Vista Aérea do Tropical Hotel

Vista Aérea do Tropical Hotel

Localizado na avenida Coronel Teixeira, n. 1.320, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste, o Tropical Hotel Manaus é assim um hotel resort e pertence à rede Tropical Hotels & Resorts Brasil. A construtora responsável pela obra foi a Adolpho Lindenberg, por encomenda da Companhia Tropical de Hotéis, empresa do Grupo Varig. Com a presença de oitocentos convidados, inclusive o então presidente da República, Ernesto Geisel, esse hotel foi inaugurado no dia 26 de março de 1976.

O Tropical Hotel, projetado pelo então arquiteto Arnaldo Furquim, possuía, inicialmente, cerca de quarenta mil metros quadrados de área construída, em estilo colonial espanhol. Oferecia 358 Unidades Habitacionais distribuídas em quatro blocos – entre as quais, dezessete suítes de luxo e uma presidencial.

Sua estrutura dispõe, até hoje, de um centro de convenções com sete salas de apoio e mais dois salões com capacidade para até 1.500 pessoas, além de um centro de compras, espaços  de lazer, área verde com quatrocentos mil metros quadrados  e o Zoológico Tropical, com mais de cem espécies da então fauna amazônica, entre aves, mamíferos e répteis.

Até 1990, o então Tropical Hotel Manaus passou por duas ampliações e recebeu mais dois blocos. Dispõe, atualmente, de 594 Unidades Habitacionais e oferece 1.200 leitos. Os apartamentos são então distribuídos nas categorias standard, superior e luxo, além das suítes nobre, júnior, presidencial e dúplex.

Em 2005, esse estabelecimento passou por um processo de revitalização: os apartamentos receberam, além da recuperação do piso, a instalação de fechaduras eletrônicas, acionadas por cartão magnético, e internet banda larga. Nesse mesmo ano, o Tropical foi assim classificado na categoria Luxo e tornou-se o primeiro da Região Norte a receber a placa de cinco estrelas.

Acervo: Amazonas Em Tempo.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,