Thémis ou Dice?

Em 15 de julho de 2017 às 08:00, por Otoni Mesquita.

compartilhe

Filha de Urano e Gaia. Ela é Thémis, que migrou da mitologia grega e foi apropriada pelos romanos e rebatizada como Dice. Por seus efeitos e atributos lhe atribuíram o status de deusa, a Deusa da Justiça. Por aqui, não é a mais bela das musas, nem a mais clássica, apenas uma alegoria remota. Respaldada pela iconologia, sobretudo pelos elementos que carrega consigo, ou seja, a espada, venda e balança. Respeitada por sua posição privilegiada, não apenas pela altitude alcançada no patamar arquitetônico, mas pela relevância do significado da alegoria.

A nossa, está lá, na parte mais alta do Palácio de Justiça, acima dos balaústres. Por mais de um século reina a tal deusa, sentada em um trono, ainda que com ar patético e cabelos de Gorgona. Grande e pesada, permanece sentada decidida, no alto da construção. Na mão de direta, mais elevada segura o cabo de uma grande espada com a lâmina voltada para baixo. Sua mão esquerda pousa displicentemente sobre a coxa, segurando a balança que apoia no joelho esquerdo, comprometendo o equilíbrio do fiel.  Como resultado de sua postura, os pratos ficam desequilibrados, ficando o prato da direita em uma altura mais elevada, enquanto que o da esquerda, rés ao chão.

Será acaso ou a ausência da venda e o desequilíbrio da balança sejam indicativos propositais, uma crítica evidente do artista, dizendo que a justiça não é cega e tende para a direita. Será? Será o autor, o mesmo que realizou as seis Cariátides de sorriso enigmáticos, que parecem ironizar suas próprias presenças naquele lugar, com os seios expostos, instaladas nas bases dos arcos na entrada do salão do segundo piso da construção?

sobre o autor

Amazonense, artista visual e historiador da cidade. Gosta de literatura, música, cinema e fotografia. Não dirige, mora no centro da cidade. Nada no Nacional e anda pela cidade olhando e fotografando pequenas coisas.

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *