IDD lançará o livro “Crônica de Manaus” em março

Em 30 de agosto de 2016 às 10:55.

compartilhe

No dia 10 de março de 2017, às 10h, no auditório do Instituto Durango Duarte (IDD), situado na Rua Professor Samuel Benchimol – 477, Passeio do Mindu – Parque Dez de Novembro, será realizado o lançamento do livro Crônicas de Manaus. A obra traz a transcrição de 61 crônicas assinadas por Josué Claudio de Souza e publicadas no periódico O Jornal, empresa pertencente à família Archer Pinto.

Trata-se de um resgate histórico das publicações ocorridas desde o dia 22 de setembro até o dia 10 de dezembro de 1946, há exatos setenta anos. Cabe registrar que as “Crônicas de Manaus” precederam a “Crônica do Dia”, que tanto sucesso fazia quando Josué “pai” a lia, pontualmente às 12 horas, de segunda-feira a sábado, desde a data de inauguração da Rádio Difusora, no dia 24 de novembro de 1948. Não há presunção em dizer que a “Crônica de Manaus”, precursora da “Crônica do Dia”, pavimentou a candidatura vitoriosa de Josué a deputado estadual constituinte, na eleição ocorrida em 19 de janeiro de 1947, especialmente se considerarmos que sua publicação era estampada na primeira página do O Jornal.

Josué Claudio de Souza nasceu em Itajaí, Santa Catarina, mas foi em Manaus que escreveu as páginas mais preciosas da sua história como jornalista, político, empresário e pai de família.

Esta é a nona obra literária – entre autorais e transcritas – do nosso diretor presidente, senhor Durango Duarte, mas é a primeira edição sob o patrocínio exclusivo do IDD. São aproximadamente 140 páginas a homenagear um dos personagens mais marcantes da comunicação do Estado do Amazonas e a cumprir a missão do Instituto.

Comentários