Nome Manaus em homenagem à tribo indígena

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a origem do nome da cidade de Manaus. Segundo Jobim, a escolha teria um sentimento nativista, evocando-se o nome da tribo forte e numerosa dos Manaós.
Visualizar

Geólogo e naturalista: Louis Agassiz

O geólogo e naturalista, Louis Agassiz, em sua obra Viagem pelo Brasil, fala a respeito das novas espécies de peixes amazônicos.
Visualizar

Alexandre Rodrigues Ferreira

Sobre o naturalista e filósofo, Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, nasceu na Bahia e foi estudar em Portugal e se dedicou ao estudo da Filosofia e da História Natural.
Visualizar

Charles Marie de La Condamine na Amazônia

Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 11 de julho de 1948, sobre Charles Marie De La Condamine, um dos sábios mais festejados na Europa.
Visualizar

Aspectos de Barreirinha

Guardo de Barreirinha uma lembrança vaga, apenas estive no porto dessa acanhada cidade uma hora, o tempo dos companheiros subirem o barranco para uma visita cordial a alguns moradores.
Visualizar

Cientista Theodor Koch-Gruñberg

De todos os cientistas que percorreram a Hiléia Amazônica merece especial referência o doutor Theodor Koch-Gruñberg que faleceu em Vista Alegre no Rio Branco em 8 de outubro de 1924.
Visualizar

O médico José Francisco de Araújo Lima

O médico especializado em doenças tropicais na Faculdade de Medicina de Paris, José Francisco de Araújo Lima, nasceu no Pará mas, passou grande parte de sua vida no Amazonas.
Visualizar

Aspectos históricos de Barcelos

A denominação Barcelos obedecia a Ordens Régias, de reescreverem os apelidos indígenas e os substituir por nomes portugueses.
Visualizar

João Barbosa Rodrigues

Artigo escrito por Anísio Jobim fala sobre o botânico João Barbosa Rodrigues. O Amazonas, llhe deve reais serviços, por uma série de extraordinárias de pesquisas.
Visualizar

Aspectos de São Gabriel

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre o município de São Gabriel, que foi uma antiga aldeia de indios bravios, difíceis de domar.
Visualizar

As viagens dos naturalistas ao Amazonas

Os estudos mais sérios sobre as Feições características da Planície Amazônica surgiram por causa das viagens dos naturalistas ao Amazonas.
Visualizar

Aspectos da cidade de Eirunepé

Anisio Jobim escreve sobre a origem do município de Eirunepé. Este importante município foi estabelecido no governo de Eduardo Ribeiro que lhe marcou os limites, indo até o Perú.
Visualizar

Agradecimento ao Desembargador Anisio Jobim

Artigo em agradecimento do povo Silvense ao desembargador Anisio Jobim pelo trabalho desenvolvido no município de Silves.
Visualizar

Campos do Puciarí e seus vastos campos férteis

Sobre os campos do Puciarí, que ficam situados entre o rio Madeira e o Purús, são pastagens naturais e constituem uma das melhores reservas para criação de gado.
Visualizar

A Cidade de Moura uma Cidade Morta

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a cidade de Moura, que desapareceu da organização político-social do Amazonas.
Visualizar

A grandeza da Planície Amazônica

A história geológica da planície amazônica descrita por Anisio Jobim. O que é verdade é que a bacia amazônica era de água doce e de água doce os seus fósseis, caiu por terra.
Visualizar

Aspectos do município de Lábrea

Anisio Jobim foi incumbido de realizar um inquérito judiciário em Lábrea. A viagem era longa, fadigante pelo Rio Purús que só conhecia por leituras.
Visualizar

Maués a pátria do Guaraná

Anisio Jobim escreve sobre a cidade de Maués, antes denominada Luséa. O nome não persistiu e ao ser elevada a vila é denominada Maués.
Visualizar

Rio Madeira: O Salto do Teotonio

"O salto do Teotonio", foi nomeado em homenagem ao bacharel Teotonio da Silva Gusmão, que apoiava a livre navegação no rio Madeira.
Visualizar

Da capital Manaus ao remoto Javari

As distâncias no Amazonas são astronômicas sem contar com os fatores que concorrem para fazer com que as viagens se tornem demoradas, obrigando até as embarcações a parar.
Visualizar

O balneário do Parque 10 de novembro

Anisio Jobim aborda sobre o Balneário do Parque 10 de Novembro onde destaca que o mesmo precisa de cuidados por parte dos governantes e público em geral.
Visualizar

Associação da Imprensa do Amazonas

A Associação da Imprensa do Amazonas precisa de fazer um grande movimento para obter recursos com que concluir a construção de seu prédio.
Visualizar

Grave Problema Convoca o Legislativo do Estado

Em estudo tão difícil, desta natureza, é de bom método indagar primeiramente se a Assembleia Legislativa do Estado tem poderes, tem a faculdade de interromper as leis da Câmara.
Visualizar

Exercer a Justiça como um sacerdócio

Anísio Jobim comenta sobre sua passagem pelo Tribunal de Justiça, o comportamento dos magistrados e o respeito que o mesmo tem pela justiça.
Visualizar

O falecimento do escritor Benjamin Lima

Anisio Jobim escreve sobre a perda que a Academia Amazonense de Letras e o Brasil tiveram com o falecimento do escritor Benjamim Lima.
Visualizar

Revista do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas

O Instituto Geográfico e Histórico (IGHA), mesmo passando por dificuldades financeiras, criou a Revista do IGHA, que seria o depositário de suas atividades culturais.
Visualizar