Informação é tudo!

compartilhe

O conhecimento é o antídoto para os males que nos afligem nestes dias de conflitos e incertezas. O ser humano que não dispões de informações sobre a realidade que o cerca, em especial sobre o processo social e suas implicações políticas, está fadado a viver sua história de forma secundária e a tomar decisões equivocadas que se reverterão negativamente para a sua existência. O filósofo inglês Francis Bacon expressou de forma inequívoca a importância e a natureza política do saber: “O conhecimento também é poder”.

O Livro Informação é Tudo!, do pesquisador Durango Duarte, é uma evidência dessa assertiva. A obra é um painel ilustrativo do processo político regional, tendo como contexto o período democrático, iniciado em 1982 “com o restabelecimento das eleições diretas para os cargos executivos no País”. O mérito deste trabalho está exatamente em apresentar para os leitores, sobretudo aqueles que se interessam pela história política local, dados e informações indispensáveis para a compreensão da dinâmica e engrenagem das eleições.

Para demonstrar o seu compromisso com a veracidade das informações geradas sob a sua responsabilidade e a isenção com que trata o jogo entre as forças e personagens que se confrontam no processo eleitoral amazonense, o autor disponibiliza para os leitores os métodos, as regras e os procedimentos técnicos que enformam as pesquisas de opinião, Ilustra os interessados, ainda que de forma tópica, com informações históricas sobre a realidade política nacional e local, bem como os aspectos éticos e as dúvidas recorrentes sobre as pesquisas eleitorais.

O livro de Durango Duarte cumpre um papel pedagógico relevante, sobretudo porque desmistifica a ‘mágica’ dos números que envolvem as pesquisas e o comportamento dos eleitores, assim como os fatos e as circunstâncias que determinam a atitude e o ponto de vista dos cidadãos, Por tudo isso, Informação é tudo!… é um texto de leitura obrigatória para todos que se interessam pelo fenômeno político, indispensável para os jornalistas, estudiosos em geral, para os que sonham com a atividade política e, principalmente, para os cidadãos que têm compromisso com o aprimoramento das instituições políticas da nossa terra.

Ao apresentar aos leitores as regras e os artifícios do jogo pela conquista do poder, Duarte oferecer igualmente o antídoto e os instrumentos para a leitura crítica dos fatos que envolvem as disputas políticas, portanto, para a sua própria defesa. Tinha razão o sábio Aristóteles quando afirmou: “O homem de sabedoria sabe como deve comportar-se quando é exaltado e quando é humilhado”.

Leia o livro nas seguintes plataformas:

 Google Books

 SlideShare

 PDF

Capa do livro Informação é tudo! Eleições 2004 Manaus


Informação é tudo! Durango Duarte

Informações técnicas


Autor: Durango Duarte

Título: Informação é Tudo. Pesquisas – Eleição 2004 – Manaus

Páginas: 120

Ano: 2005

Evento de lançamento


O livro  Informação é tudo! foi lançado em abril de 2005 em uma noite de autógrafos no Amazonas Shopping.

sobre o autor

Informação é tudo! Durango Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *